Saindo do desejo para a satisfação do desejo de servir.

:: Pr. Eliézer Abreu

Sem dúvidas, se dedicar as praticas espirituais (orar, ler e meditar na Palavra) é a maneira mais simples e genuína de viver próximo do amor de Deus.
Mas, algumas dúvidas ainda rodeiam a mente do cristão:
Será que isso é suficiente?
Está certo não fazer nada ou quase nada pelo Reino?
E assim, encontramos cristãos se sentindo culpados ou frustrados por não “fazer nada” na Igreja.
Esse assunto não é polêmico, mas gera calorosas discursões necessárias, dentre elas a que mais tem sido centro de boas conversas é a seguinte:
"É possível conciliar uma vida dedicada à Igreja com a rotina de trabalho, família e amigos?"
Muitas pessoas passam a vida inteira frequentando igrejas, mas sem realmente entender de que maneira elas podem viver seu cotidiano sem anular o desejo ardente em seus corações de servir o Reino.
Cremos que podemos sim, construir nossos sonhos sem deixar de realizar os sonhos de Deus para nossa vida.
Cremos que a maneira mais simples de não fazer essas duas áreas importantes duelarem por sua atenção é fazer três perguntas par você mesmo;
1. O que eu quero fazer?
2. Tenho um mínimo de habilidade para satisfazer meu desejo?
3. Eu posso agora satisfazer esse meu desejo de servir?
O que se pretende com essas perguntas é fazer com que você avalie seu desejo, sua habilidade e sua disponibilidade.
1. O que eu quero fazer?
O que arde em seu coração hoje quando se trata de servir ao reino?
Pode ser que você deseja ajudar na área de artes da igreja. Por exemplo: criar posts para redes sociais.
Então você já sabe o que deseja fazer.
Agora você vai para a segunda pergunta:
2. Tenho um mínimo de habilidade para satisfazer meu desejo?
Aqui você vai avaliar se você tem conhecimento, habilidade e inspiração suficiente para usar um programa de edição gráfica para criar artes que encante e transmita a mensagem com clareza ao seguidores da igreja.
Depois de responder positivamente as duas primeiras perguntas você vai para a terceira.
3. Eu posso agora satisfazer esse meu desejo de servir?
Ou seja: eu tenho a disponibilidade necessária para assumir essa área da igreja?  Tenho como ajustar minha agenda de maneira a atender as minhas demandas e as demandas que o ministério necessita?
Muitas vezes queremos muito nos envolver em ministério e temos as habilidade mínimas necessárias, mas não temos como satisfazer a demanda.  Outras vezes temos tempo disponível, mas não temos as habilidades mínimas necessárias.
Precisamos fazer com que essas duas coisas - habilidades e disponibilidade - apoiem nosso desejo de servir em uma área da igreja.
Todas essas duas coisas só dependem de você.
Desenvolva suas habilidade e ajuste sua agenda e você sentirá no coração a alegria indivisível de "servir ao Senhor com alegria" (Salmo 100.2)
Salomão com sabedoria orientou:
"O que as suas mãos tiverem que fazer,
que o façam com toda a sua força,
pois na sepultura, para onde você vai,
não há atividade nem planejamento,
não há conhecimento nem sabedoria."
(Eclesiastes 9.10).

Deus te abençoe!