Recepção e Acolhimento
Antes do pastor começar a pregar, o convidado já tomou a decisão de ficar ou não.
.
O crescimento constante da igreja é o resultado de membros convidando amigos, estes amigos tendo uma experiência positiva na igreja, que gera uma reputação que se espalha de boca em boca.
.
A maioria das pessoas visita uma igreja várias vezes antes de tomar a decisão de chamá-la de família.
.
A parte mais desafiadora de receber convidados é que eles podem entrar e sair sem que ninguém saiba que estiveram lá.
.
Para algumas convidados, esse comportamento é meio que natural. Alguns querem se sentir confiantes de que a igreja é adequada antes de interagir com os membros, por isso fazem todo o possível para passarem desapercebidos, porém para uma grande maioria, não ser percebido momento algum, é recebido por eles como: "Vocês não me querem aqui?".
.
Alguém já disse que um visitante tomará uma decisão sobre a igreja muito antes do pastor começar a pregar, na verdade desde que se informou do endereço da igreja e deu uma olhada no Maps.
.
Se isso é uma verdade, o que o visitante está avaliando enquanto "flerta" com a igreja?
.
1. Fácil localização
Isso deveria ser visto, antes da implantação da igreja, mas em alguns casos, o progresso da cidade e do bairro, podem ter provocado o isolamento da igreja, tornando o acesso ao prédio da igreja uma tarefa com certo grau de dificuldade e stress.
Mas é possível amenizar esse fator, deixando disponível no site e nas redes socias da uma rota clara e fácil para os convidados chegarem até às instalações da igreja.
.
2. Boa sinalização
Ao chegar ao prédio da igreja, certifique-se que o convidado vai encontrar com facilidade tudo o que ele for precisar para participar da experiência da adoração, bem como: placas que ajudem o visitante a encontrar onde estacionar, onde deixar as crianças e onde fica o acesso ao local da celebração.
.
Quanto mais fácil for para um visitante encontrar o que procura sem fazer perguntas, melhor será a primeira impressão da igreja.
.
3. Interações Amigáveis
Precisamos ser estratégicos e pensar em quem será(ão) a(s) primeira(s) pessoa(s) com quem um visitante irá interagir ao entrar na igreja.
Os voluntários de estacionamento e da recepção precisam ser amigáveis e treinadas para receber bem, mas não autoritárias.
.
O voluntário da recepção deve pensar com carinho, ao lado de que membro ele vai colocar o visitante. O visitante precisa estar ao lado de membros que são sorridentes, prestativos e que sempre demonstram expectativa no culto.
Mais um ponto importante é que devemos usar a discrição, porque algumas pessoas gostam de ser reconhecidas como novas e outras, ao contrário, querem se misturar com a multidão enquanto avaliam o ambiente.
.
Temos que evitar táticas de interação agressivas.
O objetivo é ser amigável, mas não arrogante.
Uma experiência desagradável provavelmente afastará o visitante.
.
4. Instalações limpas e convidativas
A maioria de nós está tão familiarizada com o ambiente, que acabamos nos tornando cegos para questões gritantes.
.
A zeladoria, a recepção e os membros da igreja de um modo geral, devem sempre entrar na igreja, com uma olhar avaliativo, porém não acusativo.
.
Devemos nos perguntar: Quão convidativa é a nossa instalação? Está limpo e organizado ou tem teias e marcas nas paredes, portas e janelas de vidro? Há detritos nos vasos de flores ou pelo cantos? E outras perguntas como essas.
.
Todos esses detalhes sutis deixam uma impressão no visitante e contam uma história sobre a cultura e as prioridades da igreja.
.
A equipe de recepção precisa se responsabilizar por identificar as áreas que precisam de atenção nesse quesito e trabalhar com a liderança para melhorar a aparência das instalações.
.
5. Comunicação Sem Importunação
Uma das coisas mais terríveis, seja para membros ou para visitantes, são os intermináveis anúncios e por longo tempo.
Precisamos sim comunicar e informar o que acontece na igreja e, o que as pessoas precisam fazer para participar. Para isso precisamos dos anúncios.
.
E como podemos otimizar o momento de anúncios?
a) atividades para grupos específicos, que não envolve toda igreja, deve circular dentro dos grupos, evitando que sejam apresentadas no momento da celebração desnecessariamente.
b) podemos colocar em local específico banners ou folders como informações gerais das redes, horários de reuniões, bem como os horários de celebrações;
c) disponibilizar um QRcode para o visitante possa acessar: a agenda da semana da igreja, como contribuir e outros;
d) disponibilizar folders e Qrcode, atrás dos bancos ou cadeiras da igreja, bem como envelope e dados para contribuição;
e) e outras formas criativas.
.
6. Acesso ao "Jeitão" da Igreja
Os visitantes precisam acessar de maneira fácil informações sobre a dia-a-dia da igreja. O que fazemos, quando e quem pode participar. O nosso "jeito" de ser.
.
Essas sãos algumas das perguntas que eles normalmente fazem:
.
a) Quais os tipos de atividades e programas disponíveis para ele e sua família.
Os pais querem programas para seus filho. Informe os visitantes sobre as várias maneiras pelas quais a igreja apoia as famílias e os ministérios específicos para cada faixa etária.
.
b) De que maneira eu posso ajudar? Que oportunidades de voluntariado existem para mim?
As pessoas anseiam por envolvimento. Temos que ajudar os visitantes na transição para novos membros e informando-os sobre todas as oportunidades de voluntariado disponíveis que eles podem ser envolver antes de se tornarem membros.
.
c) Que tipos opções de discipulado existem para o meu crescimento espiritual?
As pessoas vão à igreja não só para se conectar com outros pessoas. Se procuraram uma igreja, é porque há um anseio em desenvolver sua caminhada cristã.
Temos que deixar bem claro para eles que temos encontros para o crescimento espiritual: treinamentos, encontros das redes, células, ebd, pastorais e o que mais estivermos oferecendo.
.
d) Quais são os passos para se tornar um novo membro?
Temos um processo para se tornar membro, porém precisamos ajudar a cada visitante a acessar a informação, como iniciar esse processo e possam fazer a transição facilmente para o status de membro.
.
Precisamos tornar todas essas informações fáceis de acessar e entender a cada visitante.
.
O importante é sabermos que o crescimento da igreja ocorre quando os visitantes fazem a transição para se tornarem membros e a última coisa que queremos é assustá-los ou constrangê-los, afastando-os.
.
A melhor maneira de enterdemos o quão importante é tudo o que foi exposto acima, é cada um de nós reservarmos um tempo para refletir na experiência de um visitante em um local novo para ele, a fim de ajudá-lo na transição de visitante para membro.
.
Se você não nasceu dentro da igreja, com certeza você lembra da sua experiência de quando era visitante até você se tornar membro de uma igreja.
.
Como o Apóstolo Paulo alertou aos crentes em Jerusalém: "julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus" (Atos 15.19).
.
Deus te abençoe!
Do seu pastor, |
.
Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil
(22) 27318425
campos@ibatitude.com