3 chaves básicas para um MR (Ministério de Recepção) eficaz

Recepção e Acolhimento

Em seu livro,  Igreja com Propósitos, Rick Warren diz “...já que a igreja é um organismo vivo, é natural que ela cresça se for saudável… Se uma igreja não está crescendo, ela está morrendo...”.
Buscar o crescimento, apenas para ser vista com grande, não é crescimento saudável.  Também não crescer para parecer mais "santa e acolhedora", também não é saudável.
Não estamos aqui como igreja para parecermos ser igreja, estamos aqui para #SerIgreja.
Mas me responda uma pergunta: Será que alguém se beneficiaria de uma instituição que está estagnada?
Creio que não, haja vista que a igreja é a instituição por meio do qual pessoas são desenvolvidas para serem usadas por Deus com seus dons, talentos e paixões.
Estamos todos em uma jornada missional e a igreja existe para promover o nosso desenvolvimento como cristãos e nos apoiar em nosso chamado único.
Por isso que igrejas de todos os tamanhos estão lutando para trazer membros de volta à igreja (pós-pandemia) e aumentar seu número de membros. As igrejas se esforçam para crescer por causa da Grande Comissão:
“Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a seguir tudo o que eu vos ordenei; e eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos” Mateus 28.19-20.
O crescimento não acontece por acaso, mas requer visão, planejamento e estratégia.
É aqui que o Ministério de Recepção tem um papel importante e precisa ser estratégico.
3 chaves básicas para um MR (Ministério de Recepção) eficaz que contribui intencionalmente para o crescimento da igreja.
1. Contribua para uma atmosfera convidativa
As pessoas são naturalmente atraídas para um ambiente "esteticamente" atraente.
As pessoas gostam de compartilhar de onde cultuam, portanto, é importante fornecer um ambiente confortável, limpo e organizado.
Prestar atenção a coisas como banheiros limpos e abastecidos, superfícies de vidro limpas, pisos, carpetes, bancos limpos diz muito sobre a gente e ajuda muito a criar uma atmosfera confortável tanto para membros, como para os convidados.
2. Contribua para uma experiência acolhedora
Não há coisa mais embaraçosa para um convidado do que ser ignorado ou ter atenção exagerada.  Rsss.  Já dizia o ditado: "tudo demais enjoa."
Todo mundo quer ser cumprimentado, mas nem todo mundo se sente confortável sendo inundado com atenção em demasia.
Tente lembrar que, na lógica, a maioria das pessoas que visita uma igreja está procurando por:
a) contato com Deus.  Experiência religiosa;
b) eles podem estar explorando a fé cristã pela primeira vez;
c) ou verificando se a  cultura da igreja é adequada para o que eles procuram.
Independentemente da motivação, é importante tornar a experiência o mais positiva e equilibrada possível.
Há uma linha tênue entre criar uma experiência acolhedora e uma estranha.
3. E não se esqueça que você também adora.
É estranho para um visitante entrar numa igreja e ver a equipe de recepção meio que desconectada, batendo papo como se estivesse passando tempo.  Evite conversas que te distraiam.  Não é hora de conversar sob política ou futebol, ou qualquer outra assunto alheio a celebração, mesmo que você esteja servindo no estacionamento bem distante do local de adoração.
É preciso foco nas pessoas e mas também na celebração.
Deixe o visitante perceber que você tem duas preocupações:
a) recebê-lo bem, alocando-o em um lugar adequado para ele se conectar com a celebração;
b) deixe ele perceber que você está feliz e conectado.  Sorria, cante, levante as mãos.  Se o visitante se virar para olhar para você, que ele o veja, ou conduzindo uma pessoa ao seu lugar, ou te veja celebrando, recebendo a ministração, se conectando como ele.
Não fique tão envolvido em conectar as pessoas com Senhor a ponto de você mesmo se esquecer de conectar com Ele.
Só damos aquilo que temos.

Deus te abençoe!

Do seu pastor,