Dinheiro: Medindo o Coração.

Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 05/02/2023

Jesus, ao dizer onde está o teu tesouro aí está também o teu coração (Mt 6.21), diz-nos que aquilo que fazemos com o nosso dinheiro é a medida do nosso coração.
Qual deve ser nossa atitude para com o dinheiro?
Bem, a Escritura tem muitas coisas a dizer sobre isso.
Em primeiro lugar,
não devemos pensar que ter dinheiro é errado em si mesmo.
Provérbios 8.17.21 diz que Deus disse:
"17 Amo os que me amam, e quem me procura me encontra.
18 Comigo estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras.
19 Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida.
20 Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça,
21 concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros.

Então, a Bíblia não defende a atitude de que o dinheiro é errado.
Não é errado ter dinheiro.
Em segundo lugar,
a Bíblia diz que não devemos imaginar que temos riquezas porque as conseguimos com nossas forças.
Na verdade, em Deuteronômio diz no capítulo 8.17 diz:
"Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza".

Então, evite essas duas atitudes erradas com relação ao dinheiro: a primeira seria pensarmos que tê-lo é errado em si mesmo e, em segundo lugar, não devemos pensar que, se o temos, conseguimos tudo com nossa própria capacidade, à parte da providência de Deus.
Em terceiro lugar,
as Escrituras nos ensina que não devemos nos apegar às riquezas.
O Deus que dá é o mesmo que tira.
Pode haver momentos em que Deus o tire de nós. Isso certamente aconteceu com Jó. Isso aconteceu até com os Apóstolos, e Pedro diz em Mateus 19.27-30, “Abandonamos tudo e te seguimos.”
Em quarto lugar,
as Escrituras também nos diz que não devemos buscar riquezas.
Devemos buscar o Reino, diz Mateus 6.33, e deixe Deus adicionar o resto.
Portanto, evite essas quatro atitudes erradas em relação ao dinheiro: não é errado tê-lo; não devemos pensar que, se o temos, o conquistamos com nossa capacidade; não devemos nos apegar a ele; não devemos procurá-lo.
Como ressaltei no início, Jesus, ao dizer onde está o teu tesouro aí está também o teu coração (Mt 6.21), Ele está nos dizendo que aquilo que fazemos com o nosso dinheiro é a medida do nosso coração.
O dinheiro mede a intensidade do nosso relacionamento.  Se invisto pouco no Reino, mina intensão por ele é pequeno, mas se invisto muito no Reino, minhas intensões também são grandes.
O quanto você tem colocado o seu coração no Reino?

Reflita!  Do seu pastor,

.Viva - Ame - Sirva