Pr. Eliezer Abreu
Publicado em 06/02/2024
...pela manhã te apresento a minha oração,
e vigio. - salmo 5.3
.
.
Jejuar é desafiador. Parece muito mais fácil no conceito do que na prática. Ele não é tão simples pois o mundo, a nossa carne e o diabo conspiram para introduzir todo tipo de complicações que impedem que isso aconteça.
.
Para ajudá-lo a fazer o jejum, aqui estão alguns conselhos simples.
.
1. Se decidir fazer um jejum de alimentos, planeje o que fará em substituição à alimentação.
O jejum não é apenas um ato deautoprivação, mas uma prática espiritual que busca um maior envolvimento com Deus. Isso significa que devemos planejar atividades para ocupar o tempo normalmente dedicado às refeições. Passamos uma parte considerável do dia comendo ou pensando em comida. Uma parcela importante do jejum é o tempo que ele libera para oração, meditação na Palavra de Deus ou atos de amor ao próximo.
Antes de iniciar o jejum, faça um plano simples. Relacione-o ao propósito do seu jejum. Cada jejum deve ter um objetivo espiritual claro. Identifique qual é e estabeleça uma atividade para substituir o período das refeições.
.
.
2. Jejue de algo além de comida.
Uma prática popular e contemporânea é fazer um jejum digital (por exemplo, pausar o uso de redes sociais, serviços de TV/streaming, etc.). Quem pratica esse tipo de jejum percebe o quanto de tempo é desperdiçado com tecnologia de forma passiva e deseja redirecionar ativamente esse tempo para fortalecer seu relacionamento com Deus. Paulo menciona sobre casais que se abstêm do sexo “por um tempo limitado, para que possam se dedicar à oração” (1ª Coríntios 7.5).
.
.
3. Considere como seu jejum afetará outras pessoas.
Jejuar não é uma desculpa para negligenciar o amor. Seria lamentável se nossa dedicação a Deus implicasse em descuidar das pessoas ao nosso redor. Amar a Deus e ao próximo são ações complementares. Um jejum adequado combina preocupação horizontal com vertical. Idealmente, as pessoas deveriam se sentir mais amadas e cuidadas quando estamos jejuando.
.
Assim, ao planejar seu jejum, pense em como isso impactará os outros. Se você tem o hábito de almoçar com colegas ou jantar com a família, considere como sua abstinência os afetará e informe-os com antecedência, em vez de simplesmente faltar ou avisar de última hora.
.
Se o jejum envolver abster-se de outras atividades, como ir ao cinema, jogar online, andar de bicicleta ou qualquer atividade comunitária, converse com seus amigos e familiares sobre a importância dessa prática para você, e explique por quanto tempo estará jejuando. O importante é gerar empatia pela prática do jejum, não repulsa.
.
.
Lembre-se, o tipo de jejum escolhido é menos importante do que a atitude e o desejo sincero de buscar a Deus e Sua orientação. Independente do jejum, dedique-se a buscar a Deus. Reserve um tempo para estar com Ele, orando, adorando e lendo a Bíblia. Tudo o mais é secundário. Deus é a prioridade.
.
.
Com Carinho,
do seu pastor,
:: Eliézer Abreu |
.
Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil
(22) 27318425
campos@ibatitude.com