O SEGREDO DO REFÚGIO

DIA 05 - Sexta
Publicado em 22/02/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 7
O SEGREDO DO REFÚGIO

Há um lugar de refugio para as tempestades da vida. As tempestades nos atingirão inevitavelmente neste plano terreno, mas há um lugar para nos escondermos. Naturalmente, estou me referindo ao lugar secreto:

“Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no [lugar secreto de] seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo” (Salmo 27.5).

“No abrigo [lugar secreto] da tua presença os escondes das intrigas dos homens; na tua habitação os proteges das línguas acusadoras” (Sl 31.20). Há um lugar onde Deus esconde os seus amados — no santuário de sua presença. O dicionário Webster define santuário como “um lugar de refúgio; abrigo; portanto, de imunidade”. A morada de Deus é um santuário para o soldado cansado da guerra, um lugar de imunidade contra as caçadas do inimigo.

Davi escreveu: “Em ti, Senhor, me refugio; nunca permitas que eu seja humilhado; livra-me pela tua justiça” (Sl 31.1). O título do Salmo 63 diz: “Salmo de Davi, quando ele estava no deserto de Judá”. Então, minha pergunta é: como Davi pôde escrever sobre procurar Deus no santuário, quando estava fugindo para manter-se a salvo do rei Saul? Ele estava totalmente isolado, era um fugitivo político escondendo-se no deserto — e permaneceu lá por vários anos! Ele não tinha acesso ao santuário onde ficava a arca, portanto, obviamente não estava falando daquele santuário. Qualquer tentativa que fizesse para se aproximar daquele santuário lhe custaria a vida.

Então, que santuário Davi encontrou? Acredito que ele se referia a sua vida secreta com Deus. Apesar de não poder adorar diante da arca, ele descobriu o lugar secreto como sendo um abrigo do redemoinho de emoções e problemas que bombardeavam constantemente a sua alma. Lugar onde poderia dar vazão aos seus pensamentos ansiosos; ser renovado no amor de Deus à medida que contemplasse sua beleza; aquietar-se com a garantia da proteção de seu Pai celeste; ser curado das feridas causadas pela rejeição; ser revigorado para a jornada; sentir-se a salvo.

O lugar secreto pode ser comparado ao olho do furacão. Enquanto tudo está caindo sobre nossa cabeça, encontramos um santuário interno de descanso e paz. Há algo de paradoxal nisso, porque estamos experimentando, ao mesmo tempo, tormento e paz. Quando nos retiramos para o lugar secreto, a tempestade não para. Na verdade, às vezes, parece que quando nos refugiamos no Senhor em busca de ajuda a tempestade aumenta de intensidade!
Muitos cristãos ficam revoltados com o fato de que quando começam a se dedicar ao lugar secreto, a batalha em suas vidas aumenta. Em vez de encontrar refugio, eles se deparam com turbulência. Este assunto costuma ser mistificado por muitas pessoas e, portanto, merece algum comentário.

Ao mesmo tempo em que o lugar de oração é um lugar de imunidade, também é um dos lugares favoritos de Satanás para atacar o cristão. Quando tentava destruir Daniel, o único motivo que encontrou que poderia favorecê-lo no ataque foi a vida de oração dele. Portanto, Satanás o atacou em seu lugar de oração. E a única forma que Judas achou para entregar Jesus ao chefe dos sacerdotes foi traindo-o no lugar de oração.

Dessa forma, o lugar secreto é tanto um lugar de santuário como também de ataques estratégicos do inimigo. A garantia do crente, entretanto, é que quando ele é atacado no lugar de oração, o Pai está exercendo sua jurisdição soberana em relação à situação inteira. Nada poderá acontecer-lhe no lugar secreto que Deus não permita, especificamente, para seus mais altos propósitos.

Você estará totalmente imune em relação a qualquer coisa que esteja fora da vontade de Deus.

O Salmo 91 trata da tensão entre segurança e turbulência. O salmo começa com uma poderosa promessa: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso”. Então, nós deduzimos: “Ótimo! Nada poderá nos atingir lá!”.

Mas o restante do Salmo parece contradizer esse pensamento. O versículo 3 fala de ser pego no laço do caçador e contaminado por veneno mortal. O fato de Deus nos livrar dessas coisas não nega a realidade da dor da experiência quando, a princípio, somos pegos em sua esfera de ação. O Salmo também descreve o pavor da noite, as setas que voam de dia, a peste que se move sorrateira nas trevas e a praga que devasta ao meio-dia.

O versículo 15 aponta para um grande problema pessoal — o conforto é que o Senhor estará presente no momento da adversidade e trará livramento. Mas, às vezes, esperar por Deus até o livramento chegar pode ser agonizante.

Conforme mencionei, alguns cristãos ficam inconformados com o aumento da batalha quando se dedicam ao lugar secreto. Mas o salmista diz em Salmos 91.7: “Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá”. Aqueles que estão ao seu lado são os seus guerreiros amigos. Eles se ofenderam pelo fato de Deus permitir tal calamidade em suas vidas depois de terem sido tão fiéis.

Ainda que mil de seus companheiros caiam por causa da calamidade e nunca descubram o poder de ressurreição de Deus — mas levem as promessas dele para o túmulo isso não acontecerá com você. Mesmo que dez mil de seus irmãos não sejam libertos, Cristo será o seu libertador.

O Salmo 91 deve ser visto como direcionado não a todos os cristãos, mas a um tipo muito específico de cristão: Aquele que persevera no lugar secreto do Todo-poderoso. Milhares de cristãos podem cair por isso ou aquilo, mas nada o atingirá porque você aprendeu a perseverar.

Quanto mais aumentarmos nossa intimidade com Deus, mais real será a batalha que encontraremos pela frente. Francis Frangipane descreveu isso com a seguinte frase: “Novos patamares, novos demônios”.

À medida que o ataque aumenta, nosso grito se intensifica: “Esconda-me!”. Enquanto o corpo e a alma estiverem sendo afligidos com o aumento do assédio e do abuso do inimigo, o espírito estará encontrando um lugar de grande proteção, descanso e intimidade sob a sombra do Todo-poderoso (veja 2 Coríntios 4.8-11). O Espírito Santo nos leva a um lugar de grande paz e conforto espiritual que só inflama a nossa alma com uma paixão ainda maior por Jesus - e isso, por sua vez, faz aumentar a ira de nossos atormentadores.

Que você possa ter a graça de tomar sua decisão agora, meu amigo: perder sua vida e buscar o lugar secreto do Altíssimo. Este é o caminho da cruz. A cruz é onde sofremos grandes ataques, mas mesmo assim não existe lugar mais seguro no Universo para se estar.

Oh, como desejo direcionar o seu coração para este lugar de refúgio! Sua mente está confusa? Corra para o Senhor. Refúgio é um lugar para onde você vai. Um refúgio não é erigido automaticamente ao seu redor; você tem que procurá-lo e correr para o abrigo a fim de encontrar um porto seguro.

A Escritura diz: “Para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta” (Hb 6.18). Se Deus é seu refugio, você deve se refugiar nele. O clamor correto deve ser: “Oh, Senhor, estou prestes a ser consumido - me refugio em ti!  Esconda-me!”.

Peço-te que sejas a minha rocha de refúgio, para onde eu sempre possa ir; dá ordem para que me libertem, pois és a minha rocha e a minha fortaleza. - Salmos 71.3

Obrigado, Senhor, pelo presente do lugar secreto!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.