OS SEGREDOS DO TEMPO E DOS RETIROS

DIA 12 - Sexta
Publicado em 01/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 16
O SEGREDO DO TEMPO

Um amigo me disse recentemente: “O lugar secreto foi o ponto de maior frustração e ataque em minha caminhada pessoal”. Eu sei que ele não está sozinho. Visto que o lugar secreto contém as chaves para a autêntica superação do Reino, o inimigo fará com que os mais fortes ataques sejam direcionados a este importante ponto da vida de um cristão.

Nosso inimigo fará tudo para reduzir a quantidade de tempo que dedicamos ao lugar secreto com Deus. Ele irá importunar, distrair, assediar, incitar, oprimir, seduzir, cansar, mentir, intimidar — custe o que custar. Não se engane, quando você se dedica a conhecer a Deus, parece que o inferno inteiro se levanta contra você.

O potencial integral do lugar secreto com Deus requer um elemento predominantemente importante: tempo. Bastante tempo. Quanto mais tempo exclusivo você dedica a ele, mais significativo o relacionamento se torna. O princípio de 2Coríntios 9.6 se aplica, efetivamente, aqui: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente”. Quanto mais tempo você semear no lugar secreto, mais liberalidade usufruirá.

Há um limiar a ser cruzado em termos de descobrir a plena alegria do lugar secreto. Até você encontrar o limiar, terá a convicção de que está consistentemente se forçando a entrar no lugar secreto, como se fosse um fardo e não um prazer. Mas quando cruza o limiar, o lugar secreto torna-se um lugar de deleite que você priorizará com satisfação em relação às outras tarefas concorrentes.

Mas como encontramos esse limiar? Ao passarmos bastante tempo no lugar secreto. Nunca considero o tempo investido no lugar secreto como desperdiçado; e ainda que fosse, ficaria feliz em desperdiçá-lo com o meu Senhor! Mesmo quando sentimos que estamos perdendo nosso tempo espiritualmente, cada hora investida é como uma gota d’água enchendo o cálice. Um dia a última gota fará o cálice transbordar e o Senhor nos conduzirá através do limiar para outra dimensão de deleite e intimidade. Mas nunca conquistaremos isso sem investirmos tempo.

Outro amigo me disse que se sentia culpado por não passar tempo suficiente com Deus. Esse é um sentimento comum, porém, muito mal direcionado. Os sentimentos de culpa nunca motivarão ninguém a passar mais tempo com Deus; na verdade, eles desmotivarão você e farão com que se sinta um fracassado. A culpa tem o potencial de extinguir totalmente qualquer chama, ainda que pequena, que possa haver dentro de qualquer pessoa.

A culpa é sempre fundamentada nas mentiras de Satanás. Satanás deseja que acreditemos que Deus está chateado conosco, por não estarmos cumprindo a cota diária de tempo com Ele. Satanás milita contra a verdade da Palavra, a qual declara que a nossa aceitação por parte de Deus procede unicamente de nossa fé em Jesus Cristo.

Deus não fica nem um pouco impressionado com o seu desempenho, ao contrário, fica profundamente impressionado com o desempenho de Jesus Cristo. Quando você deposita uma fé pura em Jesus, o registro de desempenho dele é creditado a você. A fé em Cristo libera o coração do Pai para você. Quando você crê em seu Filho amado, o coração do Pai explode em afirmação, aceitação e deleite - de forma totalmente independente da
sua diligência ou da falta dela.

Deus é o seu maior fã. Como seu Pai celeste, está constantemente persuadindo você a avançar em direção às alturas da vitória espiritual.
Quando você negligencia o lugar secreto, Ele não fica desapontado com você, mas desapontado por você. Ele vê as riquezas espirituais disponíveis e seu coração fica partido ao observá-lo desviando-se delas. Ele deseja que compartilhe o melhor do céu e olha com tristeza quando você se priva espiritualmente.

Alguém me disse recentemente: “A maior mentira com a qual Satanás me ataca é: ‘Você merece uma folga hoje!’”. Algumas mentiras de Satanás são tão estúpidas que chegam a ser, literalmente, ridículas. Como se tempo fora do lugar secreto fosse uma folga! Isso não é uma folga e sim uma perda.

Nesse tempo, você deixou de beber profundamente da fonte do Espírito; deixou de ser lavado, limpo e renovado em sua presença; deixou de ser alimentado pela iluminação da Palavra de Deus; deixou de aproveitar o tempo para acalmar seu coração agitado e ouvir a preciosa voz de Deus; deixou de ter comunhão íntima no jardim secreto. Resumindo: “Você foi roubado”.

E, em vez de se sentir culpado, sinta-se enganado! Quando as circunstâncias ou as emoções tiverem êxito em roubá-lo do lugar secreto, não se sinta culpado - fique indignado! Permita que a paixão nasça em seu coração. “Oh, Senhor, eu o amo tanto; estou realmente contrariado com a forma como permiti que os cuidados desta vida me impedissem de estar na sua presença. Isso tem que parar, as coisas têm que mudar. Não posso viver sem o Senhor. Estou voltando! Preciso dedicar mais tempo para ficar na sua presença. Você é minha própria vida, meu ar. Oh, como eu o amo, Senhor!” E, então, exerça a violência espiritual para colocar novamente suas prioridades em ordem.

Em uma observação prática, muitos daqueles que descobriram grande prazer em sua vida secreta com Deus acharam necessário dedicar uma parte específica do dia para se reunir com Ele. Entregar-se disciplinadamente a um período de tempo consistente passou a ser muito importante para encontrarem as dimensões mais altas de prazer e deleite.

Ao olharmos para trás, quando relegamos o lugar secreto à espontaneidade, percebemos que não destinamos muito tempo a ele. Faça o que melhor funcionar para você - porque o importante é dedicar bastante tempo a uma longa e agradável meditação na beleza e no esplendor de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Veja outra dica prática: “Vá aumentando gradativamente seu tempo com Deus. Se você estiver dedicando dez minutos por dia atualmente, aumente para quinze ou vinte. Ao adicionar tempo, incrementalmente você estará desenvolvendo sua força espiritual.

Certa vez, estive com um irmão que desejava dedicar-se à oração e ao estudo da Palavra de Deus devido a um problema específico de sua vida.  Fiquei surpreso, entretanto. Após ter se entregado ao estudo por alguns minutos, ele teve que parar para fazer qualquer outra coisa. Ele praticamente não desenvolveu nenhuma força espiritual. Até mesmo mera meia hora de estudo e oração era demais para ele. Ele tinha um caso de “Desordem de Déficit de Atenção” espiritual. Entretanto, aquele era o momento para ele amadurecer em Cristo e desenvolver a capacidade de passar mais tempo no lugar secreto.

Pratique isso como um atleta. Nenhum atleta espera correr uma maratona em sua primeira vez, depois de ter permanecido sedentário durante muitos meses. Ele sabe que antes precisará desenvolver resistência. Então, dia após dia vai acrescentando um pouco mais de exercícios até adquirir o nível de resistência desejado. Similarmente, você pode desenvolver sua força espiritual até chegar ao ponto de passar uma grande quantidade de tempo com Deus e ver isso tornar-se um grande deleite do seu coração.

Quando a ideia de correr essa corrida vem à minha mente, penso em Salmos 119.32: “Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento”. Um corredor deve desenvolver resistência cardíaca. Na medida em que ele se esforça para correr maiores distâncias ou a uma maior velocidade, a capacidade do coração de bombear sangue, que sustenta a vida, é aumentada. Pedi ao Senhor, então, para aumentar a resistência do meu coração para que eu pudesse correr mais velozmente para buscá-lo.

Ainda não terminamos esse tema. Portanto, continue lendo o próximo capítulo, onde falo sobre um modo específico de planejar mais tempo a sós com Deus.


Capítulo 17
O SEGREDO DOS RETIROS

Nada se iguala ou substitui uma vida secreta diária e consistente com Deus. Entretanto, os retiros de oração podem ser altamente significativos em nossa jornada espiritual para aumentar e complementar nossas disciplinas diárias.

Veja, a seguir, apenas algumas das formas como achei que os retiros de oração me ajudaram:
- Intensificaram e aceleraram minha busca por Deus.
- Revigoraram e renovaram meu espírito cansado.
- Aguçaram minha reação ao recebimento de revelação de Deus.
- Foram momentos em que recebi direção divina para situações específicas.
- Deus honrou essa conduta revelando coisas ocultas.
- Trouxeram esclarecimentos sobre as maneiras de Deus agir e acerca de suas obras.
- Quando me senti “paralisado” espiritualmente, os retiros me ajudaram a cruzar novos limiares com Deus.

Sou um grande defensor de retiros de oração e neste breve capítulo me esforçarei ao máximo para convencê-lo de que os retiros no lugar secreto podem nos impulsionar na graça. Meu objetivo não é somente convencê-lo, mas motivá-lo a encaixá-los em seu calendário.

Um amigo meu, Kelly Jenness, tem o hábito de programar um retiro de oração por ano. Ele geralmente reserva um quarto em um acampamento cristão ou em um hotel e tenta se programar para poder ficar três dias inteiros a sós com Deus. Ele escolhe um final de semana prolongado por algum feriado ou tira a sexta-feira de folga de seu trabalho secular para esticar o final de semana.

Esses retiros tornaram-se tão frutíferos em sua caminhada com Deus que ele tornou-se um praticante devotado. Tenho observado muitos outros cristãos contemplarem a consagração dele, admirarem o resultado, mas nunca os vi convencidos de sua importância a ponto de adotarem a mesma prática. E isso me deixa triste e perplexo.

Os retiros verdadeiramente eficazes incluirão amplamente os quatro elementos apresentados a seguir.

Solidão
Os retiros em grupo têm sua utilidade, mas estou falando de algo totalmente diferente. Fique sozinho. Quanto mais em silêncio, melhor.  Fique longe dos afazeres diários. Tranque-se em seu quarto, saindo apenas para dar uma caminhada ao ar livre sozinho. No máximo, dê um telefonema por dia. Encare a solidão decididamente. Você perceberá o quanto a interatividade social anestesiou sua consciência de Deus. A brusca separação de todas as distrações é fundamental para maximizar seu período de retiro.

Nenhuma distração
Isso significa nada de TV, vídeos, rádio, jornais, jogos de computa dor, revistas, etc. Parte da intensidade do retiro será derivada de sua recusa em se livrar do tédio ao ficar exclusivamente a sós com Deus. Você, por fim, ultrapassará o limiar do tédio, mas inicialmente ele servirá para revelar-lhe seu verdadeiro coração.

Jejum
O jejum tem a dupla vantagem de livrá-lo das distrações de preparar alimentos e consumi-los, e de intensificar sua busca espiritual por meio da graça liberada através da autonegação. Quanto mais austero for o seu jejum, maior será o benefício. Um jejum somente com água é mais intenso do que o jejum somente com suco. Em retiros pessoais, normalmente, faço jejum somente com água, exceto para receber a ceia do Senhor uma vez por dia.
Uma boa dica é privar-se de cafeína um pouco antes de o retiro começar, mas, como precaução, leve remédio para dor de cabeça.

Palavra de Deus
Deixe seu retiro ser preenchido com meditações em uma série de passagens bíblicas, mas sem dúvida inclua e enfatize uma grande quantidade de leitura dos Evangelhos. Habitue-se a ler as palavras de Jesus, que em algumas Bíblias vêm destacadas em vermelho. Deixe Jesus ocupar o lugar central do seu coração durante esses momentos preciosos. Não deixe de fazer um registro diário de experiências pessoais, porque o Senhor estará prestes a fazer um download em seu coração com um resultado que você não experimenta há muito tempo.

Você provavelmente ficará surpreso com a forma como Deus honrará seu compromisso de encaixar um retiro de três dias em sua agenda apertada, especialmente se isso incluir os quatro elementos mencionados acima.  Entretanto, para pastores e líderes que gozam do privilégio de trabalhar em tempo integral na obra de Deus, recomendo um passo a mais. Sem dúvida, comece com um retiro de três dias. Mas prepare-se gradualmente para um período maior. Recomendo enfaticamente um retiro de sete dias, e depois um de dez ou doze. E, para alguns, um período ainda maior. Sabe por quê?

Há chances de que o primeiro ou os dois primeiros dias de retiro sejam preenchidos com quantidades de sono acima da média. Tudo bem, você precisa dormir para ficar renovado e limpar as teias de aranha. No final do terceiro dia, é normal surgir a sensação “agora estou acabando de ganhar um pouco de força espiritual”. E você estará certo. Descobri que a verdadeira força não começa até o quinto e sexto dias. Portanto, é altamente recomendável que aqueles que podem dedicar grandes períodos a um retiro anual, passem sete ou mais dias a sós com Deus.

Fico triste por ter consciência de que a maioria das pessoas que lerem este livro não acreditará nas minhas palavras o suficiente para praticá-las. Mas estou escrevendo para aqueles que têm ouvidos para ouvir. Se você puder receber isso, estou verdadeiramente indicando um dos maiores segredos do lugar secreto. Sua vida secreta pode ser impulsionada a novos patamares com Deus através do uso estratégico de retiros de oração e jejum, em intervalos planejados, no decorrer de toda a sua vida.

Os retiros de jejum têm produzido diferença em minha vida espiritual. Esse é o motivo pelo qual sou tão apaixonado por eles. Encontrei esses meios de forma inesperada e agora me empenho em “divulgar” sua eficácia para meus irmãos e irmãs.

Você nunca fez isso antes? Tudo bem. Apenas pule nas águas. Você tem um professor incrível, o Espírito Santo, que está ao seu lado. Ele o guiará em toda a verdade. Você não precisa de ninguém para ensiná-lo; o próprio Espírito Santo o ensinará e o guiará no tipo de busca que se ajusta perfeitamente a você. Pegue seu calendário anual e planeje agora um retiro em meio a programação do próximo ano.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.