O SEGREDO DO TÉDIO

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

Capítulo 26
O SEGREDO DO TÉDIO

Você sempre fica entediado quando está orando?

Se formos verdadeiros, cada um de nós dirá que já se entediou no lugar secreto. Eis aqui o próximo segredinho que este livro vai revelar com eloquência consumada: todos já ficaram entediados em sua vida de oração pessoal e leitura bíblica. Até mesmo os doze “apóstolos do Cordeiro” dormiram no lugar de oração (Mt 26.40-45)!

Há dias em que parece que estou com uma conexão especialmente boa com Deus. Nesses momentos, geralmente penso: “Por que não é assimsempre?”. Mas, na realidade, há um uma série de dias inexpressivos mesclados aos dias excelentes.

Alguns dias aguardo ansiosamente pelo meu momento com o Senhor e acabo dormindo o tempo todo. Outras vezes, parece que estou desperto o suficiente, mas não sinto, especialmente naquele dia, a presença do Espírito Santo. Não importa o que leio ou quão fervorosamente ore: o dia parece estar fadado ao fracasso.

E sei que não estou sozinho. Quando converso com outras pessoas, percebo que esta é uma experiência comum de seres humanos fracos que, em sua debilidade e fraqueza, estão continuamente falhando na conexão com Deus que seu coração anseia. “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”, disse Jesus diretamente em relação à oração, em Mateus 26.41.

Então, o que devemos fazer quando estamos entediados? Perseverar. Aproveitar o tempo. Esforçar. Encarar a dificuldade.

Não permita que nada o dissuada ou desvie, incluindo o tédio. Às vezes, ao longo do caminho, você precisará tomar uma determinada decisão na vida: “Eu me dedicarei pela graça de Deus ao lugar secreto, faça chuva ou faça sol, nos bons ou nos maus dias, quando estiver com vontade ou não, quando for fácil e quando for difícil”. Quando estiver na graça de Deus, você poderá fazer todas as coisas através de Cristo que o fortalece.

O Senhor responde a clamores sinceros de “Socorro!”. Quando estamos nos sentindo especialmente fracos, esse é o momento de estender a mão para Ele em busca da abundância de sua graça. “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26).

Jesus chamou o Espírito Santo de “Conselheiro” (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7), porque nos foi dado para ajudar nos momentos de fraqueza e necessidade. Chame o seu Conselheiro! “Espírito Santo, preciso de você agora.  Ajude-me!” Ele virá em sua ajuda, porque ama nos ajudar a orar.

Quando durmo no lugar secreto, não deixo o inimigo usar esse fato contra mim. Eu apenas me vejo como filho de Deus, deitado em seu colo, tão em paz com Ele que descanso com a simplicidade de uma criança em seus braços. Eu imagino que o Senhor está usando aquele tempo para me contemplar e apreciar o calor de nossa proximidade. Eu poderia ter dormido em qualquer lugar, mas escolhi dormir nos braços de Deus.

Estou escrevendo este capítulo principalmente para neutralizar o esquema do inimigo de colocar um fardo de culpa e vergonha em sua vida secreta com Deus. Ele tenta dizer que você é uma fracasso ou um hipócrita quando, na realidade, você está fazendo a mesma caminhada que os maiores santos da história fizeram. Para ser franco, às vezes, orar é entediante e a leitura da Bíblia é como comer serragem.

Mas há uma parte boa: um dia de alegria no Espírito Santo vale mil dias de esforço! “Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar” (Sl 84.10). Isso realmente é verdade. Quando Deus toca em você com o Espírito e o energiza com sua Palavra, você fica irremediavelmente “viciado”. Você passa a não se importar com o tempo que o deserto pode durar.  E mantem-se na caminhada porque sabe que do outro lado existe um oásis de deleites celestiais.

Veja, agora, notícias ainda melhores: quanto mais você persevera no lugar secreto, a própria natureza de seu relacionamento com o Senhor tende a mudar - e os dias maus começam a diminuir e a ficar intercalados. Há um limiar a ser cruzado e, quando você o cruza, a emoção do lugar secreto agarra o seu espírito e você ganha um momento inigualável em sua conexão com Deus.

O ponto principal é: se você permanecer com Ele, por fim “valerá a pena”. Finalmente o romper do limiar ocorrerá. Pode haver uma grande quantidade de horas entediantes de vez em quando, mas não desista. As melhores coisas da vida - as que têm valor eterno — sempre são conquistadas por um alto preço.

Tédio? Um pequeno preço a ser pago!