O SEGREDO DO CONFINAMENTO

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

Capítulo 31
O SEGREDO DO CONFINAMENTO

Como João na ilha de Patmos, alguns cristãos se encontram em situações de restrição neste momento e lutam contra todas as armadilhas emocionais que trazem prisão e confinamento. Sentimentos como desesperança, inutilidade, desespero, abandono, rejeição, vergonha, falta deentendimento, solidão e vulnerabilidade são alguns deles. Com essa gama de emoções atacando o equilíbrio de quem está preso, é difícil manter confiança inabalável sem o segredo simples deste capítulo: quando você está em confinamento, Deus está mais perto do que você pode perceber.

Deus garante à alma aflita: “Na adversidade estarei com ele” (SI91.15). Quando você estiver apreensivo com circunstâncias que espremem e pressionam sua alma, esteja certo de que o Senhor está mais perto de você do que nunca!

Davi disse ao Senhor: “Fez das trevas o seu esconderijo [lugar secreto]” (SI 18.11). Quando as luzes do entendimento são apagadas e você se precipita na escuridão emocional, na verdade, você está sendo convidado a vir ao lugar secreto com Deus. E na escuridão que Deus se encontra secretamente com os seus escolhidos.

A prisão de Deus normalmente é caracterizada pelo isolamento social e solidão. Amigos vão embora e os relacionamentos que um dia ministraram vida e graça a você se distanciam ou se afastam indiferentes.  Sua capacidade de funcionar é significativamente reduzida e você não encontra alegria na pequena quantidade de movimentos que suas correntes lhe permitem.

Esse confinamento, entretanto, foi orquestrado por Aquele que o ama. Seu marido celestial o atrairá para o deserto (como em Oseias 2), confortará com sua presença e renovará suas afeições por meio da bondade e glória dele. É exatamente na dor da solidão e na falta de propósito que o Senhor planeja despertar um profundo relacionamento de amor que você nunca conheceu.

Antes você estava ocupado demais para encontrá-lo ou se preocupar com isso. Agora, você está tão determinado a compreender a natureza da mão de Deus em sua vida que está se voltando para Ele com entrega total e desespero.

Em sua bondade Ele seca todas as outras fontes que alimentaram sua alma, para que possa se tornar sua única fonte no silêncio desta cela. E nessa cela que você aprenderá a se apropriar de Salmos 87.7 (ACF): “Todas as minhas fontes estão em ti”. Em vez de ser energizado por projetos, agora você será energizado por uma Pessoa. Estar com Ele e nele se tornarão seus critérios para o sucesso.

Davi falou da intimidade da prisão: “Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir”
(SI 139.5-6). Estando cercado por trás, Davi não podia parar ou desistir, porque estava sendo impulsionado para frente. Dessa forma, ele não podia acelerar o passo nem passar na frente, mas apenas se mover para frente de acordo com o passo que o Senhor soberanamente estabelecia para ele. Ele não podia aumentar a velocidade nem desistir.

Então, Davi estava sob a poderosa mão de Deus, o que significava que não podia se desviar para a esquerda nem para a direita. Ele era um homem sem opções. E qual era sua avaliação deste lugar de direção restrita, limitada e controlada? Davi pode ter sido tentado a encarar isso como altamente restritivo e controlador, mas, em vez disso, considerou essa situação da seguinte forma: tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance!

A sulamita descreveu isso da seguinte forma: “O seu braço esquerdo esteja debaixo da minha cabeça e o seu braço direito me abrace” (Ct 8.3).  Ela considerou as restrições como um abraço amoroso. Em vez de focar a imobilidade, o prisioneiro deve focar na intimidade gloriosa de estar tão firmemente seguro nas mãos do Senhor. O confinamento é, na verdade, um presente!

Essa prisão não é apenas um lugar de intensa intimidade, mas também de comunicação de revelações. Jesus disse: “O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia” (Mt 10.27). No lugar da escuridão, Deus está dizendo mais do que você tem capacidade para perceber! Ao mesmo tempo em que Ele pode não estar falando o que você deseja, está querendo transmitir-lhe os pensamentos e intenções do seu coração. Se você ouvir na escuridão, um dia falará na luz do dia o que Ele sussurrou ao seu coração no escuro.

Você está em uma espécie de prisão? Apenas dê a Deus o seu amor!  As Escrituras dizem: “O amigo ama em todos os momentos” (Pv 17.17). Mesmo quando o Senhor é misterioso em sua conduta, seus amigos ainda o amam. E no silêncio desse amor, uma nova profundidade de intimidade é cultivada e estabelecida no coração que o conduz para a vida. Você aprenderá que “quem fere por amor mostra lealdade” (Pv 27.6), pois Ele o amou o suficiente para feri-lo, e assim pode conduzi-lo a uma maior conexão com Ele.

Eis um dos segredos da escuridão: Ele aprisiona aqueles que Ele ama para despertá-los no lugar secreto, visando amadurecer as afeições de sua noiva, a igreja.

Não despreze suas correntes, pois elas o atam ao coração daquele por quem você anseia. Você é o prisioneiro do Senhor.