O SEGREDO DE ESPERAR

DIA 25 - Quinta
Publicado em 14/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 32
O SEGREDO DE ESPERAR

O lugar secreto é uma máquina que nos transporta de nosso fusohorário para o de Deus. Nele entramos na eternidade e começamos a ver a vida inteira a partir da perspectiva daquele que é eterno, que não tem começo nem fim. Com esta vantagem, esperar em Deus assume uma nuança inteiramente diferente.


Quanto mais perto você fica de Deus, mais percebe que Ele não tem pressa. Não existe uma correria frenética no céu; apenas propósitos calculados. “Aquele que crer não se apresse” (Is 28.16 - ACF). Aqueles que entram no fuso horário de Deus não permitem que questões urgentes os pressionem a agir precipitadamente a ponto de tomar a frente de Deus.

Senhor, ajude-me a escrever sobre o poderoso segredo de esperar em ti!

Muitos de nós vamos ao lugar secreto com uma lista de tarefas e, mentalmente, “fazemos uma marca de tique” ao concluirmos cada uma delas:

- Confessar pecados
- Adorar, louvar, dar ações de graças
- Ler a Bíblia
- Meditar
- Interceder
- Fazer anotações no diário

Então, ao concluirmos tudo o que está em nossa lista, nosso tempo no lugar secreto é considerado terminado. Mas realmente está terminado?  Ainda há outro elemento a ser incluído - esperar em Deus.

Uma das melhores descrições de esperar em Deus é encontrada em Salmos 123.2:

Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor , ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós.

Esperar no Senhor é estar atento a sua mão. Atentamos para ela por dois principais motivos: para servir e ministrar a Deus segundo o que sua mão sinalizar para fazermos e esperar até que Ele a mova em nosso favor.  Esperar em Deus não é assistir televisão até que Ele passe a agir. Esperar em Deus é olhar atentamente para Ele sem distração até que tenha misericórdia de nós. E até sua ação, apenas esperamos nele e em seu amor. Posso até dizer da seguinte forma: enquanto estiver esperando por Deus, espere em Deus.

Certa vez, alguém disse: “Devemos buscar a face de Deus e não sua mão”. Mas eu discordo. Buscamos sua face e sua mão. Buscamos a intimidade de sua face, mas também buscamos o poder de sua mão. Não é uma coisa ou outra, mas as duas coisas ao mesmo tempo. Esperamos tão ansiosamente pela liberação de seu poder que olhamos atentamente para Ele até que se mova em nosso favor.

Esperar em Deus pode ser uma das mais difíceis de todas as disciplinas espirituais e, talvez, esse seja o motivo pelo qual tão poucos verdadeiramente a pratiquem.

Apenas sentar-se em sua presença e contemplar... pode ser agonizante para os que estão acostumados a ser bombardeamos com informações e estímulos. Deixamos de ficar atentos quando estamos esperando em Deus.

Mas Ele sabe disso e, então, em sua bondade, projeta cenários que nos ajudam a aprender como esperar nele. Quando avançamos e cruzamos o limiar do tédio, nos abrimos para as alegrias e aventuras da espera em Deus.

Para esperar em Deus com êxito, devemos passar mais tempo com Ele do que trabalhando para Ele. Quando estar com Deus nos satisfizer plenamente, conseguiremos esperar o quanto for necessário - desde que permaneça conosco.

Este é o motivo pelo qual Jesus pôde esperar para ministrar até completar trinta anos. Ele estava plenamente satisfeito com o relacionamento que tinha com o Pai, portanto, estava disposto a esperar mesmo estando pronto para ministrar muito antes desta idade. Acho que Jesus poderia ter esperado apenas até os dezenove anos para começar seu ministério, porque a presença e a afeição de seu Pai o tornaram completo.

Algumas das maiores garantias que as Escrituras oferecem àqueles que esperam em Deus são:

Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. - Isaías 64.4

Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês;  ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” - Isaías 30.18

Com relação ao último versículo, certa vez ouvi um ensinamento: “Você está esperando por Deus, mas Deus está esperando por você!”. Embora isso possa se aplicar em alguns casos, não se aplica a Isaías 30.18.

Quando o versículo diz “o Senhor espera”, não quer dizer que Deus está esperando que você faça algo. Quer dizer que Deus está estrategicamente retardando sua visitação milagrosa, porque tem mais coisas guardadas para entregar do que você pediu.

Mas para lhe dar a plenitude do que planejou para sua vida, Deus usará o período de espera para prepará-lo como um vaso e também às circunstâncias ao seu redor para que você possa entrar no clima certo quando a liberação de Deus for entregue. Ele está esperando para poder coroá-lo com mais bênçãos.

Atualmente está muito em moda o seguinte dizer: “E loucura continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Embora essas palavras possam ser aplicadas em algumas situações, elas não se aplicam no que diz respeito a esperar em Deus.

Esperar em Deus é algo tão poderoso que o inimigo fará tudo o que for possível para dissuadi-lo de manter o foco. Ele falará que você está louco de continuar esperando em Deus em meio a circunstâncias adversas. Ele dirá que esperar em Deus não mudará nada.

Contudo, aqueles que conhecem os caminhos do Senhor têm consciência do testemunho de José: ainda que você possa esperar em Deus por muitos anos, por fim, chegará o dia em que Deus mudará tudo num piscar de olhos! A demora pode parecer uma eternidade até o Senhor agir, mas quando Ele age, pode mudar tudo em um único dia.

Um dos maiores incentivos de esperar em Deus é encontrado em Salmos 104.4: “Faz... dos clarões reluzentes seus servos”. A palavra original para “ministros” (sharat, em hebraico) fala de alguém que espera, que serve, ministra, atende. Portanto, sharat sugere intimidade, referindo-se àqueles servos que servem com muita proximidade ao rei. Eis o que Deus faz com seus ministros que esperam nele: os torna clarões reluzentes! Ele os acende com as paixões de seu coração e os inflama com zelo para com sua face e seu Reino. O zelo ardente de Deus nos capacita a esperar nele.

Alguns dos anjos mais poderosos de Deus, que ardem de zelo por Ele, são descritos no livro de Apocalipse como aqueles que se acham de pé diante dele - onde permanecem esperando por séculos - até o momento de Deus sinalizar sua liberação (Ap 8.2; 19.17). Eles ardem de zelo, por isso, podem esperar. Deus o está acendendo com suas paixões ardentes neste momento para que você possa esperar nele com uma paixão santa e êxtase fervoroso.

Guarde no coração o conselho do rei Davi que, após passar anos provando dessa verdade em sua própria vida, deixou um legado de sabedoria para todos os homens e mulheres seguirem. “Espere no Senhor . Seja forte!  Coragem! Espere no Senhor ” (SI 27.14).

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.