O SEGREDO DO DESESPERO

DIA 21 - Domingo
Publicado em 10/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Parte III
DEFINIDO UM RITMO DE MAROTONA

Na Parte II, consideramos algumas dicas práticas para aproveitar ao máximo o lugar secreto. Agora, vamos nos perguntar como podemos preparar nosso coração para assumirmos um compromisso vitalício com o lugar secreto. Não queremos meramente uma explosão de energia nova, somente para vê-la se dissipar em algumas semanas. Desejamos a resolução de buscar a Deus no lugar secreto todos os dias de nossas vidas até sermos chamados de volta para casa.


Capítulo 28
O SEGREDO DO DESESPERO

Por muitos anos fui muito disciplinado em minha vida devocional, pois estava determinado a, diariamente, passar um período lendo a Palavra e orando. A cada ano lia a Bíblia inteira em uma tradução diferente.  Adorava o Senhor com louvores e orava por uma longa lista de pessoas. Entretanto, eu ainda não tinha descoberto as maiores alegrias do lugar secreto até o Senhor me conduzir a uma jornada não planejada. Ele permitiu que a calamidade sobreviesse em minha vida a ponto de quase me traumatizar.

Minha vida ficou fora de controle e minha própria sobrevivência (espiritual) estava em jogo. Freneticamente, comecei a me esforçar e a buscar o coração de Deus, lendo a Bíblia de capa a capa, tentando compreender os caminhos dele. Parecia que estava lutando para conseguir um pouco de ar como um homem que se afoga.

Para fazer uma colocação simples, eu estava desesperado. Foi nessa busca desesperada por Deus que o lugar secreto começou a florescer para mim como uma flor no deserto. O que fez a diferença em minha própria jornada? Em uma só palavra: desespero.

O desespero muitas vezes nos transforma em pessoas diferentes. Um homem se afogando tem apenas um pensamento - como conseguir ar.  Nada mais importa para ele. As prioridades da vida tornam-se muito simples. A mulher que sofria de hemorragia, em Marcos 5.25, estava ansiosa por passar por entre a multidão, porque a única coisa que importava para ela era tocar em Jesus. O desespero produz uma visão afunilada.

Quando Deus afugentou o exército sírio da cidade de Samaria, os israelitas de Samaria estavam tão desesperados de fome durante o cerco que atropelaram o oficial junto à porta da cidade em sua pressa para buscar alimentos (veja 2Reis 6-7).

Quando você fica desesperado por Deus, sua busca por Ele assume uma qualidade diferente. Quando sua sobrevivência está em jogo, você começa a buscar Jesus de uma forma diferente. Você fica com um olhar que parece meio amalucado para as outras pessoas. Fica disposto a ir a qualquer lugar ou fazer qualquer coisa. Nenhum preço é alto demais. Você olha para a outra pessoa e pensa: “Eu o amo, o respeito, o considero uma ótima pessoa - mas se não sair do meu caminho, vou passar por cima de você, porque eu tenho de conseguir tocar em Jesus!”.

Fontes de entretenimento banais, como televisão e filmes, terão que ser abandonadas. Convites para festas serão rejeitados. Algumas pessoas podem começar a se afastar, porque você não é mais tão engraçado como costumava ser. Mas isso é irrelevante para você, porque está desesperado por Deus. Nada mais importa agora, a não ser tocar a orla das vestes de Jesus.

As pessoas desesperadas não lutam contra as mesmas distrações e dificuldades que as pessoas em geral. Uma pessoa desesperada nunca diria: “Eu me esforço para encontrar tempo para ir ao lugar secreto”. Ou: “Eu me distraio facilmente por causa dos afazeres diários”. Essas pequenas distrações jamais atrapalhariam alguém que está desesperado. As dificuldades normais da vida não chegam nem a incomodar uma pessoa desesperada, por causa da intensidade de foco em sua busca.

Quando você começa a buscar a Deus com esse tipo de desespero, ventos espirituais poderosos começam a soprar em sua vida. Você está deflagrando uma tempestade! As coisas começam a mudar dentro de você com uma rapidez inigualável.

A atividade dos anjos (tantos bons quanto maus) ao seu redor torna-se intensa, mesmo que você não se dê conta. Você ganha a atenção do céu e do inferno. Problemas que estão cozinhando em fogo brando por muitos anos repentinamente chegam ao ponto de ebulição, gritando para serem solucionados. Você se vê cercado pela suspeita e pela vergonha. Deus o coloca em sua classe avançada e a velocidade da transformação e transição em sua vida é vertiginosa.

E o que acontece em seu interior? Você está sendo avivado pela Palavra de Deus! Ela está alimentando e sustentando você. Novas percepções estão eletrizando e carregando você. A proximidade da presença de Deus começa a contagiá-lo. A revelação do amor de Deus está redefinindo seu relacionamento com Ele. A compreensão de seu coração e propósitos está lhe dando uma perspectiva inteiramente nova sobre o Reino de Deus. Você está ficando “viciado” nas glórias do lugar secreto!

Alguém lendo essas palavras pode pensar agora: “Senhor, como posso provar as coisas que Bob está mencionando aqui?”. Eu posso falar apenas
a respeito de minhas experiências pessoais. Não havia nada que eu pudesse fazer para provar desse desespero. Precisei da intervenção divina. Eu precisava dele para me deixar desesperado. Eu o invoquei e Ele me respondeu.  Isso tudo começa e termina no coração de Deus, pois é quem efetua “tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele” (Fp 2.13).

Estou convidando você a fazer uma oração louca - uma oração arriscada: “Senhor, torne-me desesperado por você!”. Se você clamar do fundo de seu coração, Ele o ouvirá. Ele sabe exatamente onde você está e o quanto pode suportar. Ele pode elaborar uma resposta para essa oração  que produzirá um grande choro de desespero dentro de sua alma. Ele sabe como nos deixar famintos!

Você não precisa temer as consequências desta oração de santa consagração, porque “o perfeito amor expulsa o medo”. O amor perfeito sabe que tudo o que vier da mão de Deus é para o nosso benefício, portanto, o amor perfeito não teme nada que Deus faça para gerar uma maior devoção e consagração de nossa parte. Deixe Deus aperfeiçoá-lo em seu amor de forma que você possa receber de braços abertos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quando entramos em um período de sofrimento, nossa primeira reação é clamar por alívio. Entretanto, Deus nem sempre traz alívio imediato, porque pretende que esse sofrimento produza desespero dentro de nós.

Esta verdade me faz lembrar de um diálogo recente que tive com uma amiga, Cindy Nelson. Cindy teve uma enfermidade em seu corpo por muitos anos e, então, foi completamente curada. Ela ficou profundamente grata a Deus por sua cura e passou a ministrar às pessoas que convivem com dor crônica. Entretanto, suas observações sobre sua vida secreta com Deus, desde a sua cura, me intrigaram bastante. Ela me autorizou a reproduzir
seu e-mail exatamente como foi escrito:

Apenas recentemente percebi que perdi o desespero que costumava ter de buscar a Deus antes de Ele ter me curado. Lembro-me de depender de cada palavra, cada sopro de Deus para me sustentar. Eu forçava os portões do céu para ouvi-lo. Para ouvir esperança, força, paz, algo que me assegurasse de sua presença e me mantivesse caminhando.  Minha necessidade era tão grande e eu sabia que somente Ele poderia atender minhas necessidades. Ainda sei disso, mas me tornei menos dependente dele. Recentemente tive de me arrepender. Eu não quero necessariamente outra tragédia em minha vida para me fazer voltar a ter aquele desespero. (Sei bem disso.). Mas sei que momentos de dificuldade revelam a dependência de uma pessoa por Deus. Em alguns aspectos acho que meus devocionais eram mais ricos em comparação com os de agora. São diferentes. Menos intensos, na verdade. Essa é a única maneira que posso descrevê-los.

Já li histórias de cristãos que permaneceram presos por muitos anos por causa de sua fé e que, após a libertação, lamentaram a perda da intimidade com Deus que tinham na prisão. O Senhor estava tão perto deles no cárcere e depois, em liberdade, tudo tinha ficado diferente. Eles haviam perdido a antiga intimidade de tal forma que alguns chegaram a desejar voltar para a prisão! Apesar de nenhum de nós pedir dificuldades a Deus, não podemos negar o fato de que as dificuldades produzem desespero que, por sua vez, produz intensa intimidade.

Não estou dizendo que a dificuldade é o único caminho para o desespero. Deus tem muitas formas de responder às nossas orações. Mas estou dizendo que um dos maiores segredos para liberar a vida interior com Deus é através do desespero.

O sábio buscará a Deus com anseio desesperado. Este é o caminho para a vida.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.