OS SEGREDOS DE REFINAR O OURO NO FOGO E CONVIDAR O SENHOR PARA CONTEMPLÁ-LO

DIA 28 - Domingo
Publicado em 17/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 35
O SEGREDO DE REFINAR O OURO NO FOGO

Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico. — Apocalipse 3.18

Qual é o ouro que nos enriquece? E o ouro do caráter divino produzido autenticamente; é a semelhança de Cristo. Todos nós desejamos nos amoldar cada vez mais à semelhança de Jesus, mas não existe um jeito fácil de ficar mais semelhante a Cristo. O caráter divino não é dado a nós; nós o compramos. Nós o compramos sem o dinheiro terreno mas, ainda assim, pagamos um preço alto.

Para desmistificar isso, deixe-me descrever claramente o processo pelo qual compramos “ouro refinado no fogo”.  Primeiramente vem o fogo. Por fogo, estou querendo dizer tribulação ou aflição, sofrimento, calamidade, perseguição. Nos últimos dias sobrevirá uma grande escalada de fogo. Você não terá que pensar ou imaginar se está no fogo. Quando o fogo sobrevier em sua vida, você saberá!

Você perderá o controle, os níveis de sua dor aumentarão drasticamente e o seu desespero por Deus será intensificado. Sua carne desejará entrar em colapso e desistir, mas como seu espírito estará avivado para as belezas de Cristo, o fogo será usado por Deus para aproximá-lo de Cristo como nunca antes. Em vez de desistir, você correrá com mais determinação ainda! Sua fonte primária de sanidade em meio ao fogo será seu lugar secreto, onde o Espírito refrigerará sua alma torturada e a Palavra sustentará sua esperança e sua fé.

A medida que você se voltar para a Palavra em meio ao fogo, ela começará a ler sua correspondência. Ela localizará você. Ela desenhará uma linha reta em sua vida e você começará a ver áreas em seu coração e alma que estão fora de alinhamento com os propósitos e vontade de Deus.

Assim que você enxergar essas coisas, ficará tão desesperado por Deus que alegre e diligentemente se acertará com Ele, se arrependendo e considerando profundamente como mudar e adotar novos padrões de pensamento, comportamento e motivação. Assim que promover as mudanças que o Espírito de Deus inspirar dentro de você, estará efetivamente se tornando mais parecido com Jesus. Ou falando em outras palavras, você estará comprando ouro refinado no fogo.

É comum dizer que “compramos” esse ouro porque o preço é muito alto. O preço é a perseverança. Se continuarmos nos voltando para Deus no lugar secreto - quando nossas pernas estiverem gritando que não podem dar mais nenhum passo e quando nossos pulmões estiverem gritando para o diminuirmos - então compraremos esse ouro. Seremos transformados à imagem de Cristo em meio ao fogo. Perderemos coisas neste processo, mas o que ganharemos será tão precioso que consideraremos tudo o que perdemos como esterco (Fp 3.8).

Quando você estiver no fogo, será importante a maneira como virá até a Palavra. Antes de o fogo me atingir, vinha à Palavra para encontrar um bom alimento para o rebanho que eu estava pastoreando, mas depois que o fogo sobreveio em minha vida passei a ir até a Palavra para me alimentar.

Tiago 1.22-25 compara a Palavra de Deus a um espelho. Usamos a Palavra de Deus adequadamente quando vamos até ela e a deixamos refletir as coisas que precisamos enxergar e mudar em nós mesmos. A Palavra não foi criada para virmos até ela por causa de outras pessoas. Ela foi escrita para que pudéssemos olhar para nós mesmos, enxergar os padrões de Jesus refletidos e nos sujeitarmos à transformação viabilizada pelo Espírito Santo.

O fogo tem um jeito de transformá-lo em praticante da Palavra e não apenas ouvinte. Você fica desesperado pela Palavra de Deus e, quando a lê, agarra-se a ela como a própria fonte de sua vida. Quando o fogo atinge sua vida, sua preocupação deixa de ser se seu vizinho está olhando no espelho da Palavra e se esquecendo. Sua preocupação passa a ser basicamente olhar para a Palavra e não se esquecer dela.

Mas, então, alguma coisa incrível acontece. Quando você compartilha com outras pessoas como a Palavra refletiu suas falhas e como você se tornou um praticante da Palavra em meio ao fogo, seu testemunho terá um efeito profundo em seus ouvintes. As pessoas serão alimentadas pelo testemunho do que o alimentou.

O lugar secreto é a única maneira de você sobreviver ao fogo. O segredo é: quando a Palavra de Deus flui em você, não permite apenas que você sobreviva mas o capacita a superar e a comprar um tesouro eterno. O lugar secreto é o caixa eletrônico de Deus, o lugar onde você ganha acesso aos cofres do céu.

Deus tem uma grande compreensão desse poderoso segredinho, motivo pelo qual é bastante misericordioso para enviar o fogo em resposta as suas orações. Se clamar do fundo de sua alma, Ele enviará, com precisão, o tipo certo de fogo que você precisa neste momento de sua jornada. Esse fogo o levará ao espelho de sua Palavra de forma que você poderá começar a comprar o ouro de um “caráter refinado” no fogo.

Apenas o fato de ler atentamente este livro já está produzindo algo em você. Você está sendo preenchido com esperança e energizado com um propósito novo. Você está ganhando ânimo renovado para se voltar para Deus. Seu caminhar débil e seu agir enfraquecido estão sendo revigorados e você está ganhando um novo estímulo em sua busca por Deus. Você está recebendo isso. Você está correndo para o lugar secreto!


Capítulo 36
O SEGREDO DE CONVIDAR
O SENHOR PARA CONTEMPLÁ-LO

O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.  O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia. Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão. Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face. - Salmos 11.4-7

Deus escrutina a raça humana com intensidade de foco. Ele cuida intensamente de nós e se preocupa conosco. Ele estuda nossas reações e pondera nossas atitudes. Ele está, essencialmente, preocupado com o nosso bem-estar e comprometido em nos julgar justamente por cada palavra e ação.

Nós não podemos fazer nada para evitar sua observação; entretanto, é possível convidá-lo para atentar, ainda mais, para nossas vidas. Por que desejaríamos isso? Simplesmente porque sua contemplação é reflexo de seu favor. A passagem do início do capítulo diz que “os retos verão a sua face” e você pode substituir a palavra “face” por “favor” (veja Salmos 44.3). Ele olha com favor para os justos. Colocando de outra maneira, se Ele gosta de você, olha para você.


O Senhor nos disse: “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra” (Is 66.2). Quando leio essas palavras meu coração bate forte dentro de mim: “Esse sou eu, Senhor. Sou humilde e contrito de espírito e tremo diante de sua Palavra. Que o Senhor me estime desta maneira!”.

Deus está em uma busca santa. “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração” (2Cr 16.9). Deus procura pessoas com retidão e que lhe dediquem totalmente o coração. Quando Ele encontra, seus olhos param de procurar e se dirigem com grande fascínio e entusiasmo para quem o ama com tanta devoção.

Aqueles que passam por esse intenso escrutínio ganham grande favor do Senhor. Ele libera porções abundantes de misericórdia, fé, graça, compaixão, revelação, sabedoria, poder e livramento para aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.

Cristãos sábios - aqueles que valorizam os verdadeiros tesouros do Reino - têm ansiedade por este tipo de atenção. Eles ficam de pé, acenam e gritam: “Aqui, Senhor, estou bem aqui! Venha, Senhor, e lance teus olhos em mim!”. Retirar-se para o lugar secreto é como pintar um grande alvo no seu peito. Você está fazendo uma declaração para os céus: “Senhor, eis-me aqui. Tenha misericórdia de mim e me visite. Levante a luz do seu rosto e lance os teus olhos sobre mim, Senhor!”.

Agora, a parte difícil: o favor de Deus vem acompanhado de seu fogo. Quando Ele olha para favorecê-lo, são com olhos de fogo. Seus olhos ardentes podem apenas testá-lo. O fogo de Deus é reconfortante e ardente, mas também é calculadamente volátil e perigosamente consumidor.

Quando o fogo de Deus explode em sua vida, você pode descansar com a garantia de que Ele está observando-o muito de perto. Ele está olhando de soslaio para você, buscando-o com suas pálpebras, testando cada reação sua. Ele está testando você para ver se o seu coração permanecerá leal a Ele durante o escrutínio. Se você perseverar, Ele planeja fortalecê-lo (2Cr 16.9).

O cristão que estiver em meio a esse fogo e começar a desistir, poderá parecer ambivalente. Primeiro, ele clama: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações” (SI 139.23). Mas quando o fogo de Deus o atinge — nooooossa! Rapidamente ele muda a sintonia e sua oração se torna mais parecida com a de Jó:

Que é o homem, para que lhe dês importância e atenção para que o examines a cada manhã e o proves a cada instante? Nunca desviarás de mim o teu olhar? Nunca me deixarás a sós, nem por um instante?  Se pequei, que mal te causei, ó tu que vigias os homens? Por que me tornaste teu alvo? Acaso tornei-me um fardo para ti? - Jó 7.17-20

Desejamos o olhar atento de Deus, mas quando conseguimos, deixamos de querer! “Você não vai desviar os olhos de mim nem por um segundo?” Entretanto, o Senhor é paciente conosco e nos dá tempo paraprocessarmos e nos ajustarmos. Com o decorrer do tempo, aos poucos, o cristão começa a perceber que a alternativa é bem pior.

Oh, o horror de Deus tirar os olhos de nós! Foi uma declaração terrível de julgamento quando Deus disse: “Esconderei o meu rosto deles” (Dt 32.20). Senhor, não podemos sequer imaginar essa escuridão! Não, Senhor, não se afaste de nós! Ainda que isso signifique o fogo dos seus olhos, olhe para nós com seu favor. Nossos corações estão realmente retornando para a primeira oração sincera que fizemos no começo. Olhe para nós, nos visite, venha até nós, ó fogo consumidor!

Fiz uma doce meditação ao considerar a intensa concentração de atenção por parte de Deus em nossas vidas. Ele fica mais focado em mim, apesar de estar entre bilhões de pessoas, do que eu poderia estar focado nele. Quando minha mente desvia-se de um foco consciente do Senhor e fico distraído com os afazeres do dia-a-dia, ao voltar meus pensamentos para Cristo me vem a seguinte percepção incrível: Ele estava lá o tempo todo esperando meus pensamento se voltarem para Ele! Ele nunca fica desconectado de mim ou distraído em relação à minha pessoa nem mesmo por uma fração de segundo.

No momento em que meu pensamento se volta para Ele, seu Espírito imediatamente se conecta com o meu espírito e nossa comunhão continua intacta. Esta verdade me causa temor! Ele nunca para de pensar em mim: “Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia” (SI 139.18); “Pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29.11 - ACF).

Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim:

Olharei favoravelmente para eles, e não os trarei de volta a esta terra.  Eu os edificarei e não os derrubarei; eu os plantarei e não os arrancarei. - Jeremias 24.6

O que é possível dizer diante de tamanha bondade do Senhor? Eis aqui minha singela oração: “Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, como sempre fazes aos que amam o teu nome” (SI 119.132).

Há um lugar de rica afeição onde, no silêncio de nosso jardim, invocamos o olhar de nosso Amado. O segredo deste capítulo está encerrado exatamente aqui. Temos conhecimento, compreendemos o que estamos dizendo, mas fazemos isso de qualquer maneira.

Fixe seus olhos em mim, meu Amado! Esse coração resoluto recebe sua resposta extravagante: “Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar” (Ct 4.9).

Olhos fechados, corações queimando... este é o lugar secreto.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.