OS SEGREDOS DE APENAS AMÁ-LO E DE SER CONHECIDO

DIA 34 - Sábado
Publicado em 23/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 43
O SEGREDO DE APENAS AMÁ-LO

Deus entregou o seu único Filho, que morreu de morte dolorosa, por amor. O motivo central para tudo o que aconteceu entre Deus e o homem foi o amor! Ele não morreu para recrutar a força humana para o exército dele; Ele já tem todo o poder que precisa para derrotar seu inimigos. Ele não morreu por mim e por você porque estava se sentindo sozinho e buscava uma companhia, pois é cercado em sua glória por milhares de milhões de criaturas.

Ele não morreu por você e por mim porque estava entediado e não tinha nada melhor para fazer. Ele morreu por uma única razão: para que pudesse manifestar a graciosidade de seu glorioso amor para nós e, por sua vez, receber o amor extravagante de uma noiva apaixonada. Tudo o que Ele fez foi por amor.

O amor é o alimento básico do lugar secreto. Então, o lugar secreto é um lugar onde você pode passar grande parte do tempo em silêncio, simplesmente trocando sentimentos de amor. Você encontrará mil e uma maneiras de dizer “Eu te amo” e ficará impressionado com a criatividade e a energia da reciprocidade do amor de Deus.

Comece o seu dia apenas amando-o. Seus pedidos podem esperar; seu estudo da Bíblia pode esperar; sua intercessão pode esperar. Antes de tudo, dê seu amor ao Senhor. Deixe-o saber que o amor é o grande motivador de seu coração. “Estou aqui, Pai, porque o amo. Você é o centro do meu universo! Santifico e reverencio o seu nome. Gosto de estar com você.”

As exigências feitas pelo Senhor podem ser facilmente cumpridas por todos nós, independentemente de classe social, idade, personalidadee dons. Tudo o que Ele pede é amor. Normalmente, até mesmo um deficiente mental é capaz de amar. O amor é o grande equalizador do Reino, colocando-nos no mesmo patamar. Ninguém tem vantagem sobre o outro no tocante a dar e a receber amor.

Não venha até Jesus e tente ser intelectualmente atraente. Não há nada que você possa dizer que faça com que Ele responda: “Nossa, que percepção incrível!”.

Você pode, também, cancelar todas as suas tentativas de parecer inteligente para Jesus. Ele simplesmente não se relaciona conosco desta maneira.  Apenas se aproxime e o ame. Ele está procurando sinceridade profunda e paixão visceral pelo relacionamento autêntico. Não importa que tipo de pessoa você pensa ser, você pode amar. E Ele ama você! Ele aprecia todos nós da mesma maneira quando apenas o amamos.

O lugar secreto também é um lugar onde buscamos nos tornar uma pessoa que ama mais a Deus. Praticamos a linguagem do amor, nos entregamos ao Espírito de amor e buscamos maneiras de amar ainda mais a Deus. Isso não tem nada a ver com sua personalidade. Não importa se você é emotivo ou não. Você pode amar e, mais ainda, pode aprimorar sua maneira de amar. “Senhor, dê-me a simplicidade parecida com a de uma criança que se deleita com suas bênçãos mais simples.”

Os momentos em que mais gosto de meus filhos são quando aproveitam a minha companhia ou expressam seu amor por mim. Quando eles fazem isso, nunca usam palavras pomposas ou cuidadosamente decoradas. Eles podem até nem saber se expressar direito. Pode ser a palavra bem simples ou apenas um beijo sem nenhuma palavra, mas isso derrete o meu coração. “Senhor, conceda-me a liberdade de ser parecido com uma criança em sua presença.”

Conforme você expressa seu amor ao Senhor, pode se deparar instintivamente com desejo de cantar para Ele. É disso que se trata o lugar secreto! E o lugar onde você pode se expressar para seu Amigo sem inibição, sabendo que Ele não fica distraído por causa de sua afinação, seu vibrato ou sua métrica rítmica. Ele olha diretamente para o seu coração e recebe o seu louvor como o melhor solo de todos.

Há uma ligação intrínseca entre a música e o amor. Ouça o rádio e você descobrirá que 95% das músicas têm relação com o amor. A música e o amor caminham juntos. Esse é o motivo pelo qual a música e o louvor são uma parte natural de nossa vida secreta com Deus. Deixe o Espírito Santo levá-lo nas asas da adoração. Abra as câmaras internas do seu coração e cante no espírito para o seu Amado (Ef 5.19). Aprenda a voar na canção do Senhor!

Como Cristo habita em nossos corações mediante a fé, estamos arraigados e alicerçados em amor (Ef 3.17). À medida que ama o seu Senhor, você está se enraizando no amor dele. É a confiança no amor de Deus por você que o carrega em meio as tempestades da vida.

Satanás deseja soprar sobre você os ventos da adversidade, mas você está firme e arraigado no amor por ter buscado um relacionamento vivo com Cristo mediante a fé. Nada pode demovê-lo, porque agora você está firmado em amor. Muito embora o amor de muitos acabe esfriando (Mt 24.12), isso não acontecerá com você, pois você está arraigado no amor que não permite isso.

Você está firmado no amor de Deus? À medida que a Palavra de Deus estiver aberta à sua frente, e você entregar o seu coração a Deus, deixe-o começar a derramar em você as infinitas riquezas de seu eterno amor. Ele o ama com um amor eterno (Jr 31.3)!

Ele, literalmente, deu a sua própria vida para se tornar um com você.  O amor de Deus é tão impressionante e inebriante que quando você tem esse amor, as Escrituras testificam que está sendo preenchido com toda a plenitude do próprio Deus (Ef 3.16-19). Que aventura gloriosa explorar os recessos magníficos do infinito amor de Cristo!

Uma das mais poderosas certezas que carrego em meu coração é o Salmo 91.14: “Porque ele me ama, eu o resgatarei”. Escolhi amá-lo todos os dias, independentemente das circunstâncias, porque sei que Ele está trabalhando, a despeito das momentos difíceis, a meu favor. À medida que venho ao lugar secreto e diariamente entrego meu amor a Deus, permaneço firme na confiança de que Ele me resgatará.

Lembro-me de um período de cinco anos de escuridão durante o qual tudo o que eu podia fazer era prostrar meu rosto no chão diante do Senhor e dizer: “Eu o amo”.

Não consegui entrar em batalha espiritual, não consegui interceder e não consegui lutar por nada. Tudo o que eu conseguia fazer era amar. Ao relembrar, agora percebo que estava fazendo a mais poderosa forma de batalha possível. O amor é a força mais poderosa do Universo. Quando você simplesmente libera seu amor para o seu Senhor, está entrando na dimensão onde Deus opera em nome de seus amados.

Espero que você esteja entendendo esse segredo incrível. Apenas o ame! Abra o vaso de alabastro de seu coração e se derrame aos pés de Jesus em adoração de amor. Você liberará o amor divino e será levado a novas dimensões de uma abençoada comunhão com seu Amado e Amigo.


Capítulo 44
O SEGREDO DE SER CONHECIDO

Alguém perguntou um dia: “Você conhece Deus?”. Mas há uma pergunta ainda mais importante: “Deus conhece você?”. A questão no dia do grande julgamento não será se você conhece Deus, mas se Deus conhece você.

No dia do julgamento muitos falarão que conhecem a Deus e lhe dirão: “Senhor, Senhor, eu o conheço! Não profetizamos em seu nome? Em seu nome não expulsamos demônios e realizamos muitos milagres? Comi e bebi em sua presença e você ensinou em nossas ruas. Juro que realmente o conheço!”.

Mas para alguns desses Ele dirá: “Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Na verdade, nunca os conheci. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal!” (Mt 7.21-23; Lc 13.25-27).

Nada pode produzir mais medo do que ouvir tais palavras! Quão aterrorizante é pensar que você conhece Deus, mas Ele não o conhece. Essas questões têm consequências eternas e não existe pergunta mais importante do que esta: “O que preciso fazer para ser conhecido por Deus?”.

A resposta tem a ver com minha vida secreta com Deus. Ele deseja que eu entre no lugar secreto, me assente diante dele, remova toda a fachada de fingimento e revele os segredos mais íntimos do meu coração. Ele deseja que eu me apresente diante dele com a face descoberta (2Co 3.18) e o deixe ver quem eu sou realmente. O lado bom, mau, feio — tudo.

Ele deseja que eu o ame sem nenhuma restrição. Ele deseja um relacionamento comigo que seja baseado em total transparência e honestidade.  Estou me transformando cada vez mais na imagem de Cristo, mas durante o processo permito que Deus veja a verdade nua e crua de minhas fraquezas e carnalidade.

“Mas”, alguém pode contra-argumentar, “eu pensava que Deus sabia tudo sobre nós!”.

É verdade, Ele sabe. Mas o fato de ver algumas áreas escuras em nosso coração não significa que convidamos sua luz para entrar nessas áreas. A tendência humana é ocultar e encobrir. Quando tentamos esconder nossa verdadeira condição dele, não estamos apenas enganando a nós mesmos, mas também impedindo que Ele nos conheça.

Quando Deus diz que nos conhece, quer dizer que o convidamos para entrar em cada parte de nossos pensamentos, motivações, desejos e ações. Quando o convidamos para entrar, Ele libera sua graça para nos capacitar a superar os padrões pecaminosos que anteriormente pareciam invencíveis.

Judas Iscariotes serve como exemplo irrefutável de um homem que estava incrivelmente perto de Jesus, mas ainda assim não permitiu que Ele entrasse nos segredos do seu coração. Ele tinha um grande problema com o roubo, mas se recusava a confessá-lo e trazê-lo a luz.

Jesus lhe deu várias oportunidades no decorrer do período de três anos para se abrir, mas repetidamente ele optou por esconder, esconder, esconder.  Por fim, Satanás conseguiu acessar essa fortaleza na vida de Judas e o levou à destruição. Judas ilustra a aterradora verdade de que é possível passar bastante tempo na presença de Jesus e ainda assim não ser conhecido por Ele.

Jesus pode lidar com as confissões de nossas lutas internas reais, mas não pode agir quando as escondemos dele e fingimos que elas não existem.  O lugar secreto não é lugar para segredos. É um lugar para agirmos com total honestidade e plena transparência. Quando revelamos nossas lutas internas, Ele libera a graça para nos ajudar a mudar. Essa é forma como o deixamos conhecer quem realmente somos.

Agora vem a parte mais inacreditável: quando confessamos nossas lutas internas, Ele nos aceita e se apropria de nós. Ele diz: “Como você está disposto a me mostrar sua feiura interna, estou disposto a confessá-lo diante de meu Pai e a declará-lo como minha propriedade!”.

Nossa! Temia que Ele pudesse me rejeitar se soubesse quem eu realmente sou. Mas ao que tudo indica, Ele me aceita quando o deixo ver quem sou de verdade. Sua graça é verdadeiramente incrível! Sua aceitação é tão incrível que me inspira a abrir cada recanto do meu coração para seus olhos amorosos.

A intimidade está exatamente aí! A maior intimidade é encontrada em nossa radical entrega mútua. A cruz demonstra quão radicalmente Ele se entregou por mim e minha adoção da cruz é o indicativo de minha entrega total a Ele. Não sou apenas honesto com Ele, procuro encontrar maneiras de conseguir entregar-lhe ainda mais meu coração. E a busca para aumentar a transparência que faz com que o relacionamento com Ele seja aprofundado e enriquecido.

Alguém disse certa vez: “A oração exige um tipo de relacionamento em que você permite que outra pessoa, além de você, entre no âmago do seu ser para ver o que você prefere deixar oculto e para tocar no que prefere que não seja tocado” (autor desconhecido).

Não é incrível ser verdadeiramente conhecido por Ele? Como Bill Gaither escreveu na canção: “Aquele que mais me conhece, me ama mais!”. Meu Deus me conhece e me compreende.

Outro motivo para nos deleitarmos em entregarmos nossas vidas à liderança de Cristo é o fato de que Ele nunca nos compreende equivocadamente.  Todos nós já sentimos a frustração de ter pensamentos ou intenções a respeito de algo e ser interpretado de forma totalmente equivocada e, por isso, sofrer um julgamento injusto.

Isso nunca acontece com Jesus. Ele sempre sabe exatamente o que estamos pensando e o que está nos motivando. Essa é a razão pela qual os doze discípulos acharam a liderança de Jesus tão impressionante - Ele conseguia tratar das questões dos seus corações com total precisão e plena compreensão.

Ele os conhecia como um livro aberto e sua capacidade de exercer uma liderança compassiva, segundo o poder daquele conhecimento, os cativou para sempre. Eles se sentiam plenamente compreendidos, mesmo quando estavam errados e sendo repreendidos por isso. Jesus os conhecia implicitamente e os amava incondicionalmente. Oh, que bênção ser conhecido por Deus!

Como podemos ser conhecidos por Deus? A resposta nos é dada de forma bem simples em lCoríntios 8.3: “Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus”. Quando abrimos nossos corações e nos entregamos com amor, Ele nos aceita e nos conhece. Que grande privilégio — ter um relacionamento de conhecimento com o Deus Todo-poderoso!

Obrigado, Jesus, pelo presente do lugar secreto onde podemos sentir esse amor mútuo.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.