O SEGREDO DE PRIORIZAR A INTIMIDADE

DIA 35 - Domingo
Publicado em 24/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 45
O SEGREDO DE PRIORIZAR A INTIMIDADE

Priorizar é a conduta principal a ser tomada: amar a Deus de toda sua alma. Esse é o maior mandamento (Mt 22.37-38) e deve vir em primeiro lugar em nossas vidas (Ap 2.4). A intimidade com Deus deve ser nossa prioridade número um, deve vir antes de tudo, até mesmo de nossos trabalhos na igreja. O segundo mandamento (amar ao próximo, que são nossos trabalhos na igreja) “é parecido” com o primeiro, mas Jesus deixou bem claro que ele deve vir em “segundo” lugar (Mt 22.39). Mas é um segundo lugar que fica muito próximo do primeiro. Realmente é difícil separar os dois, mas ainda assim ele é o segundo.

É de fundamental importância mantermos o que é prioritário à frente de tudo. Quando o nosso amor por Deus recebe nossa atenção priorizada, passamos a funcionar com a plenitude espiritual necessária para cumprir o segundo mandamento. Quando nossas prioridades estão invertidas e passamos a dar mais ênfase a amar ao próximo do que a Deus, caminhamos para um certo esgotamento. A única maneira de evitarmos um eventual colapso é continuarmos voltando ao nosso primeiro amor.

O Espírito Santo está profundamente comprometido em colocar o primeiro mandamento antes de tudo em nossas vidas. Devemos ser estabelecidos em nossa identidade primária diante de Deus. É muito importante dizer: “Este é quem eu sou”. Eu não sou primeiramente um obreiro de Deus; em primeiro lugar e acima de tudo sou aquele que ama a Deus. O Espírito Santo está visitando muitos de nós neste momento e mudando nossas prioridades e compreensões. Seu mandamento é estabelecer nossa identidade primária como aqueles que amam a Deus. Quando Ele tiver terminado essa obra em nossas vidas, seremos pessoas que amam a Deus e trabalham para Ele, e não o contrário.

O lugar secreto deve ter a prioridade máxima em nossos calendários e programações, porque é o lugar onde a incubação da intimidade é facilitada.  Você não pode conseguir intimidade apressadamente. Você tem que parar, arrumar uma mesa, colocar o pão e o cálice e cear com Ele e Ele com você.

E incrível sentir a presença de Deus enquanto você está se dirigindo para o trabalho de manhã. Mas se sua comunhão com Deus se resume a isso, então você não terá uma conexão íntima com Jesus. A resposta do coração de Deus é explosiva quando damos a Ele nossa primeira e melhor energia.

Falando de minha experiência pessoal, sei o que é inverter a ordem dos dois grandes mandamentos sem perceber. Uma vez o Senhor me parou abruptamente e, em sua bondade, me mostrou como as prioridades da minha vida estavam desequilibradas. Ele disse: “Bob, você vem a mim como se eu fosse um posto de gasolina”.

Considero um posto de gasolina um “mal necessário”. Eu não gosto de abastecer, gosto de dirigir. Mas sei que para fazer o que realmente desejo (que é dirigir), tenho que abastecer o carro com gasolina. O Senhor estava me dizendo: “Bob, você vem ao lugar de oração para se abastecer. Você não vem a mim porque sou o primeiro amor de seu coração. Você vem até mim para ficar reabastecido para que possa sair e buscar o primeiro amor de sua vida”. Note que meu primeiro amor era o ministério. Eu amava dirigir! Eu queria ver almas salvas; queria ganhar a cidade para Cristo; queria mudar o mundo. Eu estava mais motivado a desempenhar o meu trabalho para Deus do que em encontrar tempo para estar com Ele. Eu clamava: “Todas as minhas fontes estão em ti” (SI 87.7 - ACF). Mas, na verdade, o que mais me satisfazia era a “correria” das realizações ministeriais. E eu só me dei conta disso quando o Senhor me mostrou.

Quando enxerguei essa verdade, senti muita dor. Cai diante dele e clamei: “Senhor, lamento muito, não queria que tivesse sido assim. Eu não quero ter um relacionamento de abastecimento com você! Desejo muito mais que isso. Desejo ser aquele que o ama, a sua noiva; desejo que você seja o amor número um de minha vida. Desejo que o lugar secreto seja o motivo da minha vida. Desejo apreciar ficar em sua presença de tal forma que as pessoas tenham que me arrastar para fora!”.

Então, senti o Senhor respondendo:

“Sim, filho, sei que é isso o que você deseja. E esse é o motivo pelo qual vim ter com você e lhe mostrei a verdadeira condição do seu coração. Vou atraí-lo para o deserto (Os 2) e lá o despertarei para um relacionamento de amor profundo e diferente de tudo o que você já conheceu nos seus primeiros e ocupados anos ministeriais.”

O Senhor tem muitas maneiras de nos fazer estabelecer prioridades corretas. Em meu caso, Ele simplesmente tirou meu ministério. Oh, como isso machuca! Eu clamei: “Senhor, por que isso dói tanto? Você não retirou sua presença de minha vida; tudo o que você fez foi tirar o meu ministério.  E estou sentindo uma dor indizível. Por que isso dói tanto?”. Essa foi a maneira como o Senhor me mostrou o quanto o ministério tinha se tornado a fonte da minha alma. Quando Ele o retirou de mim, estava me dando a oportunidade de encontrar uma base inteiramente nova para me relacionar com Ele. Assim, comecei a aprender o que significava vir até Ele com alegria e deleite simplesmente por quem Ele é.

Deus não retira o ministério de todas as pessoas para ensinar essa valiosa lição. Em alguns casos, Ele simplesmente tira a nossa satisfação de trabalharmos para Ele. Continuaremos no mesmo ministério, mas isso já não nos satisfará mais. O ministério se tornará seco, empoeirado, sem vida e desgastante. Nós nos sentiremos apavorados com o que antes nos energizava. E o efeito é o mesmo: o Senhor está tentando nos mostrar o quanto estamos nos alimentando de nossas obras ministeriais em vez de nos alimentarmos de seu amor.

Ele deseja que fiquemos viciados no vinho de seu amor (Ct 1.2), mas é tremendamente fácil ficarmos viciados no vinho do ministério. O ministério pode ser inebriante. Dá uma sensação de “embriagues” quando a graça de Deus flui através de você e ministra a noiva. Quando o rosto dela se ilumina com a glória de Deus, você se sente satisfeito e importante, porque Deus honrou sua obediência e abençoou outras pessoas.

Além disso, há o privilégio de observar Deus usando os dons e os talentos que você cultivou. Sua reação interna é parecida com o seguinte: “É isso! Foi para isso que nasci! Encontrei meu lugar. Este é meu chamado e meu ministério. Agora sei qual é meu lugar no corpo de Cristo. Servir desta maneira me dá a maravilhosa sensação de desejar fazer tudo novamente!”.

Não é errado gostar de ministrar a outras pessoas, mas é muito fácil isso se tornar o vinho viciante que nos inebria e nos satisfaz. E o vinho do amor de Deus passa a ficar em segundo lugar por causa deste “vinho novo” que provamos chamado ministério.

Então, o Senhor vem até nós, como fez com os Efésios que eram bem-sucedidos no ministério, e diz: “Estou pedindo que vocês voltem ao primeiro amor” (Ap 2.4). O Senhor deseja que sejamos pessoas de “uma coisa”: da busca apaixonada de sua face. Davi disse:

“Uma coisa pedi ao Senhor ; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.” - Salmos 27.4

Davi buscava “uma coisa” — a face de Deus. Paulo disse: “Mas uma coisa faço” - que era a busca do “chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.13-14). Maria de Betânia descobriu que “apenas uma coisa era necessária”, e Jesus acrescentou que ela tinha escolhido “a boa parte”, que não lhe seria tirada (Lc 10.42).

Apenas uma coisa é necessária: assentar aos pés de Jesus e ouvir suas palavras. Uma coisa de Davi era uma coisa de Paulo, que era uma coisa de Maria. O primeiro mandamento vem em primeiro lugar, a busca de um relacionamento de amor com o nosso deslumbrante noivo.

O inferno inteiro militará contra você se tornar um homem ou uma mulher de “uma coisa”. As circunstâncias ficarão fora de controle, sua lista de tarefas aumentará e as demandas de sua vida multiplicarão. Satanás empregará qualquer dispositivo que funcione - tudo que o impeça de se transformar em uma pessoa de “uma coisa”.

Se você conseguir essa transformação, será um apaixonado fervoroso por Deus. Aceso com as paixões fervorosas de uma noiva por seu Senhor, você será uma arma perigosa nas mãos de Deus para realizar proezas. As maiores dimensões do poder do Reino são alcançadas por aqueles que verdadeiramente foram acesos e energizados por seu relacionamento de amor pessoal com o Senhor Jesus.

Faça a você mesmo a seguinte pergunta: Fico aliviado quando meu período de oração acaba? A minha resposta é: “Mais vezes do que gostaria de admitir!”. Tantas vezes fiquei aliviado em terminar o processo de abastecimento, para que eu pudesse sair e dirigir a máquina do meu ministério.  Mas o Senhor tem sido gentil comigo e está me ensinando o segredo de amá-lo em primeiro lugar e de extrair minha sensação de realização e sucesso a partir do amor que me dá no lugar secreto.

Quando eu for um sucesso em seus braços, o ministério poderá ir bem ou não tão bem assim, mas eu me sentirei bem-sucedido interiormente de qualquer maneira. Portanto, estou estabilizado pelo poder de uma vida interna com Deus, em vez de ser manipulado emocionalmente pelas vicissitudes dos altos e baixos do ministério.

Para encerrar, veja Mateus 5.15: “E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”. O Senhor deseja fazer com que você arda de zelo em buscar a face de Cristo. Dessa forma, você poderá brilhar com a luz de um relacionamento que aprecia, em primeiro lugar, a intimidade.

Se este fogo de amor for puro e brilhante, o Senhor o colocará em um lugar apropriado, de forma que você possa irradiar luz para toda a família da fé. Mas se a luz de sua vida não for pura - se sua energia em parte for proveniente do ministério - então o Senhor colocará sua luz debaixo de uma vasilha.

Alguns dos ministérios mais cheios de dons foram colocados debaixo de uma vasilha e limitados a uma esfera de influência localizada, porque o Senhor não estava disposto a exportar a impureza de seu amor para o corpo de Cristo inteiro. Que você possa aprender o segredo de amar a Jesus em primeiro lugar. E, acima de tudo, que Ele possa colocar sua candeia em um lugar apropriado e fazer da simplicidade e pureza de sua devoção um exemplo para toda a família da fé. Amém.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.