OS SEGREDOS DE CONTEMPLAR JESUS E DE PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS

DIA 32 - Quinta
Publicado em 21/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 40
O SEGREDO DE CONTEMPLAR JESUS

Algumas pessoas leem a Bíblia para ganhar percepção ou para aprender verdades e princípios. Entretanto, se você ler a Bíblia somente com o intelecto, seu coração pode não ser tocado pela Palavra. Há bem mais a ser ganho nas Escrituras além da verdade sobre Deus. Você pode ganhar o próprio Deus! As verdadeiras riquezas devem ser encontradas ao contemplarmos e conhecermos o Senhor Jesus Cristo.

Os fariseus cometeram um erro fatal quanto à maneira de abordarem as Escrituras. Eles dissecavam as Escrituras cognitivamente, mas não buscavam com o coração o que havia por trás das verdades reveladas. Por isso, conheceram apenas o Livro, mas não o Autor.

Foi exatamente isso que Jesus afirmou, quando lhes disse: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida” (Jo 5.39-40). Tudo nas Escrituras estava gritando para os fariseus: “Enxerguem Jesus à medida que lerem, enxerguem Jesus!”.
Mas eles não perceberam essa verdade.

As Escrituras sempre tiveram como objetivo direcionar nossos corações a uma Pessoa. Paulo disse que “o objetivo desta instrução é o amor”(1Tm 1.5). Isso significa que a intenção do Antigo Testamento era inflamar os corações do povo de Deus para a beleza de seu rosto, entretanto, eles estavam obcecados com dogmas e crenças e deixaram de ter o relacionamento vivo que Deus ansiava ter com eles.

As palavras de Jesus para os fariseus revelou uma possibilidade assustadora: podemos ler a Bíblia avidamente e nunca conseguir conhecer o Senhor. Mesmo que Jesus seja apontado em quase todas as páginas, é possível ler as palavras e nunca desenvolver um relacionamento fervoroso com Ele. Jesus estava dizendo que não devemos ler as Escrituras para ganhar conhecimento sobre um Livro; devemos lê-las para ganhar conhecimento sobre uma Pessoa. A Palavra Viva deseja nos encontrar na Palavra Escrita, se a lermos, mas venha até Ele através da leitura.

Eis o segredo: sua leitura da Palavra pode ser um encontro dinâmico e vivo com a pessoa do Senhor Jesus Cristo! Não venha até a Palavra de qualquer maneira só para ler a cota de capítulos do dia. Não leia apenas para dominar os princípios espirituais ou para obter percepções mais inteligentes. Venha para contemplar a majestade e o mistério do Amado, Aquele que ganhou seu coração!

Ele espera atrás do véu, observando para recompensar aqueles que o desejam como se fosse fonte de água viva. Venha com um clamor em seu coração para vê-lo e conhecê-lo. Com um pequeno sopro de seu Espírito em uma única palavra das Escrituras, Ele pode fazer seu coração acelerar com uma nova revelação de seu poder e glória.

Quando Jesus juntou-se aos dois discípulos no caminho de Emaús, após sua ressurreição, começou a lhes explicar que Ele era o tema central das Escrituras. Imagine a glória deste encontro - Jesus revelando Jesus para o espírito humano a partir da Palavra escrita! Era previsível que aqueles discípulos posteriormente se lembrassem: “Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” (Lc 24.32).

E a revelação das Escrituras em relação a Cristo para a alma sedenta, através do poder do Espírito Santo, que gera o coração fervoroso. Esta é a grande busca do lugar secreto!

Jesus repreendeu os saduceus com esta acusação: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mt 22.29). Isso sugere três tristes possibilidades:

- Podemos conhecer as Escrituras, mas não o poder de Deus.
- Podemos conhecer o poder de Deus, mas não as Escrituras.
- Podemos não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus.

Meu coração clama: “Desejo conhecê-lo, Senhor! Desejo contemplá-lo em suas Escrituras. Desejo conhecê-lo bem como a plenitude de seu poder! Manifeste-se para mim através de sua Palavra, ó meu Senhor!”.  É por causa deste clamor do coração que corro para o lugar secreto. Eu anseio tanto por Deus que estou doente de amor com desejos frustrados. “Oh, quando você virá a mim?”

Minha experiência provou que não consigo conhecer Jesus melhor através da oração. A oração é onde expresso meu amor de acordo com o que conheço dele. A oração é o amor trocado. Mas se eu quiser conhecê-lo melhor, devo me aproximar de sua Palavra e contemplá-lo nela. Conhecer mais de Cristo requer revelação, e a revelação geralmente requer meditação na Palavra. “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito” (2Co 3.18).

Oh, como desejamos contemplá-lo! Considero com certa ponta de inveja os seres viventes que não deixam de olhar para frente, não importando para onde se dirigem (Ez 1.12-17). Independentemente de irem para cima ou para baixo, para a esquerda ou para a direita, para frente ou para trás, suas faces estão constantemente olhando para frente - para o trono! Eles têm o glorioso privilégio de contemplar continuamente a beleza do Rei.

Senhor, essa é a forma como também desejo viver minha vida. Não importa aonde eu vá e o quer que eu faça, ajude para que minha face possa estar concentrada no trono e contemplar a irradiação de meu amado Senhor!

Quanto mais eu vejo Jesus em sua Palavra, mais percebo que Ele não é nada parecido comigo. Mas quando eu o vejo em sua unicidade, encontro o principal motivo que me faz aproximar com mais paixão de seu coração.  Descobri que sou naturalmente atraído ao que é diferente de mim (como diz o ditado, os opostos se atraem).

Jesus é formidável em sua beleza singular e majestade incomparável. E, oh, que privilégio eu tenho - vir ao lugar secreto e contemplá-lo nas Escrituras, eternamente fascinado com a aventura de crescer no conhecimento daquele que morreu por mim!

 

Capítulo 41
O SEGREDO DE PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS

Quando você se retira para o lugar secreto, permanece no Espírito juntamente com todos os santos no mar de vidro e contempla Aquele que está sentado no trono (Ap 15.2). Ainda que seus olhos estejam velados de forma que você não possa vê-lo com os olhos naturais, mesmo assim permanece diretamente diante do trono!

O maior privilégio de toda a criação é permanecer diante do fogo vivo da presença de Deus e queimar com as afeições santas por seu Pai e Rei. Permanecer na presença de Deus é seu destino eterno e você pode provar um bocado do céu na terra ao fechar a porta e permanecer diante dele na beleza de sua santidade.

Sua programação pessoal não quer deixar que você permaneça aqui, na presença de Deus. As demandas do trabalho militam contra sua permanência.  O inferno combate a sua permanência. Mas você está desperto para as belezas da santidade e agora anseia por se isolar e ficar na presença de Deus. Apenas permanecer; e fazer tudo para continuar assim!

Permanecer, apesar da batalha; permanecer, apesar da resistência; permanecer, apesar das perturbações; permanecer, apesar do cansaço; permanecer, apesar da falha e do colapso pessoal; permanecer, apesar do sofrimento; permanecer, apesar da solidão; permanecer, mesmo que acorrentado; apenas permanecer!

Permanecer, por causa da cruz; permanecer, por causa do Cordeiro; permanecer, por causa de sua afeição; permanecer, por causa de sua aceitação; permanecer, por causa do poder de Deus dentro de nós; permanecer, por causa das fontes de água da vida fluindo do seu interior; permanecer, por causa da beleza e grandeza inigualáveis de Deus; permanecer, por causa do objetivo eterno do Senhor; permanecer, por causa das misericórdias eternas do Pai; permanecer, por causa do amor; apenas permanecer!

A descrição do trabalho dos levitas ainda se aplica a nós atualmente: “Naquela ocasião o Senhor separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança do Senhor, para estar perante o Senhor a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em seu nome, como se faz ainda hoje” (Dt 10.8). Uma das principais responsabilidades (e privilégios!) é permanecer diante do Senhor para servi-lo. No lugar secreto, simplesmente permanecemos. Nenhuma grande agenda, nenhuma ambição poderosa, nenhuma pressa para fazer outra coisa. Apenas permanecemos diante dele e o amamos.

Há períodos em que Deus nos chama simplesmente para permanecermos.  Podemos preferir a adrenalina de perseguir uma grande causa, mas às vezes Deus nos chama para pararmos com toda a atividade e apenas permanecermos.  Às vezes, Ele não nos dá nenhuma escolha. Ocasionalmente, as circunstâncias nos restringem além de nossa capacidade de seguir um curso diferente, e nos tornamos prisioneiros das correntes que nos vinculam à vontade de Deus. Incapazes de nos libertar e de fazer outra coisa, tudo o que podemos fazer é permanecer e queimar no amor santo de nosso Rei.

Normalmente as pessoas dizem: “Não permaneça apenas, faça alguma coisa!”. Quando as circunstâncias estão saindo de controle, a grande tentação - quando você não sabe o que fazer — é fazer alguma coisa. “Deus não pode dirigir um veículo estacionado. Então comece a fazer alguma coisa e deixe Deus conduzir o seu curso”, elas completam.

Esta pode ser a maneira de agir em algumas situações, mas eu descobri que Deus tem trabalhado de forma diferente em minha vida ultimamente.  Ele inverteu esse ditado comum e me deu outro: “Não faça nada, apenas permaneça lá!”. Isso me levou a deduzir: “Quando você não souber o que fazer, apenas não faça nada! Espere por mim, me sirva até eu falar.  Quando eu falar com você, então poderá agir segundo o que lhe disser. Mas até eu falar, apenas permaneça lá”.

Como os levitas de antigamente (Dt 10.8), carrego sua presença em meus ombros, permaneço diante dele para servi-lo e abençoo outras pessoas em seu nome à medida que me fortalece. “Sempre tenho o Senhor diante de mim” (SI 16.8). Portanto, permanecerei diante dele, contemplarei sua beleza e o bendirei enquanto tiver fôlego de vida.

Para permanecer diante de Deus desta maneira, podemos aprender algo com os anjos. Como exemplo, observe o anjo Gabriel. Quando Gabriel veio falar a Zacarias que ele seria pai de João Batista, foi a sua segunda aparição nas Escrituras.

Para ser mais exato, Gabriel é mencionado três vezes na Bíblia. Ele apareceu a primeira vez a Daniel. Quase 600 anos mais tarde visitou Zacarias e seis meses depois veio à presença de Maria para anunciar que ela estava grávida do Espírito Santo. Quanto Gabriel trouxe a Zacarias a mensagem de Deus, ele não acreditou em suas palavras. Em resposta à incredulidade de Zacarias, para garantir a veracidade do que falara, Gabriel declarou: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus” (Lc 1.19).

“Então o que você faz, Gabriel?”, podemos perguntar.
“Permaneço na presença de Deus.”
“Sim, entendemos isso. Mas o que você faz?”
“Na verdade, permaneço na presença de Deus.”

“Sim, sim, Gabriel. Já entendemos isso! Mas o que estamos perguntando é: o que você faz??”

E mais uma vez Gabriel respondería: “É isso o que eu faço! Permaneço na presença de Deus. Fico lá, contemplando sua majestade e esplendor, ardendo com sua chama santa e aguardando até Ele falar. Se Ele não disser nada, apenas permaneço lá. Quando Ele me dá uma palavra, então ajo e a cumpro. Mas a principal coisa que faço é apenas permanecer diante de Deus esperando nele”.

Entre Daniel e Zacarias há um período de 600 anos durante o qual não ouvimos falar nada sobre Gabriel. Já entre Zacarias e Maria houve um período de seis meses. Esse foi um período agitado! O que Gabriel fez nos intervalos dessas tarefas? Ele apenas permaneceu lá.

Percebi que, às vezes, Deus é pródigo. Ele observa enquanto você cultiva seus dons, talentos e capacidades ministeriais até você se tornar um bom ministro potencial. Você está pronto para fazer explorações! Então, Ele remove a ótima máquina ministerial na qual você se tornou, e a coloca na prateleira - e diz: “Apenas fique aí”.

Foi exatamente isso que Deus fez com Elias. Elias disse o seguinte:
“Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo” (lR s 17.1).
“Permaneço na presença de Deus, isso é o que eu faço”.

Então, Deus decidiu testá-lo, colocando-o sob prisão domiciliar por três anos. Na casa da viúva, durante o período de fome, ele não pode colocar a cabeça para fora da porta, porque toda a nação estava procurando por ele.  Ele estava preso naquela pequena casa quente, abafada e desoladora. Nenhum amigo, nenhum profeta visitante, nenhuma outra voz para confortá-lo ou dar-lhe alguma perspectiva. E a comida? Bolo para o café da manhã, bolo para o almoço e mais um bocado de bolo para o jantar.

Posso até imaginar Elias pensando: “Senhor, por que você tem todo esse ministério potencial enterrado na casa desta viúva? Quero dizer que nos três últimos anos eu poderia ter me graduado em alguma disciplina da Escola dos Profetas. Estaríamos tomando as nações pela força! Mas não. Estou aqui apodrecendo!”.

Mas Elias não respondeu dessa maneira, porque Deus já tinha lhe ensinado a permanecer em sua presença. Então, quando o momento do teste chegou, Elias pôde perseverar e apenas permanecer diante da presença de Deus e servi-lo.

As Escrituras nos mostram que Deus possui anjos poderosos que permanecem em sua presença e, em alguns casos, aguardam centenas de anos por suas ordens. Com toda a sua força e poder, Deus apenas os mantém ao redor do trono aguardando por Ele! Mas não é só uma questão de força, porque Deus dispõe de toda a força no céu que precisa!

Então, o Espírito Santo sussurrou para mim: “Não preciso de sua força”. Não foi a força do Filho eterno que trouxe nossa redenção, mas o fato de Ele ter sido crucificado em fraqueza. Deus não precisa de nossa força, mas de nossa disponibilidade. Ele está procurando por nós para apenas permanecermos em sua presença, contemplando-o, amando-o e cumprindo sua palavra quando Ele fala.

Você está atarefado? Então apenas permaneça diante dele, aprecie-o e deixe-o apreciá-lo!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.