O SEGREDO DE ANDAR COM DEUS

DIA 37 - Terça
Publicado em 26/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 48
O SEGREDO DE ANDAR COM DEUS

Deus está procurando não somente uma noiva apegada, mas também uma parceira que ande junto com Ele. Desde o início, Deus tinha um relacionamento com Adão e Eva que o levou a encontrá-los enquanto “andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia” (Gn 3.8). Deus criou o homem pelo prazer de um relacionamento de andar junto que envolve companheirismo, diálogo, intimidade, tomada de decisão conjunta, deleite mútuo e domínio compartilhado. Deus anseia por andar com você, e este é o motivo pelo qual seus braços de graça têm atraído você para um caminhar mais próximo dele.

Minha esposa, Marci, ama fazer caminhadas com sua amiga Wendy.  Elas falam o tempo todo, sem parar. A caminhada não é apenas um exercício divertido, mas também aprofunda a amizade. Jesus fazia esse tipo de caminhada com os seus discípulos e ainda gosta de caminhar conosco dessa mesma maneira hoje.

O lugar secreto não é o destino, é somente o catalisador. Ele foi projetado por Deus para estabelecer uma amizade íntima entre nós à medida que andarmos com Ele diariamente. O objetivo que buscamos é um caminhar diário de comunhão ininterrupta com nosso Senhor e Amigo.

Enoque foi o primeiro homem da Bíblia que andou com Deus:

Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. — Gênesis 5.22-24

Mesmo que os homens tenham começado a invocar o nome do Senhor nos primeiros dias (Gn 4.26), Enoque foi o primeiro a descobrir o verdadeiro deleite de andar com Deus. Ele encontrou algo que nem mesmo Adão tinha experimentado. Ele se voltou para Deus até aprender como ter comunhão com Ele em cada faceta de sua vida. Encontrar essa dimensão de relacionamento certamente exigiu uma busca espiritual intensa e, então, quando encontrou isso, o Senhor fez uma declaração gráfica ao arrebatá-lo para o céu.

Ao levar Enoque para a glória, Deu não estava tentando nos impressionar com a piedade dele. Deus também não estava dizendo: “Se você se tornar tão espiritualizado quanto Enoque, também será transladado para o céu”. Essa foi uma experiência única que Deus usou para enfatizar um ponto específico. O argumento de Deus era: “Amo andar com o homem!  Enoque foi o primeiro homem a verdadeiramente andar comigo, portanto, decidi ressaltar seu exemplo de vida fazendo algo extraordinário com ele. Eu o arrebatei para o céu para salientar o quando valorizo e desejo um relacionamento baseado em andar diariamente com os meus escolhidos”. O exemplo de Enoque continua testemunhando a todas as gerações o grande zelo que Deus tem de andar com o homem.

Quando o zelo de Deus o pegar, ele despertará em você uma grande paixão por andar com Deus e ser seu amigo. Imagine ser Enoque e viver 365 anos - e ter esse relacionamento crescente com Deus! Podemos apenas imaginar a gloriosa profundidade de intimidade que Enoque descobriu. Talvez o coração dele ansiasse tão profundamente por mais que Deus cansou de se restringir. Talvez o coração de Deus estivesse dizendo: “Enoque você me ama com uma paixão tão pura e doce que não desejo mais dizer ‘não’ para você.  Vou responder sua oração e lhe mostrar a minha face. Suba!”.

É provável que ao se tornar mais próximo de Deus, Ele não o arrebate para o céu da mesma forma que fez com Enoque. Entretanto, Ele realmente deseja revelar a beleza de sua face a você. A medida que andarmos com Deus, Ele abrirá as Escrituras para nós através do Espírito de sabedoria e revelação e revelará a luz da glória que é encontrada nele.

Há outro aspecto acerca da ascensão de Enoque que é importante. Deus esperou que ele completasse 365 anos — e, então, o arrebatou. Como há 365 dias no ano, o período de vida de Enoque, em si, pode ser considerado como outra mensagem de Deus. Basicamente, Deus estava dizendo: “Desejo andar com os homens 365 dias por ano, não 364. Desejo andar com você hoje, o dia inteiro, todos os dias, o ano inteiro, pelo resto de sua vida na terra!”. Nossa! É espantoso considerar o fato de que o grande Deus do Universo tem um interesse tão grande por nós!

Quando andamos com Deus, entramos em dimensões onde Ele revela os segredos de seu Reino. Esses são os caminhos que os antigos percorreram antes de nós. Noé conhecia o segredo de andar com Deus (Gn 6.9), como fez Abraão (Gn 24.40). Através de Cristo, você pode explorar as gloriosas riquezas de conhecer a Deus como eles - e até mesmo em um grau maior, por causa do Espírito Santo que nos foi dado!

Deus deseja andar conosco antes de operar através de nós. Então Ele espera para agir até encontrar o homem ou a mulher certa através de quem possa operar. Para fazer uma colocação direta, Deus opera com seus amigos. Ele não decide o que deseja fazer e então começa a procurar alguém para usar. Ele procura um homem ou uma mulher e, quando encontra, decide como vai operar através da vida deles.

Deus não escolheu Noé porque desejava enviar uma inundação.  Deus teve a liberdade de enviar uma inundação, porque tinha encontrado um homem que andava com Ele. Deus sempre parte do princípio de, primeiramente, encontrar um amigo.

Quando Deus tem um Noé, pode enviar uma inundação. Quando Deus tem um José, pode dar a Faraó um sonho divino. Quando Deus tem um Moisés, pode planejar um livramento poderoso para o seu povo.  Quando Deus tem um Elias, pode enviar fogo do céu. Quando Deus tem um Samuel, pode testar o coração de Saul. Quando Deus tem um Jesus, pode salvar o mundo. Oh, amado irmão, aprenda definitivamente a andar com Deus!

Quando Deus tem um amigo, a atividade divina é acelerada. As coisas eram bem normais na Babilônia até Daniel aparecer. Mas agora que havia um homem na Babilônia que andava com Ele, Deus podería acelerar seus propósitos. Todos os tipos de coisas começaram a acontecer.

Nabucodonosor começou a receber sonhos divinos. Os homens foram preservados mesmo dentro de uma fornalha ardente. Nabucodonosor ficou louco por sete anos e, então, sua sanidade foi restaurada. A mão apareceu e escreveu na parede. Daniel teve livramento da boca dos leões.  Uma das revelações mais detalhadas sobre acontecimentos futuros foi registrada.  Todas essas coisas puderam acontecer porque Deus tinha Daniel que andava com Ele.

Quando Deus tem um vaso útil que foi preparado para fins honrosos, Ele usará aquele vaso. Para ilustrar, se você colocar um cortador de grama dirigível na minha garagem, prometo o seguinte — eu o usarei! Deus, da mesma forma, usará quem anda com Ele, mas está procurando especialmente três qualidades fundamentais: humildade, fidelidade e lealdade.  Ele deseja trabalhar com amigos que sejam leais a Ele independentemente de tudo.

Mesmo quando as circunstâncias sugerirem que Deus é injusto, seus verdadeiros amigos continuarão andando com Ele. Portanto, o Senhor testará nossa fidelidade. Quando provamos que somos seus amigos mesmo em meio a grandes calamidades da vida, nos tornamos qualificados como vasos úteis.

Jesus é o exemplo quintessência! de alguém que andou com Deus. Ele andou tão proximamente do Pai que sempre estava no Espírito, mesmo quando estava acordando de um sono profundo. Quando acabo de acordar, às vezes, estou mal-humorado ou ainda zonzo de sono. Mas quando os discípulos acordaram Jesus de um sono profundo, Ele acalmou a tempestade!  Que realização incrível! Ser despertado de um sono profundo e ficar instantaneamente no Espírito. Senhor, se eu acordar de forma parecida, com este andar profundo com você, então ficarei satisfeito!

Eis o segredo: o lugar secreto é onde desenvolvemos um relacionamento de andar com Deus. Devemos desenvolver uma história secreta com Deus antes de Ele nos dar uma história pública perante as pessoas. Ocultos no lugar secreto, aprendemos o que está procurando nos amigos e descobrimos como agradá-lo. Nossa câmara íntima com Ele torna-se nosso terreno de treinamento para uma vida arraigada e alicerçada em amor.

Jesus nos disse que confia os propósitos de seu Reino a seus amigos (Jo 15.15). Senhor, desejo ser seu amigo, seu confidente, leal até a morte. Desejo andar com você, falar com você, ouvi-lo, ouvir seu coração e participar de suas atividades neste momento tão importante da história humana.

Ensina-me, Senhor, a andar contigo!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.