Conhecendo a Deus e fazendo a sua vontade

Aula 8 - CRESCIMENTO NO ESPÍRITO

Aula 8

CONHECENDO A DEUS E FAZENDO A SUA VONTADE

Crescimento do Espírito

 

Durante toda a sua vida, haverá ocasiões que você terá vontade de reagir conforme suas experiências ou sua própria sabedoria. Mas que tal você tomar a seguinte diretriz: Ter sempre a Bíblia como referência? Ou seja, o Espírito Santo revelar a você como deves seguir?

 

Ao ler a Bíblia, procure observar a maneira como Deus fala e como Ele age. Então, tome suas decisões e avalie suas experiências à luz dos princípios bíblicos. Assim, não seria muito melhor?

Você sabia que Jesus fazia isso? Ele procurava observar onde o Pai estava, como Ele agia e se espelhava n’Ele.

 

Disse Jesus: ‘Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando.’ - João 5:1

 

Na leitura bíblica, observe a forma como Deus operava junto as pessoas, assim você poderá confiar que Ele vai agir da mesma maneira em sua vida e sua experiência será válida se for confirmada pela Bíblia.

Resumindo, nossas experiências não podem ser nossos guias. Cada experiência deve ser controlada e compreendida à luz da Palavra de Deus, porque o Deus revelado na Bíblia não muda.

 

A Bíblia é o seu guia

Lamentavelmente, os cristãos estão cada vez menos buscando orientação bíblica. As pessoas estão buscando soluções, programas e métodos mundanos que aparentam ser a resposta para os problemas espirituais. Mas, como discípulos de Cristo, não podemos abandonar a direção que encontramos na Bíblia. A Bíblia é o nosso guia de fé e prática.

 

Mas o que fazer para que a Palavra de Deus seja nosso guia? Entender se Deus é detalhista ou generalista nas Suas orientações?

Se quisermos saber a direção de Deus para nossas vidas, devemos ficar perto d’Ele a fim de ouvi-Lo e ter experiências com Ele. Você concorda?

Vejamos um exemplo:

 

Para Abrão, Ele foi muito claro sobre os Seus propósitos para a vida daquele homem (Abrão seria pai de uma grande nação). Quanto aos discípulos (Pedro, André, Tiago, João, Mateus etc.), Jesus não revelou muitos detalhes sobre a tarefa que haviam de cumprir. Ele disse apenas: “Sigam-me, e mostrarei o caminho a vocês.”

 

Mas, novamente questiono, qual será a vontade de Deus para a minha vida?

Será a pergunta correta?

Ou a pergunta deveria ser: Qual é o propósito de Deus para mim?

Bom, sabemos o que Deus fez, faz e fará à luz das Escrituras, então saberei o que devo fazer. A ênfase na verdade precisa ser colocada em Deus, e não em mim!

O melhor exemplo de como devemos agir vem do próprio Jesus. A abordagem de Jesus quanto a conhecer e realizar a vontade de Deus pode ser resumida em:

O Pai trabalha até agora;

Então, eu trabalho também;

Não faço nada por minha própria iniciativa;

Fico observando para ver o que o Pai está fazendo e faço aquilo que vejo o Pai fazer;

O Pai me ama;

Por isso confio em tudo que Ele me mostra que está fazendo.

 

Irmãos, esses exemplos não são apenas um método para conhecer e fazer a vontade de Deus. É uma descrição de um relacionamento de amor através do qual Deus realiza os seus propósitos.

 

Tudo se resume da seguinte maneira: Procure ver onde Deus está agindo, junte-se a Ele e serás feliz!

Foi ótimo passar este tempo com vocês! Até o próximo encontro!

 

Autora: Pra Valéria Feliciano.

 

 

Atividades de fixação

 

❶ Durante toda vida reagimos conforme a nossa vontade, nossa sabedoria, mas cristão segue uma única Palavra para ser cuidado pela trindade, qual o nome do livro que é nosso apoio? 

❷ Sabemos que Deus, fez, faz e fará a luz das escrituras, então como devemos fazer a vontade de Deus?

❸ Nas escrituras diz que Deus nunca para de trabalhar, e Jesus deixa claro em um versículo escrito no texto, qual?

❹ Nossas experiências não podem ser nossos guias, cada referência deve ser controlada e compreendida a luz da Palavra de Deus. Com essa afirmação assinale a resposta correta.

(    ) A Palavra de Deus revelada na bíblia muda.

(    ) A Palavra de Deus revelada na bíblia não muda.

 

❺ O melhor exemplo de como devemos agir vem do próprio Jesus. A abordagem de Jesus quanto a conhecer e realizar a vontade de Deus pode ser resumida em:

Assinale a resposta incorreta.

(     ) O Pai trabalha; eu trabalho;

(     ) O Pai ama; eu amo o próximo;

(    ) O cuida; não preciso cuidar.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.