:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 11/12/2020
Salmo 11 (leia o salmo no final do post)
Olá,
Bom Dia!
Amado, quando tudo vai bem e a aparente segurança está estabelecida, é fácil confiar no Senhor e seguir Sua vontade. Mas, quando aparecem problemas e a situação fica difícil, há uma forte tentação para abandonar as soluções de Deus e procurar nossas próprias soluções.
O Salmo 11 foi escrito num período difícil da vida de Davi. Saul caçava-o implacavelmente. Intrigas políticos para todos os lados. UM certo caos havia se instaurado.
Quero crer que amigos bem intencionados, vendo seu apuro, encorajaram-no a inventar seu próprio modo de resolver o problema.
Eles aconselharam: "Fuja, como um pássaro, para os montes". O modo de Deus não dará certo; você tem que arquitetar o seu próprio plano.
Esses amigos tinham seu foco no problema; o foco eram no plano terrestre (o poder, a injustiça e a traição dos homens - vv2-3), onde os homens se debatem para solucionar seus problemas, daí o conselho: "Fuja... para os montes".
A resposta de Davi focalizou no Senhor; no plano espiritual. Então ele transforma o conselho numa indagação: "No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes”?" (v1).
Ele fez seis afirmações porque não podia dar uma solução terrena:
1. "O Senhor está no Seu santo templo" (v4) - o templo é era símbolo da presença de Deus entre os homens.
2. "O Senhor tem o Seu trono nos céus" (v4) - Deus não só está entre nós, como Seu Trono está no céu, ele é incorruptível e não pode ser subornado; Deus está no comando não só na terra, mas desde o céu..
3. "Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens" (v4) - Os olhos do Senhor estão alertas. Ele sabe exatamente o que está acontecendo. E não só isso; como um médico nos conhece por dentro e por fora.
4. "O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia" (v5) - o Senhor experimenta tanto o justo como o ímpio. As crises da vida são testes de nossa confiança na vontade do Senhor.
5. "Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão" (v6) - O Senhor odeia os que praticam impiedade. Ele os pune.
6. "Pois o Senhor é justo, e ama a justiça" (v7) - o Senhor ama os justos. Aqueles que se mantêm fiéis permanecerão na presença do Senhor, pois "os retos verão a sua face" (v7).
Em situações difíceis muitos são os amigos a nos aconselharem a procurar nosso próprio modo e ignorar os mandamentos de Deus.
Então pergunto: As crises da vida abalarão nossa fé no Senhor? Ou Faremos dele nosso refúgio?
Que Deus nos ajude a nunca fugir para nosso monte, mas sempre confiar nEle.
Ore assim hoje:
"O Senhor está no Seu santo templo;
o Senhor tem o Seu trono nos céus"
como fugirei para monte?
Deus não está lá. Irei para o Seu templo;
lugar da Sua presença."
Tenha um bom dia!
Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu
----------------------------------------
Versão NVI - Nova Versão Internacional
Salmos 11
1 No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"?
2 Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.
3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?
4 O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.
5 O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.
6 Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.
7 Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.
Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil
(22) 27318425
campos@ibatitude.com