Como Nasceu a EBD?

:: #VemSerIgreja
Publicado em 04/01/2021

O movimento Religioso que nos deu a Escola Bíblica Dominical, como temos hoje, começou em 1780, na cidade  de Glaucester no Sul da Inglaterra.

O fundador foi o jornalista evangélico (episcopal) Roberto Raikes de 44 anos, redator do “Glaucester Journal”. Raikes foi inspirado a fundar a Escola Dominical ao sentir paixão pelas crianças de sua cidade, perambulando pelas ruas entregues a ociosidade, ao abandono e ao vício, sem qualquer orientação espiritual.  Ele pensou no futuro daquelas  crianças e decidiu fazer algo ao seu favor, a fim de que mais tarde  também não fossem para a cadeia.

Procurava as crianças em plena rua e as conduzia ao local da reunião, fazendo-lhes apelos para que todos os domingos estivessem ali reunidas.

O início do trabalho não foi fácil, o ensino das escrituras consistia sempre da leitura e recitação.  Em seguida teve início a prática de comentar os versículos que eram lidos; muito depois é que surgiu a Revista  da Escola Dominical com lições seguidas e apropriadas.

Foi assim o começo da Escola Bíblica Dominical, o começo de um dos mais poderosos movimentos da história da Igreja.

Extraído do livro “A Escola Dominical”
de Antônio Gilberto.