Aprenda -> Mude -> Cresça

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 013 • 2021
Publicado em 15/01/2021

Naturalmente, você quer ser um líder melhor, mas apenas intenção, claro, não vai te levar até lá.
Queria que fosse fácil assim, mas não é.

Lideres excelente, com já vimos, são intencionais: agem com intenção, mas não se permitem viver de boas intensões.  Eles transformam intensões em ações.

Grandes líderes quase sempre se tornam excelentes por causa do que aprenderam a fazer, não pelo que fazem naturalmente.
Mesmo se você tenha habilidades naturais, para fazer e lidar com as mais diversas situações, a vida tem revezes e, francamente, o pecado insiste atravessar o caminho.
Foi o que aconteceu com Davi, quando ele podia continuar crescendo na sua liderança, o pecado da "auto permissão" atravessou o caminho dele.  Ele não foi a guerra e o pecado o venceu (2º Samuel 11).

Quando acontecem os reveses ou quando o pecado atravessa o caminho, grandes líderes usam esses contratempos como uma oportunidade para aprender, mudar e crescer e não se permitirão continuar insistindo em atitudes que não trarão resultados e não se permitirão dá desculpas.

Líderes excelente não se justificam, eles fazem o que é justo.

Veja a atitude de Davi depois que foi confrontado em seu pecado, 2º Samuel 12.13:
Então Davi disse a Natã:
“Pequei contra o Senhor!”
E Natã respondeu:
“O Senhor perdoou o seu pecado.
Você não morrerá.""

Houve consequências, o menino morreria (v14), mas Davi continua o seu processo de crescimento: ele se humilha, clama (v16), Deus não lhe atendeu (vv18-19), mas Davi continua crescendo.  Ele se apluma nas emoções, vai ao templo adorar (vv20-23), e vai cuidar, consolar e amar sua esposa e Deus lhe recompensa com um outro filho (v24).

Um líder se tornam excelente, quando têm um coração excelente.  Um coração ensinável.
O pecado atravessou para destruir Davi, mas como tinha um coração ensinável, Davi cresceu como pessoa, como crente e como líder.

Provérbios 28.13 diz:
"Quem camufla suas faltas
jamais alcançará o sucesso,
mas quem as reconhece,
confessa e abandona,
recebe toda a compaixão de Deus!"

Lembre-se: Ninguém nasce pronto!, mas grandes líderes quase sempre se tornam excelentes por causa do que aprenderam a fazer, então:
- APRENDA com a vida.
- MUDE para viver o melhor que a vida pode te oferecer.
- CRESÇA para abrir novas oportunidades na vida.

Do seu pastor,