:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 027 • 2021
Publicado em 26/01/2021
Nem sempre é fácil manter o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e ministerial. Logo, esse é o grande desafiado nestes últimos tempos, já que estamos trabalhando em home office e acabamos por misturar aspectos de “casa”, “trabalho” e igreja.
.
Na busca de desenvolver muitas tarefas simultaneamente, o dia chega ao fim e nem sempre a lista de tarefas foi cumprida. Isso, claro, alimenta ainda mais o cansaço, gera estresse e ficamos com a sensação de entramos em um círculo vicioso.
.
Fizemos um curso, Eu e Vívian, sobre gestão de tempo e pessoas, em que o palestrante tratando sobre um assunto parecido, narrou o depoimento de Ted Bengermino, um jovem oficial do exército que exercia uma função bastante desgastante para suas emoções: era o responsável por catalogar os mortos, feridos e hospitalizados, além de reunir os pertences desses e enviá-los às famílias.
.
Após algum tempo de serviço, ele estava em frangalhos: emagreceu, não dormia direito e num quadro depressivo.
.
Bengermino conta que as preocupações consumia seus pensamentos, que o deixava inquieto quanto ao trabalho que realizava, com medo de cometer algum erro; começou a achar que não resistiria e sobre quanto tempo ainda conseguiria aguentar.
.
Acabou sendo dispensado e, ao consultar-se com um médico, recebeu um conselho que mudaria para sempre sua vida: “um grão de areia de cada vez… Uma tarefa de cada vez”.
Disse-lhe o médico: “quero que você pense na sua vida como se fosse uma ampulheta. Você sabe que há milhares de grãos de areia no alto da ampulheta e que eles passam lenta e regularmente pelo estreito canal que há no meio. Nada que você e eu pudéssemos tentar faria com que mais de um grão passasse pelo canal sem estragar a ampulheta. Começamos, pela manhã, tendo centenas de afazeres, mas, se não tomarmos um de cada vez e não os deixarmos passar, lenta e regularmente através do dia, como os grãos de areia passam pelo canal da ampulheta, então, estamos destinados a romper a nossa própria estrutura física e mental”.
.
O que está bem claro no conselho do médico: realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo é o mesmo que forçar o canal da ampulheta a passar mais de um grão de areia por vez. E, isso pode nos custar, inclusive, desgastes tanto físicos quanto mentais.
.
Como disse Jesus: "basta cada dia seu mal" (Mateus 6.34)
.
Não podemos fazer tudo de uma vez, mas tudo que fizermos, devemos fazer de uma vez!
Concentre-se em cada coisa por vez, e ao pegar para fazer, faço-o de um vez.
.
Então, lembre-se:
“um grão de areia de cada vez… Uma tarefa de cada vez”.
.
Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu
Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil
(22) 27318425
campos@ibatitude.com