Como saber com quem Deus quer que você se case?

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 30/01/2021

"Não é bom que o homem esteja só" (Gênesis2.18)

Férias terminando, espero que tenha curtido bastante e tenho certeza que você viu muita gente bonita e seu coração pode estar acelarado por uma pessoa específica.
Sei que você não deve estar pensando em casamento agora, mas, se essa pessoa for de Deus para sua vida?
Afinal você consegue detectar a pessoa de Deus para você?
Como saber com quem Deus quer que você se case?
Em algumas partes do mundo, algumas pessoas infelizmente podem não ter escolha sobre a pessoa com quem se casarão e podem até mesmo ser forçados pela família ou pela sociedade a se casar contra sua vontade.

Confesso que sou tentado a gostar dessa ideia de eu mesmo escolher as esposas dos meus 3 filhos, no entanto, se Deus os abençoou com o privilégio de escolher serem salvos ou não, isso também se aplica ao direito de escolha de com quem se casarão, é de responsabilidade deles tomarem uma boa decisão na escolha da pessoa que estará ao lado de cada um deles por toda vida.
A sua primeira responsabilidade, como cristão, é buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça (Mateus 6.33), e depois que casar, para o resto de sua vida o seu marido ou sua esposa provavelmente será a influência mais significativa em sua caminhada com Jesus.
Deus só tem algumas regras básicas para nós sobre com quem podemos nos casar.
A) O casamento é entre um homem e uma mulher (Gênesis 2.24)
"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne."
B) O casamento é entre pessoas livres (não casadas) (Mateus 5.28)
"Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração."
C) Não Priorize a atração Física (Provérbios 31.20)
"A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada."
D) A regra final de Deus é que os cristãos só podem se casar com outros cristãos
(2ª Coríntios 6.14)

"Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?"
Enquanto permanecermos dentro dessas regras, Deus nos dará a liberdade de casar com quem quisermos!
No entanto, como em qualquer decisão, não tome uma decisão sem orar a Deus pedindo sabedoria (Tiago 1.5) e receber conselhos de outras pessoas (Provérbios 15.22) em especial nesse caso dos pais (Provérbios 6.20-29; Provérbios 1) e de seu pastor.
Como última orientação, antes de encontrar a pessoa certa, APRONTE-SE PARA SER a pessoa certa quando você encontrar a pessoa com quem você vai casar.  Na maioria das vezes, os grandes problemas e tensões no relacionamento, surge do "meu eu" exigente e impositor.  Você casou não só para ser feliz, mas para fazer a outra feliz.  O casamento só será abençoado e feliz se for construído com base no companheirismo (Eclesiastes 4.9-12) .

Reflita!  Do seu pastor,

.Viva - Ame - Sirva