Amizade sem atrito?

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 30/01/2021

Relacionar-se com pessoas é sempre algo potencialmente atritante por um simples motivo: cada pessoa é um mundo, e relacionar-se, nesse sentido, são nada mais do que dois mundos tentando se abraçar, num abraço que não se encaixa perfeitamente, embora pode ser muito confortador e prazeroso.
Soma-se a isso, que dependendo do momento do outro, o abraço que estava confortante, passa a ficar desconfortante.
.
Muitos fatores podem ser responsáveis por instabilidade em uma amizade: distância física, distância emocional, gostos diferentes, indisponibilidade constante, sensação de unilateralidade, cobranças, brigas e por aí vai.
.
O certo é que cada pessoa traz consigo um mundo de possiblidades, e desejar ter sempre momentos bons sem atritos é um ótimo desejo, outra é isso ser capaz o tempo todo.

.
A ideia de amigo para alguns é aquela pessoa que convive tão bem com agente que não existe atrito.
.
Porém a Bíblia vai em outra direção quando diz que "assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro" (Provérbios 27.17).
.
Se a proposta de amizade é ajudar o outro a ser melhor, é estranho à ideia de ajudar crescer, conviver com 'amigos" que por omissão ou por vantagem evitam os atritos gerados pela convivência verdadeira.
.
Sei que devo evitar conflitos desnecessários, outra é "criar" um ambiente de falsa "boa convivência" (ausência de atrito) por que tenho muito a perder ou ganhar.
.
A Bíblia diz também que "há amigo mais chegado que irmão" (Provérbios 18.24), porém quanto mais amigos somos, mais conhecemos o outro e mais possiblidades de surgirem atritos existirão.
.
Jesus tinha atritos constantes com seus discípulos, e afiou tanto o seu relacionamento com eles, que disse-lhes: "Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido" (João 15.15).
.
O que Jesus tinha para dizer eram coisas difíceis, que confrontava a vida e o caráter de cada um.  Mas ele disse (com amor e sinceridade), e por isso ele avançou no relacionamento - de servos para amigos.  Antes os havia desafiados: "vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno" (João 15.14).
.
Pedro foi tão confrontado, que o teste final, foi ele ser sincero no seu relacionamento com Jesus: "Pedro, você Me ama?" (João 21.14-17).
.
Ser amigo é ser capaz de ajudar ao outro a ser cada dida melhor, a ponto de estar pronto a perder a amizade.  Mas aprendi na prática, que amizade verdadeira não se perde, se estreita.
.
Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.