Por que Responder O Que Ninguém Perguntou?

:: Pr. Eliézer Abreu •  Insight 043 • 2021
Publicado em 13/02/2021

"E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, (...) Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão" (Mateus 3.1,5).

Esse texto nos mostra as pessoas de Jerusalém indo ter com João no deserto da Judéia.
Ora, Jerusalém era o centro da fé judaica. Era o lugar acerca do qual todos os judeus se orgulhavam. Além disso, Jerusalém era o local onde estava situado o templo com toda a sua liturgia, ritual e aparatos. E era dentro desse templo que todas as atividades religiosas eram praticadas.
Acontece, porém, que mesmo podendo usufruir de tudo isso, as pessoas saíam de Jerusalém para irem ouvir um homem pregando sem nenhum aparato em um deserto.
.
Bem, mas porque as pessoas faziam isso?
.
Certamente elas agiam assim porque haviam descoberto algo no deserto que ainda não tinham encontrado em Jerusalém: RELEVÂNCIA.
.
Ter um lindo templo, boa música, boas mensagens, escola bíblica, redes para todas as faixas etárias, células (e segue a lista) são marcas de uma igreja relevante?  Não.  Tudo isso é meio pelos quais podemos tornar a igreja relevante.


O mesmo se aplica a uma empresa, família ou a uma pessoa.

Ter tudo que possa te oferecer oportunidades para fazer diferença, não é o mesmo que fazer a diferença.  Muito tem todas as condições de serem relevantes na sociedade e em casa, mas não o são.


Assim acontece com muitas igrejas, elas estão estruturadas com todos os recursos necessários para serem relevantes mas não conseguem ter relevância.


Antigamente, responderíamos que uma igreja para ser relevante, bastava ser centralizada na Palavra.  Mas o que percebemos que não está funcionado mais.
Quanto as famílias, dizia-se que devíamos manter diálogo aberto entre os cônjuges e filhos, mas também me parece que não está funcionando.

Mas,... Por que? ....

Vamos encontrar a resposta, respondendo a primeiro pergunta feita no post:
Bem, mas porque as pessoas faziam isso?
Porque elas deixavam o Templo de Jerusalém, projetada no mínimo detalhes para oferecer uma relação profunda com Deus, e iam para o deserto para apenas ver e ouvir um homem?


Pelo simples fato de que os líderes religiosos de Jerusalém e boa parte das igrejas hoje: estão tentando responder perguntas que ninguém fez.
.
Deixamos surgir uma lacuna entre a Palavra Viva e as necessidades das pessoas.
.
Você pode me  dizer: "Mas as pessoas precisam de salvação.  É só pregar a Palavra."
Termos a Palavra de Deus não será suficiente se não tivermos uma forma de respondermos as necessidades profundas das pessoas.
.
Jesus diz que o Espírito os convenceria.  Por que ele precisaria convencê-los de algo que eles precisavam?  Pelo simples fato de não saberem que precisam.
Muitos tem tudo para serem felizes, mas não sabem como usar o que tem para alcançar a felicidade.  Assim é também com uma igreja e uma família. 
.
Lideres e pais relevantes são aqueles que respondem as mais profundas ansiedades dos seus membros.
Muitos ensinamentos são fiéis a Palavra e profundos em seu conteúdo, mas sem significado para as pessoas.
.
João estava dando respostas aos anseios de todo Israelita: como ser salvo.  Jesus veio fazendo a mesma coisa.  Os apóstolos também,  A igreja primitiva também.  E nós temos que fazer o mesmo.
.
Mas cada geração terá que encontrar o caminho para dar esta resposta.
Por que Continuar Respondendo O Que Ninguém Perguntou?
.
Talvez tenhamos que deixar nossa "zona de conforto" e irmos ao deserto ministrar, se esse for o meio para sermos relevantes.
.
"E Davi serviu a SUA GERAÇÃO" (Atos 13.36).  Continua no próximo post...
.
Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.