Dar desculpas ou fazer progressos?

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 041 • 2021
Publicado em 11/02/2021

E Deus perguntou: "Quem disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?" Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". O Senhor Deus perguntou então à mu­lher: "Que foi que você fez?"
Respondeu a mulher: "A serpente me en­ganou, e eu comi".
Gênesis 3.11-13
Você conhece essa passagem bíblica.  Quando Adão e Eva pecaram, por desobediência, procuraram desculpas para oferecer a Deus, e encontraram.
Acredite: se você procurar desculpas você vai encontrar, mas não deve usá-las.
Somos tendenciosos a encontrar desculpas.
Há sempre razões para não fazer alguma coisa:  "agora não é o momento.  Estou indeciso.  Não Sou capaz."
Lembre-se: sempre haverá algo mostrando que as condições NÃO ESTÃO favoráveis, mas elas NÃO SERÃO desfavoráveis para sempre.
Entendo que agora essas desculpas são tão reais e atraentes, mas avance unn dois, cinco anos a frente, onde essas desculpas te levarão?
Dialogue com o seu futuro e diga a ele porque você não agiu e não fez o que deveria ser feito.

Pense comigo se realmente vale a pena dar desculpas.
Pode ter certeza, no futuro suas desculpas não parecerão tão atraentes como parecem hoje.
Entendo que você tenha "medo", por se achar incapaz e sem recursos suficientes para fazer algo.  Mas pode crer, desculpar-se não é o caminho.
Quando Deus lhe dá uma direção a seguir, Ele quer cooperAÇÃO e não desculpas.
Ele proverá o que for necessário.
A história do chamado de Moisés para conduzir o povo de Israel para fora do Egito ilustra essa verdade.
“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloquente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Êxodo 4.10-12).
Você pode desculpar-se ou obedecer.
Você pode arranjar desculpas ou você pode avançar.  As duas não!  Qual você vai optar?
Então o que você vai fazer hoje?
Dar desculpas ou fazer progressos?
Se hoje o Espírito lhe impulsiona, esteja com o coração aberto e pronto para obedecer indo em frente.
Do seu pastor,