Busque Mais Informações • Parte II

:: Pr. Eliézer Abreu •  Insight 051 • 2021
Publicado em 26/02/2021

Continuando o post "Não Existem Culpados, mas Parceria!" - PARTE II
"Não é bom ter zelo sem conhecimento,
nem ser precipitado e perder o caminho."
Provérbios 19.2
Sempre veremos algo que nos incomoda e não está bom para nós.  Isso não é ruim, pois para melhorar é preciso haver um incômodo, mas quando respondemos de forma inadequada a algo que não está bom, podemos:
- atrapalhar nossa família e ministério;
- machucar pessoas, e não importa se as amamos ou não, pessoas são pessoas;
- gerar bloqueios e impedimentos nos relacionamentos e desenvolvimento da família ou do ministério.
Para evitar que isso aconteça quero propor algumas posturas, que começo a listar neste primeiro post.
1- Não Deixe de Assumir Suas Responsabilidades (vimos no post anterior)
2- Não Falhe em Obter um Diagnóstico Adequado
Só porque você vê o problema, não significa que você o entende.

Já me surpreendi com isso mais do que algumas vezes: Pensar que entendo o problema e realmente entender o problema geralmente são duas coisas diferentes.

Às vezes, tudo o que falta entre a observação e o diagnóstico correto são mais informações.
A imagem do post mostra essa realidade.  Se você vê só a imagem da esquerda, você pensa que a mãe está devorando o próprio filhote, mas quando olhamos por outro ângulo, percebemos que ela  está protegendo-o, levando-o seguramente em sua boca.
O com caminho para ter uma visão melhor dos fatos e não ser precipitado é dialogar.

Depois, busque conselhos com pessoas maduras e que vive a mesma realidade sua.   Não adianta perguntar ao açougueiro como se faz bainha numa calça.  A menos que o açougueiro também seja também um costureiro, você já sabe que os conselhos dele não irão servir muito para que sua calça tem uma bainha descente.

E por último, pensar sempre mais um pouco (leia o post Pense Até Ser Suficiente), sem postergar a tomada de decisão, é claro (leia o post Ponha As Palavras para Andar).
Busque mais informações!  Não seja precipitado!  Obtenha um diagnóstico adequado da situação.
Como alguém já disse: Conclusões precipitadas...decisões equivocadas.
Continua no próximo post...

Do seu pastor,