Lição 02 • Módulo III
Publicado em 07/03/2021
LINK DO QUIZ
http://bit.ly/VemSerIgreja-EBD-QUIZ-L2-M3
ESTUDO CRONOLÓGICO DO NOVO TESTAMENTO
1ª Parte - A VIDA DE NOSSO SENHOR
Período 5 aC até 29 dC
A humanidade estava preste a testemunhar o maior nascimento da história, que foi do verbo que se faria carne e habitaria entre nós. O evangelista João em sua introdução apresenta uma abordagem muito interessante sobre o Deus encarnado. A Palavra Tornou-se Carne.
1No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. 2Ele estava com Deus no princípio. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. 4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. 5A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (NVI)
1No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; 5e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (ARC)
1. Anúncio a Zacarias acerca de João (Lc 1.5-25)
1.1. O anjo Gabriel (v19)
Teofania é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa.
A expressão tem sua etimologia enraizada na língua grega: "theopháneia" ou "theophanía". O termo é uma palavra composta por dois vocábulos gregos: "Théos" - Deus e "phanei" - aparecer.
1.2. João, o que veio preparar o caminho para Jesus (v17)
João advertiu os fariseus e os saduceus: "Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo" (Mateus 3.10).
Multidões escutavam o apelo de João: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mateus 3.2). Os que atendiam ao chamado e se arrependiam se tornavam um povo preparado produzindo "frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3.8).
Muitos foram batizados por João no rio Jordão. Uma geração de víboras rejeitou a mensagem, ao passo que outros permitiram que o mensageiro de Deus os preparasse.
2. Anúncio a Maria acerca de Jesus Cristo (Lucas 1.26-38)
2.1. Maria e José eram da cidade de Nazaré, por isso Jesus Cristo é chamado de Nazareno.
2.2. Mais uma teofania (v26)
2.3. Maria aceita a missão sem questionar (v38)
3. O cântico de Isabel para Maria (Lucas 1.39-56)
Canção: minh’alma engrandece ao Senhor (Marcia Veloso)
4. Nascimento e infância de João Batista (Lucas 1.57-80)
Zacarias volta a falar.
A missão de João Batista é anunciada (Lc 1.76-80)
76“E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, 77para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados, 78por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, 79para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.
5. Um anjo anuncia a José a vinda do Messias (Mateus 1.18-24)
Ordem dos fatos - Lucas 1. 30-56:
Maria fica sabendo da gravidez - vv30-31
José não sabe - v34
Visita Isabel - v39- 40
Maria, 3 meses na casa Isabel - v56
Após a visita ao Casal Zacarias e Isabel, o anjo enfim anuncia ao José a GRAVIDEZ de Maria Mateus 1. 18-24
A profecia se cumprindo (Isaías 7.14): “Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel”
Autores:
:: Pr. Gilberto Martins
|
|
:: Pb. Ivan Pisani |
|
:: Leandro Rangel
|
Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil
(22) 27318425
campos@ibatitude.com