Generosidade: um Presente!

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 15/03/2021

"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Jeremias 17.7-8
.
O livro de 1º Reis 17-18 do Antigo Testamento relata a história de uma viúva e seu filho, uma família tão empobrecida, ao ponto de terem somente farinha e óleo suficientes para apenas mais uma refeição.  Eles estavam se preparando para comer sua última refeição e depois morrer. 
.
O profeta Elias está na cidade naquele dia, visitando a região atingida pela seca, e ele pede a esta pobre mulher um pouco de pão e água. A princípio, a mulher garante ao profeta que não tem comida suficiente para alimentar os três, mas ele diz a ela para fazer primeiro um pão para ele e depois assasse um para ela e seu filho.
.
Ele a encoraja, dizendo-a para não ter medo e prometendo-a que Deus não deixaria que o azeite ou a farinha acabem antes quando término da seca.
Na fé, a viúva obedece à palavra do profeta e descobre que ela realmente tinha farinha e óleo suficientes para alimentá-los todos. Além disso, tanto seu pote de farinha quanto seu jarro de óleo ficaram cheios até que as chuvas voltaram e a seca terminou.
.
Ela e seu filho experimentaram a vida abundante que Deus está pronto para nos dar quando escolhemos dar um passo com fé e compartilhe o que Ele nos deu.
.
Este padrão de generosidade sacrificial e cheio de fé está em conflito direto com a nossa cultura.
.
No texto do início o post, o profeta Jeremias descreve o que acontece quando nos concentramos na fidelidade de Deus:
...não temerá...
...não ficará ansiosa...
...nem deixará de dar fruto...
.
Aqui está o conflito: nós acreditamos no mito de que devemos ser independentes, garantido nossa própria sobrevivência.
Também acreditamos que somos responsáveis ​​por nosso próprio sucesso e temos o direito de manter e usar esse sucesso para atender aos nossos desejos e o que precisamos.
.
Porém, como seguidores de Cristo, somos ensinados a entender que não ganhamos nem merecemos tudo o que temos, mas tudo é um presente da graça de Deus. Devemos reconhecer que somos mordomos e que tudo o que temos pertence a Deus e se destina a ser investido no crescimento de Seu reino.
.
Portanto, a generosidade abraça uma compreensão bíblica de mordomia construída sobre três verdades chave:

• Deus é o dono de tudo.
Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.
1º Crônicas 29.11

• O que temos nos foi dado por Deus.
A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.
1º Crônicas 29.12

• Os recursos que possuímos são bens a serem investidos no reino.
Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?
Lucas 16.11
.
Generosidade é a expressão mais completa da vida de um mordomo, que é um presente a ser usado com sabedoria para trazer Glória a Deus.

.

Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.