O Nascimento de Jesus - parte 2 • Leandro Rangel

link do quiz https://wordwall.net/resource/12618088

ESTUDO CRONOLÓGICO DO NOVO TESTAMENTO

1ª Parte - A VIDA DE NOSSO SENHOR

Período 5a.C. até 29 d.C.

1. A visita dos magos (Mt 2.1-12)

Somente Mateus cita esta visita. Não há confirmação de serem 3 magos, mas sim 3 presentes. Alguns supõe com isso que seriam 3 reis magos.

Os reis são chamados de “Magos” não porque fossem expertos na magia, mas porque tinham grande conhecimento da astrologia. De fato, entres os persas, se dizia “Mago” aqueles que os judeus chamavam “escribas”, os gregos “filósofos” e os latinos “sábios”.

Isaías 9 é um relato sobre a vinda do Messias. Podemos pensar que esses homens estavam “procurando” algo grandioso. Os presentes passam a idéia de que era UM REI que estava chegando no meio dos homens. Falar do Slide (tem algum erro nesse Slide??) Reler Mt 2.11 (Ao entrarem na casa).

Ler v5 Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. Miquéias 5.2

Ouro significava ser REI

Incenso significava ser Sacerdote

Mirra significava Ressurreição  ler Isaías 60.6

2. Fuga para o Egito e morte de Herodes, o grande (Mt 2.13-19)

No Egito, Faraó, tentou matar os meninos israelitas. Seria a morte de Moisé (libertador)

Num ato de vingança contra a execução de toda a Casa Real de Acabe, Atália mandou assassinar todos os membros da Casa Real de Davi e assumiu o trono de Judá. Mas, Jeoseba, filha de Jorão de Judá, falecido marido de Atália, escondeu o herdeiro do trono Joás, filho de Acazias, que tinha um ano de idade. Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho estava morto, mandou matar toda a família real. 2 Reis 11.1 (Joás foi salvo) POR UM FIO.

A linhaguem de DAVI sempre foi ameaçada para que não se cumprisse a promessa de Deus. E agora o menino Jesus nasceu e o monarca Herodes vai tentar acabar com a vida do Messias.

Deus conduzindo a história.

Possivelmente Mateus no versículo 15 está se referindo a Os 11.1. "Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Oséias 11:1

O profeta Jeremias é citado por Mateus (v18).

3. Do Egito para Nazaré (Mt 2.21-23; Lc 2.39)

Por que Jesus é chamado nazareno se ele nasceu em Belém da Judéia?

De fato Jesus nasceu em Belém (Mateus 2,1; Lucas 2,4), a cerca de 100 quilômetros de Nazaré. Porém, como sublinha a narração evangélica (veja Lucas 2), José era de Nazaré  e, por causa de um censo, encontrava-se, com Maria, em Belém, quando Jesus nasceu.

4. A infância em Nazaré (Lc 2.40) Por que José ao retornar vai para Nazaré? Lucas 2.4

Temos algumas notícias sobre a infância de Jesus somente nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Os outros dois não dizem praticamente nada sobre Jesus criança. Marcos fala da pregação de João Batista e, logo em seguida, descreve o batismo e as tentações de Jesus. João também não diz nada e, depois do capítulo sobre o Verbo e o anúncio de João Batista, começa já falando dos primeiros discípulos.

Mateus, no primeiro capítulo, fala da ascendência de Jesus. Depois descreve como José assume a paternidade do menino. No capítulo segundo conta que, depois de ter nascido em Belém, o menino recebeu a visita dos reis magos. Em seguida, para escapar de Herodes, a família foge para o Egito. Voltando do Egito, segundo Mateus, Jesus se estabelece em Nazaré. A partir do capítulo 3 o primeiro evangelho narra a atividade pública de Cristo, já adulto.

Lucas é o evangelista que dá maiores detalhes sobre a infância do Messias. Fala da anunciação do anjo a Maria, da sua visita à prima Isabel e dos primeiros passos do primo João Batista. No capítulo segundo, embora não mencionando os reis magos e nem a fuga para o Egito, conta detalhes do nascimento em Belém, da falta de lugares onde Maria pudesse dar à luz, dos pastores que se aproximam da manjedoura para dar glória a Deus. Lucas narra ainda a circuncisão do menino e a sua apresentação ao Templo, notando como os pais de Jesus cumpriram todas as prescrições da Lei presente no Antigo Testamento. É também Lucas que, na ocasião da apresentação ao templo, descreve o encontro da sagrada família com o velho Simeão e com a profetisa Ana.

Depois desse episódio Lucas diz: Voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. E o menino crescia, tornava-se robusto, enchia-se de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele (Lucas 2,39-40).

Além disso, o único episódio descrito a mais é aquele que aconteceu quando Jesus tinha 12 anos. Os pais de Jesus faziam uma peregrinação anual a Jerusalém, durante a festa da Páscoa. Jerusalém está a cerca de 180 quilômetros de Nazaré. Quando Jesus tinha 12 anos, durante a peregrinação, ele se perdeu. Finalmente os pais, depois de 3 dias, encontraram o menino no Templo, no meio dos doutores, escutando-os e interrogando-os.

Após esse episódio, antes de começar a narração do ministério de Jesus, Lucas 2,51-52 diz: Desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens.

5. Jesus vai a Jerusalém aos 12 anos (Lc 2.41-50)

6. Mais 18 anos vividos em Nazaré (Lc 2.51)

7. Alguns acontecimentos

7.1.  Nascimento de Saulo (futuro apóstolo Paulo)

7.2.  Cesar Augusto morre e Tibério começa a reinar.

19 de agosto de 14 a.C.

Conclusão

Jesus foi um menino como os demais judeus e por isso aprendeu também a profissão do pai. Já cedo teve oportunidade de estar em Jerusalém e no Templo conversava com os doutores da lei impressionando-os.

Os pais de hoje tem preocupação em ensinar seus filhos no caminho em que devem andar?

Autores:

:: Pr. Gilberto Martins