Por que o momento atual me parece ser o próprio futuro?

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 055 • 2021
Publicado em 30/03/2021

"Há tempo
para todo 'novo' propósito
debaixo de céu"
Eclesiastes 3
Fico me perguntando: quando tudo isso vai acabar?
Essa pandemia que gera crises e instabilidades há mais de um ano e parece que vão durar mais algumas semanas, meses e quem sabe ano.
2021 deveria nos fazer um favor: fornecer alívio, mas não, 2021 tende ser mais desafiador.
A única coisa familiar, diante de nossos olhos, são as paredes e móveis da casa.  O restante parece que mexeram nas peças de nossas vidas.
Quando isso vai acabar?
Acho que não vai: esse parece ser o nosso futuro!
Em março de 2020 parecia apenas uma corrida que nos permitirmos entrar, mas agora em março de 2021, nos demos conta que não há linha de chegada, pelo menos, à vista de nossos olhos.
Pastor está tentando me desanimar, desesperar?
Não!  Quero abrir nossos olhos para um novo tempo, pois parece que o normal antigo já foi mesmo!
Estamos vivendo um novo tempo!
Após um ano de pandemia, em vez de ver as coisas voltarem ao normal, o que obtivemos foi uma rápida aceleração no futuro.
É hora de novas estratégias e planos.
E esperar que as coisas voltem ao normal, é a pior estratégia, pois estamos vendo o normal sair de cena e dar lugar ao novo.
O que proponho é ao invés de ficar discutindo se o mundo mudou, quero compartilhar o que tenho aprendido nestes novos tempos.
O que preciso fazer para avançar com minha família e com minha igreja.
1. Não Negue que é Preciso mudar.  Aceite a Necessidade de Mudanças.
Por mais tentador que seja negar a realidade, negar a realidade não muda a realidade.
Mudanças acontecem em todas as gerações e estão acontecendo agora mesmo em nosso tempo.
Aceitar isso é o primeiro passo para avançar para novos caminhos e recursos para a família e para a igreja alcançar mais pessoas.
2. Não Veja Obstáculos, Veja Oportunidades.
É difícil ver tudo o que você passou anos construindo ser jogado por terra.
Mas, em vez de se concentrar nos obstáculos, passe a se concentrar nas oportunidades.
Que novas oportunidade essa crise pandêmica está te oferecendo?
3. Não Perpetue Métodos, Mas A Sua Missão
O que você quer manter um emprego ou abençoar sua casa e igreja?
Se você quer manter um emprego a qualquer custo, então você está preso a métodos, mas se você quer abençoar pessoas, você vai encontrar novos "métodos" para cumprir sua missão.
A primeira coisa a morrer nesse um ano de pandemia foi o método.
As academias tiveram que renunciar aos treinos presenciais.
Os restaurantes tiveram que renunciar as mesas lotadas de pessoas.
As igrejas tiveram que fechar as reuniões em suas instalações e se adaptar ao online, e mudar o jeito de cultuar.

Como você já percebeu, tudo isso acima eram métodos. Nada disso era missão.
Enquanto estivermos vivos e de pé, nossa missão estará viva e de pé, e encontraremos solução para abençoar nossa família, igreja e mundo.
Sabe, aprendi que além de precisarmos de não nos conformar a fazer as coisas do mesmo jeito, aprendi também que não dá para avançar sem avançar de fato.
Há pessoas que pararam de crescer.
Há pessoas que usam ainda os mesmos três acordes para tocar uma música, sem buscar dar novos ornamentos a esses três acordes, e se perguntam porque parece que a vida perdeu a beleza.
É porque paramos de crescer.
O futuro já chegou!
É hora de avançar, estudar e crescer!
Temos uma missão a cumprir!
Temos todo tempo do mundo!
Há tempo para Tudo!
Só não há tempo há perder!