Ninguém Pretende Se Sabotar

:: Pr. Eliézer Abreu •  Insight 054 • 2021
Publicado em 30/03/2021

As chances são grande de que uma grande parte do que vamos fazer hoje é pensar.
Vamos tentar resolver problemas, analisar oportunidades, ouvir e traçar caminhos e tudo isso passa pelo pensar.
Como você pensa determina o que você alcançará.
Porém alguns pensamentos nossos por mais improváveis e difíceis que sejam para nós levar as vias de fatos, poderão nos levar ao desânimo e ao auto sabotagem.
Apesar das nossas melhores intenções, mas intensões não quer dizer que seremos bem sucedidos.
Saber como pensamos é a chave.
Quando você e deu podemos detectar os nossos padrões de pensamentos, percebemos que há uns que atrapalham e outros que nos ajudam progredir.
Na minha vida percebo quatro tipos de pensamentos que acabam me sabotando.
1. Pensamentos Não Digeridos
Agente ouve uma ideia aqui, um sermão ali, outra conferência ali.  Soma-se essas 3 "grandes" ideias e começamos a implementar essas ideias sem pensar muito a respeito.
Esse é o problema.  Ideias soltas, sem conexão e muitas vezes incompatíveis entre si.  Algumas delas competem diretamente umas com as outros.
Quando não digerimos e conciliamos essas ideias concorrentes entre si, o caos se instala.
2. Pensar Demais
As vezes pensamos demais nas questões.
Pensamos no que vai dar errado, no que não vai funcionar, quanto pode custar.  Será que vai dar certo. E pensamos, pensamos, pensamos...
Acredito que a maioria de nós pensa demais. É hora de começar a atuar.
3. Pensamento Indeciso
O pensador indeciso pode ter alguns pensamentos bem digeridos e pode até estar pronto para agir.
Mas eles chegam a um ponto da estrada, que basta simplesmente não conseguem puxar o gatilho.
Por que?  Uma palavra: medo.
Um pensamento indeciso, deve encontrar seu medo, analisá-lo e vencê-lo.
Ao vencê-lo, nada impedirá o seu futuro.
4. Ter medo de encarar o Futuro
É mais fácil criticar do que planejar.
A crítica paralisa, pois o crítico admira o que outro faz, mas não tem coragem de arregaçar a manga para fazer.
Eu você não queremos nos sabotar, mas se deixarmos que esse sou algum tipo desses pensamentos irão te impedir de avançar.
Precisamos falar como o Apóstolo Paulo:
"...mas uma coisa faço:
esquecendo-me das coisas que ficaram para trás
e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo..."
Filipenses 3.13b,14a