Você Está Crescendo?

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 056 • 2021
Publicado em 02/04/2021

"Observe a formiga, 'acomodado', reflita nos caminhos dela e seja sábio!
Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante,
e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento."
Provérbios 6.6-8

Como saber se sou uma pessoa acomodada?
Como saber seu sou uma pessoa que não gosta que ninguém mexa no meu queijo?
Como saber se sou uma pessoa que gosta da zona de conforto e evito constantemente entrar em um processo de crescimento íngreme?

Responda essa pergunta:
Você 'tenta' contribuir para resolver um problema ou você se incumbe da responsabilidade de achar uma solução?

Olhando para trás, desde a escola, sua mentalidade era: “Vou contribuir com o que puder e outras pessoas farão tudo que eu não puder”.
Se você não encontra um tipo de mentalidade do tipo "Preciso descobrir como resolver esse problema" ou "isso depende de mim", É PORQUE VOCÊ NÃO CRESCEU.
A mentalidade geral é: “Se isso for muito difícil para eu descobrir, isso é de responsabilidade de quem está acima de mim, não minha”.
É bem provável que quando quem está acima de você percebeu essa mentalidade em você, ao invés dele levantar a tampa, ele diminuiu as expectativas - "as exigências".
Você conseguiu, mas não cresceu!
Sempre gostamos dos professores "bonzinhos", líderes "bonzinhos", pastores "bonzinhos" que facilitam para nós.
Aquele professor ou líder que não dá a resposta quando não sabemos; que "força-nos" a descobrir por nós mesmos.
Como guardamos "traumas" deles.
Mas a verdade que nenhum daqueles "bonzinhos"me ajudaram a crescer, mas os pais, líderes e pastores rotulados de "injustos", que levantam o chapéu a um ponto que tenho me esforçar -   Os "Odiados".  Estes foram que mais me ensinaram e fizeram crescer.
Conte quantos professores ou líderes  "bonzinhos" que você teve: vários, acredito.
Conte agora os "injustos".
A verdadeira tragédia é que talvez você tenha tido um, dois ou três.
Você não foi ensinado a pensar e crescer.
O que faço agora?
Quando um desafio aparecer diante de você, ao invés de perguntar a pessoa mais próxima que talvez saiba fazer, busque você mesmo conhecer tudo sobre o desafio e encontrar um caminho, uma solução para ele.
O caminho do crescimento passa por muito esforço, suor, sacrifício e dedicação.
Qualquer atalho te manterá do mesmo tamanho.

Do seu pastor,