O Início do Ministério de Jesus - Judéia • Leandro Rangel

Lição 8 • Módulo III • 18/04/2021
Publicado em 18/04/2021

O Início do Ministério de Jesus - Judéia

A VIDA DE NOSSO SENHOR - PARTE 2

EBD – Lição 08– Módulo III

ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO

 

Introdução

Após Salomão houve a divisão do território de Israel pelas doze tribos, e a única que ficou fiel à casa de Davi foi à tribo de Judá. Assim territorialmente passou existir o Reino de Judá, ao sul incluindo Jerusalém, (a Judéia da pergunta) e o Reino do norte que passou a se chamar Reino de Israel.  Este reino do Sul chamado Reino de Judá passa a chamar-se Judéia na época Romana. E Herodes o grande governava praticamente todo o território que pertenceu a Israel durante o reinado de Davi, com os seguintes nomes de províncias Romanas:

1 – Galileia ao norte    2 – Samaria – ao Centro     3 – Judéia -  ao Sul

 

A partir do ano 44 d.C. a Galileia no norte começa a fazer parte do território da Judéia e começa a se chamar este território da Palestina.

 

 

1. A purificação do templo na primeira Páscoa (João 2.13-22)

O tempo da páscoa estava próximo, e Jesus, junto com os discípulos, ia subindo a Jerusalém, a fim de participar da festa. Esta é a primeira das páscoas mencionadas neste Evangelho. É ocasião própria para inauguração pública do seu ministério. Jesus visita o templo e encontra, dentro do recinto sagrado, na corte dos gentios, um mercado estabelecido para a venda de animais a serem oferecidos como sacrifícios (14). Lá, os cambistas trocam moedas romanas por judaicas. Jesus sente-se indignado ao máximo por tal profanação do templo de Deus. Tomando um azorrague de vimes entrelaçados, expulsa-os do templo (15).

A ira do Cordeiro é uma realidade. A precisão da narrativa e a exatidão das minúcias indicam uma testemunha ocular. Pela ordem de Jesus, bois e carneiros são expulsos, dinheiro dos cambistas é espalhado no chão, pombos são retirados (16). Não podemos deixar de reconhecer os propósitos de Jesus.

No versículo 17 (Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá"), uma menção ao Salmo 69.9.

Depois que Jesus expulsou todos do templo, os Judeus então lhe questionam sua autoridade para fazer aquilo. Sua resposta é maravilhosa e profética. Jesus fala de si, mas seus ouvintes não conseguiram alcançar. Hoje também nos deparamos com muitas pessoas que não conseguem acompanhar o que a palavra de Deus está revelando.

Um azorrague de vimes ou chicote de cordas.

 

2. Jesus e Nicodemos: o novo nascimento (João 2.23-25; 3.1-21)

Mais uma vez nos deparamos com alguém apontando para os milagres de Jesus e desta vez uma autoridade judaica, um fariseu chamado Nicodemos.

Como no caso do templo, onde seus ouvintes não entenderam sobre o derrubar e construir em 3 dias, aqui também não houve entendimento sobre nascer de novo. Mais uma palavra maravilhosa e reveladora: Para seguir a Jesus, se fazia necessário nascer de novo. Nenhuma religião tinha esta proposta.

Como a serpente de bronze feita por Moisés, ao olhar para ela o mordido por alguma serpente, ficava curado (Números 21.9) Jesus vai afirmar que aquele que olhar para ele e crer nele vai ter vida eterna. Isso era o nascer de novo. A ferida da alma era curada.

Enquanto no deserto a ferida mortal era física, aqui Jesus está falando de uma ferida mortal espiritual, a alma sem Jesus, estava fadada ao inferno.

 

3. Batismo na Judéia (João 3.22)

A prática de batismo não era algo incomum. Alguns grupos religiosos praticavam ritualismos com o individuo sendo batizado para purificação ou iniciação.

 

4. Testemunho de João Batista acerca de Jesus em Enom (João 3.23-35)

A discussão que surgiu entre os discípulos de João e um certo judeu se deu porque Jesus estava alcançando mais seguidores do que João e isso chegou até aos ouvidos de João, que prontamente procurou responder com sabedoria a preocupação de todos.

João soube se colocar em seu lugar e dar o lugar de primazia a Cristo. Como muitos hoje, precisam aprender com João Batista. A frase é necessário que ele cresça e eu diminua (vers. 30) é uma postura de muito consciência por parte de João, quanto ao seu papel no reino de Deus.

 

5. A prisão de João Batista (Lucas 3.19)

João Batista fora o primeiro a anunciar o reino de Cristo, e foi também o primeiro a sofrer.

As paredes de uma cela na prisão separavam-no agora da liberdade do deserto e das vastas multidões suspensas de suas palavras. Estava prisioneiro na fortaleza de Herodes Ântipas. Grande parte do ministério de João Batista tivera lugar no território leste do Jordão, o qual se achava sob o domínio de Ântipas.

O próprio Herodes escutara as pregações de João. O dissoluto rei tremera ante o chamado ao arrependimento. "Herodes temia a João, sabendo que era varão justo; ... e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boamente o ouvia" Marcos 6.20.

João portou-se fielmente para com ele, acusando-o por sua iníqua aliança com Herodias, mulher de seu irmão.

Por algum tempo Herodes procurou fracamente quebrar a cadeia de concupiscência que o ligava; mas Herodias prendeu-o mais firmemente em suas redes, e vingou-se de Batista, induzindo Herodes a lançá-lo na prisão.

 


Autores:

 

:: Pr. Gilberto Martins

 


:: Pb. Ivan Pisani


 

:: Leandro Rangel

 


 

 

 

 

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