Mulher Samaritana • Pedro Araújo

Lição 9 • Módulo III • 25/04/2021
Publicado em 25/04/2021

A MULHER SAMARITANA

O Início do Ministério de Jesus

A VIDA DE NOSSO SENHOR - PARTE 2

EBD – Lição 09– Módulo III

ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO

 

Samaria, um território que os judeus evitavam se possível, tornou-se o cenário de um triunfo espiritual: um poço, uma mulher, um testemunho, a colheita dos samaritanos que creram. Tanto o samaritanismo quanto o judaísmo precisavam do corretivo de Cristo; precisavam ser substituídos pela vida do novo nascimento. Era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. Em João, essa palavra costuma apontar uma necessidade divina, e pode ser o caso aqui, indicando a necessidade de lidar com os samaritanos, abrindo-lhes as portas da vida. Além disso, há a necessidade mais evidente de alcançar a Galiléia através de uma rota mais reta.

 

1. Da Judéia para a Galiléia (Mt 4.12; Jo 4.1-3)

Na época de Jesus existia três caminhos para se chegar a Galiléia a partir da Judéia (ponto de partida a cidade de Jerusalém nas montanhas da Judéia):

Primeiro caminho:

Totaliza a distância de 140 km, hoje por estar em zona de fronteira com a Jordânia e a Palestina, seu percurso é impraticável atualmente é impraticável.

Jerusalém – até a Galiléia seguindo o vale do rio Jordão. O caminho percorria o deserto de Judéia até Jericó e seguia pelo vale do Rio Jordão até Bet – Shean. Era o caminho que os Judeus faziam para ir as festas de preceito em Jerusalém. Ex: Páscoa, Pentecostes, Tendas. Jesus na infância percorria este caminho com sua família.

Segundo caminho:

Totaliza a distância de 120 Km, não era percorrido pelos Judeus devido a presença dos Samaritanos, entretanto Jesus com os discípulos percorreu este caminho.

Está estrada percorria a zona da montanha no cenro da palestina, passando pela Samaria. Os Judeus não faziam este caminho pois consideravam um território impuro. Jesus percorreu este caminho os evangelhos narram várias passagens. A cura dos leprosos. O encontro com a mulher samaritana no Poço de Jacó, etc...

Terceiro caminho:

Totaliza a distância de 150 Km. é o caminho mais longo pois de Jerusalém até o litoral torna o caminho mais longo, e chegando a Megido tem início as montanhas da Galiléia

Rota comercial a chamada estrada do mar. Esta chamada “via maris” tinha como saída o Egito passando por Gaza indo a Megido – Cafarnaum e Damasco.

Nota: A precisão de Quilômetros e metros não possuímos. O que temos é uma ideia das distâncias que Jesus percorreu com os discípulos. Para isto os traçados das estradas modernas de Israel nos ajudam. Os traçados das estradas mudaram, pois devido à situação de guerra na região ergueram-se muros de separação entre Israel e a Palestina atual. Com maquinário modernos muitos caminhos foram endireitados.

Consulta:

PICCIRILLO, Michele, Cenni di Geografia Biblica, Storia e Geografia Biblica, Suplementos - 2 The Route, Studium Biblicum Franciscanum –ano acadêmico 1992, Jerusalém.

Fontes de informação:

Nazareth & Lower Gallee Tourist Map, NazarethTourism Information Center, Blustein Maps & More Ltd, Publishing, 2013

BALDI, Donato, Guida di Terra Santa, Gerusalemme, 1953.

HOADE, Eugene, Guide to the Holy Land, 11ªedição, Franciscan Printing Press, Jerusalem, 1982.

 

2. Jesus e a Samaritana: a água viva ( João 4.4-26)

Duas vezes ao dia, na manhã e na tarde, as mulheres iam tirar água. Esta mulher foi ao meio dia, possivelmente para não encontrar-se com outras pessoas devido a sua reputação. Aqui Jesus deu a ela uma mensagem extraordinária sobre a água pura e fresca que pode satisfazer a sede espiritual para sempre.

 

Esta mulher (1) era samaritana, membro da odiada raça mista, (2) tinha uma má reputação, e (3) estava em um lugar público. Nenhum judeu respeitável falaria com ela nestas circunstâncias. Mas Jesus o fez. O evangelho é para todos, sem importar raça, posição social nem pecados cometidos. Devemos estar preparados para estender seu Reino em todo tempo e em qualquer lugar. Jesus cruzava qualquer barreira para pregar as boas novas e, se o seguimos, temos que fazer o mesmo.

 

Jesus quebra duas barreiras: Primeiro não era comum um judeu conversar com um samaritano. A segunda era de um homem estar conversando com uma mulher publicamente.

Normalmente as mulheres viviam reclusas em suas residências e as janelas, quase sempre, eram construídas com grades para que elas não pudessem ter seus rostos vislumbrados pelos passantes nas ruas. Se um homem tentasse se dirigir a uma mulher, cometia um pecado muito sério.

Por esta breve visão já é possível perceber o quanto Jesus, em sua época, revolucionou o tratamento oferecido pelos homens às mulheres. Um dos episódios mais chocantes do Evangelho é justamente aquele no qual Ele se dirige à mulher samaritana. Este povo era aguerrido adversário dos hebreus, desde a cisão entre as tribos de Israel.

 

O que quis dizer Jesus com "água viva"?

No Antigo Testamento muitos versículos se referem à sede de Deus como sede de água (Sl 42.1; Is 55.1; Jr 2.13; Zc 13.1). A Deus lhe chama manancial da vida (Sl 36.9) e manancial de águas vivas (Jr 17.13).

 

Ao dizer que podia dar água viva que saciaria para sempre a sede, Jesus declarava ser o Messias. Só o Messias poderia dar tudo que satisfaz a necessidade da alma. Como nosso corpo padece de fome e sede, também nossas almas. Mas nossas almas necessitam água e alimento espirituais. Não alimentamos nossos corpos de comida e água? Por que não fazemos o mesmo com nossas almas? A Palavra viva, Jesus Cristo, e a Palavra escrita, a Bíblia, podem satisfazer a fome e a sede da alma.

 

Igualmente a Nicodemos ela não compreendeu inicialmente as palavras de Jesus, pois este falava com um sentido espiritual e não carnal. Nascer não seria entrar no ventre novamente e água não seria a retirada do poço.

 

Uma vida complicada: Pegar água longe.

 

Atividades Domésticas

Dentre as obrigações domésticas que a mulher realizava nos tempos bíblicos, uma delas era buscar água no poço, ou na fonte, esse trabalho era feito exclusivamente por elas; isso acontecia em dois horários: no início do dia (logo ao amanhecer), ou pela tarde (no fim do dia), esse trabalho geralmente era feito pelas filhas mais velhas da casa; tal fato pode ser notado quando Eliezer servo de Abraão foi buscar uma esposa para Isaque.

 

Vida conjugal instável

Vivia com alguém, mas não se via casada.

A melancólica história de sua vida conjugal foi descoberta pelo poder de penetração de Jesus e por sua própria confissão. É provável que o divórcio entrou em pelo menos algum desses cinco relacionamentos que precederam o "status" final ilegítimo. Moralmente, a mulher estivera descendo há algum tempo.

 

Conflito espiritual.

A partir do versículo 19 inicia-se um diálogo que vai culminar com o que podemos chamar de sua conversão. Seus conflitos internos quanto as coisas espirituais e tratado diretamente com Jesus.

 

3. O evangelho em Sicar (João 4.27-42)

Após Jesus apresentar as verdades sobre o culto e adoração a Deus, declara a mulher que Ele é o Messias.

Os discípulos agora reaparecem e o diálogo é interrompido (27). A mulher, deslumbrada pela sua descoberta, apressa-se em chegar à vila, para participar a sua experiência com o povo de Sicar (28-29). Aquele que penetrou no íntimo do seu coração só pode ser o Cristo (29). Então a mulher desperta o interesse dos seus concidadãos a tal ponto que consegue levá-los a Jesus.

 

O clímax da narrativa é alcançado com a aceitação da fé por muitos samaritanos. O testemunho da mulher levou muitos a crer no Senhor Jesus (39). Eles insistem com Jesus para que fique com eles (40). Jesus permaneceu dois dias entre eles e muitos outros creram por intermédio do seu próprio ensino (41). A fé não é uma experiência que se adquire por ouvir o testemunho de outros; é a confiança vivificante que se baseia na palavra de Cristo. Os samaritanos o reconhecem como o Salvador do mundo (42).

 

O ministério de Jesus era tanto semear como colher.

 

 


Autores:

 

:: Pr. Gilberto Martins

 


:: Pb. Ivan Pisani


 

:: Leandro Rangel

 


 

 

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.