O Sermão do Monte • Leandro Rangel

Publicado em 06/06/2021

A VIDA DE NOSSO SENHOR

EBD – Lição 15 – Módulo III – 30MAI2021

O Ministério na Galileia:

Estruturando o REino

O SERMÃO DO MONTE

ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO

No antigo testamento temos Moisés subindo um monte e descendo com os Dez Mandamentos. Temos Moisés subindo para orar e interceder pelo povo de Israel. Agora no Novo Testamento encontramos Jesus subindo o Monte e realizando o maior dos SERMÃOS.

Temos as Bem-Aventuranças apresentadas as vidas ali presentes e até hoje mudando o mundo quando foi proferido e vai alterar até a volta de Cristo.

Bem-aventurados [são]
Μακάριοι (Makarioi)    Adjetivo - Nominativo Masculino Plural   Strong's Greek 3107: Feliz, abençoado, invejado. Uma forma prolongada do makar poético; supremamente blasé; por extensão, afortunado, bem de vida.

1. O povo reunido para o sermão do monte (Lucas 6.17-19)

A fama de Jesus se espalhou e não foi possível evitar que multidões se aglomerassem diante do Rei dos reis.

1. O sermão do monte (Mateus 5.1-48; 6.1-34; 7.1-28; 8.1; Lucas 6.20-49)

Mateus 5-7 é denominado o Sermão do Monte porque Jesus o pronunciou em uma colina próxima  a Carfanaun.

Este "sermão" provavelmente resume vários dias de pregações. Nele, Jesus proclamou sua atitude para a Lei. A posição social, a autoridade e o dinheiro não são importantes em seu Reino; o que importa é a obediência fiel do coração.

O Sermão do Monte desafiou ao orgulho dos líderes religiosos legalistas desse então. Era um chamado a retornar à mensagem dos profetas do Antigo Testamento que, como Jesus, ensinavam que a obediência de coração é mais importante que a observância legalista.

Aqui nosso Salvador dá oito características de pessoas bem-aventuradas, que para nós representam as graças principais do cristão.

• Os pobres de espírito são bem-aventurados. Estes levam suas mentes a sua condição quando é baixa. São humildes e pequenos segundo seu próprio critério. Veem sua necessidade, se lamentam por sua culpa e têm sede de um Redentor. O reino da graça é desses tais; o reino da glória é para eles.

• Os que choram são bem-aventurados. Parece ser que aqui se trata dessa tristeza santa que opera verdadeiro arrependimento, vigilância, mente humilde e dependência contínua para ser aceito pela misericórdia de Deus em Cristo Jesus, com busca constante do Espírito Santo para limpar o mal residual. O céu é o gozo de nosso Senhor; um monte de gozo, rumo ao qual o nosso caminho atravessa um vale de lágrimas. Tais doentes serão consolados por seu Deus.

• Os mansos são bem-aventurados. Os mansos são os que se submetem silenciosamente a Deus; os que podem suportar insultos; são calados ou devolvem uma resposta branda; os que, em sua paciência, conservam o domínio de suas almas, quando escassamente têm possessão de alguma outra coisa. Estes mansos são bem-aventurados ainda neste mundo. A mansidão fomenta a riqueza, o consolo e a segurança, ainda neste mundo.

• Os que têm fome e sede de justiça são bem-aventurados. A justiça está aqui colocada por todas as bênçãos espirituais. Estas são compradas para nós pela justiça de Cristo, confirmadas pela fidelidade de Deus. Nossos desejos de bênçãos espirituais devem ser fervorosos. Embora todos os desejos de graça não são graça, contudo, um desejo como este é um desejo dos que são criados por Deus, e Ele não abandonará a obra de Suas mãos.

• Os misericordiosos são bem-aventurados. Devemos não somente suportar nossas aflições com paciência, senão que devemos fazer tudo o que pudermos por ajudar os que estejam passando misérias. Devemos ter compaixão pelas almas dos próximos, e ajudá-los; compadecer-nos dos que estão em pecado, e tratar de tirá-los como brasas fora do fogo.

• Os limpos de coração são bem-aventurados, porque verão a Deus. Aqui são plenamente descritas e unidas a santidade e a felicidade. Os corações devem ser purificados pela fé e mantidos para Deus. Cria em mim, oh Deus, um coração limpo. Ninguém senão o limpo é capaz de ver a Deus, nem o céu é prometido para o impuro. Como Deus não tolera olhar para a iniquidade, assim eles não podem olhar para Sua pureza.

• Os pacificadores são bem-aventurados. Eles amam, desejam e se deleitam na paz; e lhes agrada ter quietude. Mantêm a paz para que não seja perdida e a recuperam quando é quebrantada. Se os pacificadores são bem-aventurados, aí dos que quebrantam a paz!

• Os perseguidos por causa da justiça são bem-aventurados. Este ditado é peculiar do cristianismo; e se enfatiza com maior intensidade que o resto. Contudo, nada há em nossos sofrimentos que possa ser mérito ante Deus, mas Ele verá que os que perdem por Ele, ainda a própria vida, não percam finalmente por causa Dele.

CONCLUSÃO

SOFRER é bem-aventurança, ainda, quando sofremos por causa de nosso relacionamento com Cristo. O mundo não odeia o cristão, mas odeia primeiramente a verdade que representamos. O mundo está atrás de Cristo, é a ele que o mundo ainda está tentando matar. O mundo odiou Jesus e o levou à cruz.

Dietrich Bonhoeffer, executado no campo de concentração nazista de Flossenburg por ordem de Heinrich Himmler, em abril de 1945, disse que o sofrimento é uma das características dos seguidores de Cristo.

Autores:

:: Pr. Gilberto Martins