O tempo da Cruz Está Chegando • Pr. Gilberto Martins

Lição 01 - Módulo IV - 07NOV2021
Publicado em 07/11/2021

A VIDA DE NOSSO SENHOR
(PARTE 2)
EBD – Lição 01 – Módulo IV – 07.NOVEMBRO.2021
O TEMPO DA CRUZ ESTÁ CHEGANDO
ESTUDO CRONOLÓGICO NOVO TESTAMENTO


O Deus que se fez carne e habitava entre os homens estava se preparando para voltar para casa. Mas ainda tinha muito que ensinar aos seus discípulos. Até que Ele exclame: está consumado, tem algumas jornadas pedagógicas pela frente.  João 19:29,30

1.Partida definitiva da Galiléia (Lc 9.51-56)
Lc 9.22 E disse: "É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia".
(51) Lucas marca claramente a chegada de uma etapa final do ministério de nosso Senhor. “Sua paixão, cruz, morte, túmulo, ressurreição e ascensão (elevado aos céus) estavam chegando.

...Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus....
(52) Mensageiros enviados - No original, a palavra é "anjos" (ἀγγέλους); e o uso dessa palavra aqui mostra que a palavra "anjo" na Bíblia nem sempre significa seres celestiais.
Preparar - Preparar um lugar, hospedagem, lanches. Ele não tinha motivos para esperar que recebesse qualquer tratamento gentil da parte dos samaritanos se viesse repentinamente entre eles e se vissem que ele estava indo para Jerusalém.

Os samaritanos
Depois que Assíria invadiu a Israel, o reino do norte, e o restabeleceu com o povo dominado (2Rs 17.24-41), a mistura de raça ficou conhecida como samaritana. A "pura raça" de judeus odiava esta "mestiça" de samaritanos, da mesma forma, estes também odiavam os judeus. Surgiram muitas tensões entre ambos os grupos, a tal ponto que os viajantes judeus que saiam da Galiléia para a Judéia ao sul, frequentemente preferiam circundar para não atravessar o território samaritano embora, isto prolongava muito mais sua viagem. Jesus não fez caso da rixa entre eles, e enviou mensageiros para preparar sua chegada em uma aldeia samaritana.

(53)  Entretanto, recusaram receber a estes viajantes judeus. Numa passagem anterior Ele havia passado por Samaria e tinha sido bem acolhido ali (Jo 4.39-40), agora Ele estava voltando de Jerusalém. Neste incidente os habitantes notaram em Seu semblante que estavam a caminho de Jerusalém e recusaram-Lhe hospitalidade. 

(54) Quando os samaritanos não receberam os mensageiros, Tiago e João, não quiseram apenas sacudir o pó de seus pés (9.5). Quiseram vingança ao pedir que caísse fogo do céu sobre aquela gente, assim como Elias fez com os servos de um malvado rei de Israel (2 Rs 1.10). Quando outros nos rechaçam ou zombam de nós, possivelmente também sintamos o mesmo. 

(55) Entretanto, devemos recordar que o julgamento pertence a Deus e não devemos esperar que Ele use seu poder para materializar nossos desejos de vingança. 
“Vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salva-los. ” 
 (Aqui, novamente, temos que notar a ausência de palavras de muitos dos melhores MSS. É, talvez, possível conjeturar que foram inseridos a partir de uma tradição oral que preservou o que o Evangelista em seu registro escrito omitiu.)
(56) E foram para outro povoado.
Provavelmente uma aldeia judia e não samaritana.


2. A verdadeira renúncia - Quão difícil é seguir Jesus! (Mt 8.19-22; Lc 9.57-62)
    Três incidentes ocorreram quando eles seguiram o seu caminho, nos quais Jesus mostrou o Seu conhecimento quanto aos corações dos homens ao tratar com os assim chamados discípulos duvidosos.

2.1 Eu te seguirei por onde quer que fores (v.57)
Seguir Jesus implica em primeiro lugar entender o propósito da missão, por isso Jesus dedicou em torno de 3 anos de sua vida entre nós para preparar homens que não só compreendessem a missão, mas que estariam dispostos a darem sua vida pela mensagem da cruz.
(58) O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. A rejeição em Samaria deu lugar a esta declaração. O Senhor da terra tinha menos direitos seus do que as bestas e as aves.

2.2  Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai (v.59)  
As questões do Reino de Deus não podem ser adiadas. Elas devem ser priorizadas e colocar qualquer outra coisa na frente é arriscar a missão.
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;” Mateus 10.37

2.3  Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família (v.61)
A resposta de Jesus para este indivíduo mostra que o Reino de Deus precisa ter primazia na nossa vida.
“Jesus respondeu: Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.” (Lc 9.62)


3. A missão dos setenta (Lc 10.1-24)
Somente Lucas nos conta acerca do envio deste grupo grande de discípulos. Esta é única vez que este grupo é mencionado na Bíblia. O número é "setenta" nos manuscritos dos textos Alexandrino e 72 nos textos ocidentais.

A origem do número pode estar nas 70 nações em Genêsis 10 ou nas muitas outras citações ao número na Bíblia, ou nos setenta tradutores da Septuaginta (LXX).
Ao traduzir a Vulgata, São Jerônimo escolheu 72.

Como Jesus enviou os doze para as partes situadas ao norte da província porque os obreiros eram tão poucos e a colheita tão grande (Mt 9.37-10.1), assim também agora pela mesma razão Ele enviou um número muito maior de Seus discípulos (72) para as regiões sulinas por onde Ele estava para viajar.
O encargo que Ele lhes deu era semelhante àquele dado aos doze (3-12). Termina com uma denúncia das cidades impenitentes na Galiléia (13-16), que Mateus registra em outra conexão (veja Mt 11.20-24). 
    
    A missão de Cristo foi revelar Deus o Pai às pessoas. Sua Palavra trouxe para a terra ideia complicadas. Explicou o amor de Deus mediante parábolas, ensinos e, sobretudo, com sua vida. Ao examinar as ações, princípios e atitudes de Jesus, compreendemos a Deus com mais clareza. (v.22).
    
    Os discípulos tinham uma oportunidade maravilhosa: ser testemunhas presenciais de Cristo, o Filho de Deus. Não obstante, durante vários meses não o apreciaram como era devido, nem na verdade o escutaram nem lhe obedeceram. Também nós temos um lugar privilegiado com mais de dois mil anos de história da Igreja, acesso à Bíblia em centenas de idiomas e versões, muitos pastores e pregadores excelentes. Entretanto, com muita frequência não lhes damos importância, esquecendo essas grandes benções recebidas. Lembre-se, com o privilégio vem a responsabilidade, devido a que temos a vantagem de conhecer muito a respeito de Cristo, devemos ter mais cuidado de lhe seguir. (v.23,24)
    
A missão dos 72
Há muitos elementos no texto de Lucas que nos sugerem possíveis reflexões.

• Primeiro de tudo, eles são enviados por Jesus para onde ele próprio devia ir. Isso mostra que o discípulo é o porta-voz de Cristo; não é o padrão da Boa Nova. (10.1)

• São enviados dois a dois: isso facilita a mútua ajuda e isso faz com que a missão não seja individual, mas comunitária. Duas pessoas representam melhor a comunidade. (10.1)

• A primeira tarefa e “pedir” para que o Senhor envie trabalhadores para a colheita. Isso faz com que os discípulos se sintam responsáveis da missão, pedindo ao Pai pela continuidade dela (10.2)

• Os discípulos são enviados como cordeiros no meio de lobos. A missão é uma tarefa difícil e até perigosa, sobretudo porque o sistema que impera é contrário à comunidade, contrário ao amor. (10.3)

• Não levam nada consigo, exceto a paz. Isso significa que precisam confiar na hospitalidade das pessoas, demonstrando confiança em quem os acolhe e sublinham a convivência comunitária do povo de Deus. (10.4)

• Não devem ir de casa em casa, mas ficar na mesma casa. É um apelo para a convivência estável, participando da vida e do trabalho do povo do lugar em que estão vivendo daquilo que recebam em troca. Existe, portanto, confiança na partilha. Comam aquilo que lhes é oferecido, sem se preocupar, como podia acontecer com alguns grupos religiosos, se um alimento era ou não puro. Os discípulos não deviam se separar do povo. (10.6-8)


Precisam lidar com quem é doente (lepra) e expulsar os demônios. Isso mostra que eles têm que acolher, desde dentro da comunidade, aqueles que foram excluídos. O Reino de Deus é chegado (10.9)


CONCLUSÃO
Talvez uma palavra de ordem neste encerramento de lição seja: Remir o tempo.
Em outras traduções esta expressão aparece como "aproveitando cada oportunidade".
Assim, remir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.

Se considerarmos o tempo que Jesus teve com seus discípulos preparando-os para a grande missão de pregar as boas nova de grande alegria, ele precisava remir o tempo e deixar isso para nós como exemplo.

Você tem aproveitando bem seu tempo como servo e serva do Senhor no testemunho do evangelho?

 


Autores:

 

:: Pr. Gilberto Martins

 


:: Pb. Ivan Pisani


 

Referências bibliográficas
- Morris, Leon L. Lucas. Introdução e comentários. São Paulo: Mundo Cristão, 1983.
- Bíblia Sagrada _ Nova Versão Internacional, 2ª. Edição: Geográfica, 2000.
- https://www.abiblia.org
- https://biblehub.com

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.