Adiciono, Adiciono, mas nunca subtraio

:: Pr. Eliézer Abreu • Insight 061 • 2022
Publicado em 25/01/2022

Porque falhamos em concluir algo que iniciamos?
continuação...
A. Muitas das minhas decisões não passam de boa intenção.
B. Minhas Prioridades Continuam Sendo Sequestradas
...posts anteriores
C. Adicionar, Adicionar, mas nunca subtrair
Frequentemente, como quero que meu ministério cresça e seja melhor,  as necessidades crescem também.  Novas demandas, novos recursos, novas tecnologias passam a ser necessárias.
Então acrescentava mais coisas à minha vida que já é por demais complexa.
E quando fazia isso, não me percebia sabotando o sucesso do meu ministério.
Aqui estava meu fracasso: adicionar sem subtrair.
Sejamos honestos, adicionar algo à vida parece mais fácil do que subtrair, até você bater em uma parede e se sentir oprimido.  Oprimido mesmo!
Isso não apenas nos faz ficar completamente sobrecarregado, mas acaba diminuindo o valor de tudo o que estamos tentando fazer.
Nossa força e capacidade, ao invés de estarem concentrados, ficam diluídos.
Como alguém já alertou: “Se tudo é importante, nada é importante. Se tudo é uma prioridade, nada é uma prioridade. ”
Tenho aprendido que os líderes que alcançam suas resoluções são melhores na subtração do que na adição. Eles subtraem mais coisas de suas vidas do que adicionam.
Ao fazer isso, duas coisas acontecem:
a) ou abre espaço para que outras pessoas assumam áreas e atividades que vão ser melhores executados do que você faria (tem voluntários esperando por essa oportunidade);
b) ou simplesmente, se ninguém se posicionou para assumir, era porque você avaliou equivocadamente o valor disso para seu ministério.
Não tenha medo de deixar de lado ou em stand by até que apareça alguém para fazer.
Jesus disse: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, ou casa dividida contra si mesma não subsistirá" (Mateus 12.25).
Parafraseando: "toda pessoa dividida contra seu próprio propósito será arruinada".
Muitos de nossos problemas e fracassos vêm de fazermos coisas demais.
Reflita: O que você precisa decidir fazer menos para poder fazer mais?
O menos é mais!
A subtração costuma ser mais poderosa do que a adição quando se trata de realização.
Tenho experimentado isso na prática.
De início tudo vira quase um caos.  Pois, você acostumou as pessoas a verem tudo acontecendo (detalhe: você fazendo tudo, e elas nem se dão conta disso), de repente parece que está faltando coisas na igreja e as pessoas logo acham que o ministério está fracassando, porque algumas coisa não estão acontecendo como antes; corrigindo: você não está mais dando conta.
Mas tenha paciência!
Logo todos perceberão o poder de um líder focado e um povo trabalhando cada um no seu lugar.
Santo voluntariado!
Assim como é no ministério, é na vida também.  Foque no que você é capaz de fazer, onde suas habilidades e tempo serão melhores aproveitados.
Não ceda a pressão da necessidade urgente.
Com certeza é mais fácil adicionar coisas para fazer do que ficar vendo uma necessidade que ninguém se prontifica a suprir.
Cuidado!
Sei que você quer ver a coisas acontecerem, como eu, mas com o tempo, sua capacidade estará pulverizada em atividades que você não foi forjado para fazer.
Sei como é isso!
Quer um conselho: subtraia até ao número de coisas que você possa dar conta com a totalidade da sua capacidade e que te levarão a cumprir seu propósito e sonhos.
“Concentre-se naquilo que você é bom. Delegue todo o resto” (Steve Jobs).
Vai ser torturante, de início, depois será a melhor coisa que você poderá ter feito por você, sua profissão, empresa, ministério ou igreja no meu caso.
"O que VIER as tuas mãos" já dizia o sábio (Ec 9.10) e não "VAI procurar MAIS coisas para suas mãos fazerem".
Pense seriamente sobre isso!

Do seu pastor,