Inculturar na Cultura de Deus

:: Pr. Eliézer Abreu
Publicado em 08/06/2022

"Aguardando a bem-aventurada esperança
e o aparecimento da glória do grande Deus
e nosso Senhor Jesus Cristo;
O qual se deu a si mesmo por nós
para nos remir de toda a iniquidade,
e purificar para si um povo seu
especial, zeloso de boas obras".
Tito 2.13-14
.
.
A Bíblia que você tem é a mesma que eu tenho, mas já percebeu que lemos as mesmas palavras, a mesma história, o mesmo texto, porém parece que entendemos coisas diferentes?
.
À medida que lemos a Bíblia, nos vemos entendendo-a de maneira diferente.
.
A verdade é que o que vemos no texto e como o entendemos depende das lentes que usamos para lermos as Escrituras.
Lentes?
Isso mesmo!
São as lentes culturais.
.
Nossas lentes carregam filtros da nossa história, da história de outros que absorvermos, das nossas emoções, da carga de influência que recebemos dos pais, da sociedade e da igreja; da carga teológica da denominação que fazemos parte; das causas e questões sociais que tendemos a defender.
.
Sendo assim, quando vamos ler, tendemos para os filtros que estão em nossa mente.
.
Por exemplo, todos nós lemos a mesma história da crucificação de Jesus, mas um vê a intensa dor física (gente que passou por muito sofrimento), outro vê a profunda vergonha (pessoas que forma humilhadas), enquanto outro vê o julgamento de Deus (pessoas que usam o peso teológico para defender o caráter de Deus).

Percebeu?  Dependendo da pessoa o enfoque será distinto.  A mesma narrativa da paixão de Cristo ganhou três focos: o foco da dor, da vergonha e da culpa.
.
Então, quem está certo?
Muitas vezes as diferentes 'leituras' se complementam, e podem ser colocadas todas juntas. Mas com a mesma frequência, eles estarão em tensão.
ainda que as três leituras sejam aceitas, sou livre para me concentrar exclusivamente na que vejo e ignorar as outras?
.
Creio que não.  Por quê?
.
A resposta é simples: Nenhuma das culturas hoje é igual à da Bíblia.
.
A nossa cultura é bem diferente da cultura pela qual Deus resolveu se revelar.  E não estou falando da nação de Israel hoje, mas O Israel de Deus.
.
Se cultura são as ideias, costumes e comportamento social de um determinado povo ou sociedade, então é claro que Deus desenvolveu sua própria cultura distinta durante o período da história coberta pelas Escrituras, quando do processo de formação do Seu povo.
.
Deus escolheu pessoas, criou uma nação, e nela incutiu Sua cultura, por meio da Sua revelação.  Do Gênesis ao Apocalipse, Deus estava formando um povo, com Sua Cultura, o que podemos chamar de "Cultura do Reino".
.
Para entendermos o que Deus intenta, em cada texto, precisamos ler a e meditar cuidadosa, extensa e intensiva nas Escrituras, enxergando a cultura que o próprio Deus foi modelando nesse povo que ele separou para se revelar.
.
A esse processo de leitura e meditação eu chamo de "Se Inculturar na Cultura de Deus".
É o processo de voltar sua mente e seu corações tempos Bíblicos e entender o que Deus estava ensinando ou reprovando, incluindo ou excluindo e aprovando ou reprovando.
É se esmerar para entender a Cultura Bíblica pela cultura da própria Bíblia, e não por meio das lentes das nossas culturas.
.
Como disse antes, nenhuma cultura hoje é igual à da Bíblia.   Isso significa um desafio para todos nós hoje.
Há muitas maneiras de ler histórias: do entretenimento ao valor moral, bem como a busca de conhecimento, mas se perguntarmos:
'Para que Deus deixou uma história escrita?'
.
Com certeza não foi para entretenimento (embora haja histórias de dignas de bons livros de ficção e romance).  Nem foi apenas para ensinar moral.
Em vez disso, as histórias conduzidas e modeladas por Deus na Bíblia, trabalham juntas para mostrar o desenrolar do propósito eterno de Deus de salvar um povo para si mesmo – esse propósito em si SE TORNA A ÚNICA LENTE na qual devemos ver a revelação de Deus.
.
Lembre-se:
"...que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação" (1ª Pedro 1.20).
.
Vamos nos esmerar em contextualizar a Bíblia ao nosso tempo e a nossa cultura, mas nunca tirar a Bíblia de seu contexto por conta da nossa cultura.

.
Deus te abençoe!

Do seu pastor,
:: Eliézer Abreu

Viva - Ame - Sirva

.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.