O SEGREDOS DA OBEDIËNCIA RADICAL

DIA 03 - Quarta
Publicado em 20/02/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 4

O SEGREDO DA OBEDIÊNCIA RADICAL

Ouvir a Deus no lugar secreto é uma das maiores chaves para a vida cristã de superação. Entretanto, isso deverá estar associado com seu corolário: a obediência radical. Nós ouvimos e, em seguida, praticamos: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tg 1.22).

Por “obediência radical” eu quero dizer obediência imediata que atende a ordenança em toda a sua extensão. A obediência radical não busca
estar em conformidade com os padrões mínimos, mas com a realização extravagante e ilimitada. Se Jesus disser: “Venda tudo”, então nós venderemos
tudo! Imediatamente.

A palavra no Novo Testamento para obediência, hupakoe , é composta de duas palavras gregas, hupo, que significa “sujeito a”, e akouo, “ouvir”. Portanto, obedecer é “sujeitar-se a ouvir”. A obediência envolve ouvir atentamente com um coração submisso e complacente e, em seguida, obedecer a Palavra de Deus.

A obediência implícita começa, para cada um de nós, não em fazer boas obras, mas em sentar aos pés de Deus e ouvir sua Palavra. Devoção ao lugar secreto é o primeiro grande ato de obediência do cristão. Jesus nos revelou:
“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. - Marcos 3.33-35

A vontade de Deus naquele momento era que as pessoas se sentassem aos pés de Jesus e ouvissem sua palavra. Até cuidar primeiramente dessa responsabilidade, você ficará constantemente frustrado em sua incapacidade de descobrir a alegria da obediência radical.

As atividades do culto recebem sua energia espiritual da fornalha de um relacionamento de amor fervoroso aos pés de Jesus. A verdadeira satisfação de servir a Jesus é descoberta quando fazemos as primeiras coisas: primeiro, nos sentamos e ouvimos; depois, nos levantamos e fazemos.

Meu amigo, Steve Peglow, certa vez me contou que considerava algumas pessoas como “cristãs da lei comum”. Com isso, Steve queria dizer que elas desejavam os benefícios do viver em Cristo sem ter compromisso com Ele. Mas assim como a alegria completa de viver junto é encontrada somente no contexto do compromisso do casamento, a alegria de seguir Jesus é encontrada somente ao nos entregarmos a cada palavra que procede de sua boca.

Algumas pessoas empregam toda a sua energia em pensamentos criativos.

Entretanto, Deus tem uma forma de negar os planos dos homens:

O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações. — Salmos 33.10-11

Em vez de se concentrar em ser criativo, concentre-se em ser obediente.  Empregue sua melhor energia em aguardar Deus em sua presença, ouvindo sua voz e passando a agir somente quando Ele tiver falado. Não há sentido em propor suas próprias idéias quando somente o conselho de Deus prevalecerá! Estou falando isso de várias formas diferentes: a chave está em ouvir e obedecer.

Oh, que prazer é ouvir sua Palavra e praticá-la! Os benefícios são profundos.

A obediência libera a vida abundante eternamente

Jesus disse: “Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer” (Jo 12.50). Ditas pelo mestre, essas palavras simples contêm uma força maior do que uma leitura superficial pode revelar. Leve esse versículo para seu lugar de meditação e deixe Deus despertá-lo para o poder de vida gerado pela adoção extravagante de seu mandamento. A vida que reside em Deus flui para você mediante a obediência.

A obediência incorre na contemplação de Deus

Deus olha com especial interesse e afeição para quem é devotado à obediência. Ele disse:
“Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir?”, pergunta o Senhor. “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.” — Isaías 66.2

É fantástico apenas imaginar: Você está no lugar secreto com a Palavra de Deus aberta e tremendo na esperança de Deus falar com você; Ele observa seu espírito desejoso e concebe as maneiras de honrar sua devoção. Uau! Tremer diante da Palavra de Deus significa, primeiramente, que desejamos que Ele fale conosco e, depois, que agiremos com pronta diligência segundo a Palavra que nos der. Quando trememos diante da Palavra com este tipo de antecipação aguçada, Deus fixa seus olhos em nós para nos fazer o bem.

A obediência gera maior intimidade

Em minha opinião, uma das afirmações mais poderosas que Jesus fez na terra está em João 14.21: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. Jesus disse que a obediência é a prova de amor, e o amor gera em nós uma intimidade incrível com o Pai.

Além disso, a obediência libera a afeição de Cristo e sua disposição de revelar informações sobre si mesmo ao coração humano. Não há nada que eu deseje mais do que Jesus se manifestar a mim!

Devido à esperança de contemplá-lo, adotarei quaisquer e todos os mandamentos que Deus proferir. Eu escolho obedecê-lo não porque fico empolgado em observar minha obediência mudar a vida das pessoas, mas pelo fato de sua presença ser tão doce quando o obedeço. Meu coração fica cheio de zelo por sua proximidade e a obediência apenas alimenta esse fogo.

A obediência cria alicerces inabaláveis

Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda. — Mateus 7.24-27

Você perceberá que as tempestades vêm tanto para aqueles que praticam as palavras de Jesus quanto para aqueles que não as praticam. Ninguém fica incólume. As tempestades invariavelmente atravessarão o seu caminho. A única questão é: você sobreviverá? Seus alicerces serão sólidos o suficiente para suportar os ventos e as inundações?

Aqueles que têm uma vida pautada na obediência radical se prepararam para a tempestade, e a superam. “Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar” (Is 48.18). Quanto mais os ventos incidirem contra a obediência, mais sua retidão ficará evidente, como ondas gigantes e poderosas colidindo contra a encosta com estrondos majestosos da fragrância de Deus.

Naturalmente, existem muitos outros benefícios gerados pela obediência além dos quatro que acabei de citar. Mas estou tentando manter os capítulos deste livro dentro do número de páginas planejado! No entanto, considere apenas outros dois breves pensamentos relacionados à obediência.

O primeiro chega até nós através de Maria, a mãe de Jesus.
Maria nos deu uma das melhores definições de obediência: “Sua mãe disse aos serviçais: ‘Façam tudo o que ele lhes mandar’” (Jo 2.5). Os verdadeiros servos são encontrados sentados aos pés de Jesus: “Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará” (Jo 12.26). Então, quando Jesus fala, eles apenas ficam sentados aos seus pés.

Os servos não tentam dar ao mestre uma ideia melhor; os servos não reclamam dizendo que a tarefa é estúpida; os servos não tentam decidir se estão com vontade de obedecer imediatamente; os servos não decidem se a tarefa está enquadrada em seu padrão de dignidade para executá-la. Eles apenas obedecem. “Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: Somos servos inúteis; apenas cumprimos
o nosso dever” (Lc 17.10).

Quanto mais você se aproximar de Deus, mais obediente deve se tornar. Alguns escolhem o nível de obediência em que se esforçam para evitar o pecado e escolher a retidão. Esse era o nível em que os israelitas, que conheciam as leis de Deus, viviam. Moisés, entretanto, conhecia a Deus. Portanto, o nível de obediência de Moisés era necessariamente maior. A questão para Moisés não era mais simplesmente “esta ação está certa ou errada?”. A questão era: “Qual é o mandamento de Deus?”.

Quando Moisés estava na montanha em que Deus se manifestou em chamas de fogo, o mandamento era: “Permaneça atrás da fenda da rocha.  Porque se você sair de trás da rocha que o protege e vir a minha face, você morrerá. Você está tão perto de mim agora, Moisés, que se fizer um movimento errado verá a minha face e terá uma parada cardíaca fulminante”.

Agora, há alguma coisa errada ou pecaminosa em sair de trás da rocha? Não. Mas quando você está próximo demais de Deus, é imperativo que siga suas instruções ao pé da letra e permaneça onde Ele colocá-lo.

Isso simplesmente reforça mais um segredo: quanto mais próximo você estiver de Deus, mais obediente deve se tornar.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.