OS SEGREDOS DA TOMADA DE DECISÃO E NÃO TER UM PLANO B

DIA 06 - Sábado
Publicado em 22/02/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 8
O SEGREDO DA TOMADA DE DECISÃO

Você tem uma decisão importante a tomar e não tem certeza sobre o que fazer? Corra para o lugar secreto! Porque para Deus não é apenas importante qual decisão você vai tomar, mas também de que maneira você vai tomá-la. É possível pegar a direção certa em uma bifurcação na estrada da vida e ainda assim estar com o coração distante de Deus. Jesus deseja que você tome decisões a partir da fonte de intimidade com Ele.

Quando se deparou com decisões importantes, Jesus nos deu o exemplo de valorizar o lugar secreto. Podemos ver isso claramente na escolha das pessoas que estariam mais próximas a Ele. Jesus sabia que era fundamentalmente importante escolher com precisão os doze apóstolos, porque os homens certos devidamente escolhidos mudariam o mundo. Portanto, quando chegou a hora de decidir dentre todos aqueles que o seguiam, permaneceu a sós com o Pai em oração:

Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor — Lucas 6.12-16

Até mesmo a escolha de Judas, seu traidor, foi regada à oração. Na verdade, a escolha de Judas foi especialmente regada à oração, porque Jesus sabia com antecedência que sua escolha resultaria na destruição horrível e no tormento eterno de uma pessoa. Uma decisão tão pesada exigiu uma madrugada inteira de oração a sós com Deus.

Seu “Abba”, Pai, o ama muito, está profundamente interessado em cada situação de sua vida e deseja ser incluído em todos os seus processos de tomada de decisão:

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem. - Salmos 32.8-9

A frase-chave desses versículos é: “Caso contrário não obedecem”. O cavalo e o burro, como diz a Escritura, precisam ser controlados com freios e rédeas para obedecerem. Eles não obedecem por conta própria.

O Senhor está dizendo: “Não quero instruí-lo à distância. Não quero colocar um freio em sua boca e manipulá-lo para obter sua atenção e colocá-lo no rumo certo. Eu desejo que você se sinta atraído a mim — fique perto do meu coração - e permita que eu dirija sua vida a partir de um lugar de intimidade e comunhão”.

Observe que Deus diz que o cavalo e o burro “não têm entendimento” e esse é o motivo pelo qual não obedecem. Eles não entendem que a proximidade com o Mestre trará grande benefício. Um burro sempre deseja sair em disparada e seguir seu próprio caminho, mas fazendo isso se torna totalmente inútil e não lucrativo.

Algumas pessoas são teimosas. Elas simplesmente não entendem. Elas se afastam (em independência ignorante) de sua própria fonte de vida, cuidado e alimento. Em suas cabeças duras ainda não entrou a verdade de que o melhor lugar para se estar do Universo — e permanecer - é bem perto de Deus.

Salmos 14.2 diz claramente que a evidência do entendimento é alguém buscar a Deus. A coisa mais sábia que você pode fazer nesta vida é se achegar a Deus e buscá-lo de todo o seu coração. Quando você busca essa intimidade, começa a liberar os maiores segredos da vida. É nesse ponto que Deus guia você com os olhos dele e direciona seu coração com o coração dele.

Às vezes, tendemos a tomar decisões na vida com base em nossa avaliação das circunstâncias e condições presentes ao nosso redor. Entretanto, o Senhor não deseja que tomemos nossa direção olhando para fora, mas sim olhando para o alto.

Ele deseja que recebamos direção para a vida contemplando sua beleza, apreciando sua majestade e esplendor e sendo guiados por seu olhar.  Tudo isso pode ser comunicado por meio de expressões e foco no olhar! Contemple a boca de Deus até que Ele fale com você. Olhe para os olhos de Deus até que o olhar dele mostre o caminho que você deve trilhar.

Aqueles que tomam decisões com base em dados externos tornam-se termômetros da sociedade: suas vidas refletem as forças naturais que moldam seu destino. Mas aqueles que tomam suas decisões com base no que veem em Deus tornam-se termostatos da sociedade: eles influenciam seu mundo através da força de trazer iniciativas divinamente recebidas para impactar este plano terreno.

Intimidade precede insight. Paixão precede propósito. Primeiro vem o lugar secreto, depois, a diretriz divina. Deus não quer simplesmente conduzi-lo pelo caminho certo, mas deseja apreciá-lo durante a jornada. Ele não deseja que você descubra a vontade dele e, em seguida, saia correndo deixando-o para trás.

O principal desejo de Deus para a sua vida não é que você descubra sua vontade e a trilhe; Ele deseja principalmente que você se aproxime dele e passe a conhecê-lo. Deus deseja ser conhecido!  E, em seguida, Ele deseja que a partir desse relacionamento de conhecimento passe a existir uma nova caminhada juntos de acordo com seus propósitos.

A busca de um relacionamento de conhecimento com Deus no lugar secreto não é somente a mais inteligente coisa a ser feita; também é uma das maiores chaves para descobrir seu destino mais alto em Deus. Portanto, pare exatamente aqui. Você não precisa ler o próximo capítulo neste exato momento. Guarde o livro e encontre agora um lugar silencioso para ter comunhão com seu Amigo. E deleite-se na presença dele!


Capítulo 9
O SEGREDO DE NÃO TER UM PLANO B

Um dos maiores segredos de intimidade com Deus é se aproximar dele como sua única fonte de ajuda e esperança: “Senhor, nesta situação eu não tenho nenhum plano B - não há outra saída se o Senhor não vier em meu socorro. Você é o único que pode me ajudar!”. Deus ama quando você olha somente para Ele em busca de livramento. E o inverso também é verdade: Ele sente ciúme quando você envolve outros salvadores.

Em Isaías 44.14-20, o Senhor zombou da idolatria dos filhos de Israel mencionando a vã esperança que um pedaço de madeira oferecia:

Ele derruba cedros, talvez apanhe um cipreste, ou ainda um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores da floresta, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer. É combustível usado para queimar; um pouco disso ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se encurva diante dela. Metade da madeira ele queima no fogo; sobre ela ele prepara sua refeição, assa a carne e come sua porção. Ele também se aquece e diz: Ah! Estou aquecido; estou vendo o fogo. Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora. Ora a ele e diz: Salva-me; tu és o meu deus. Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender. Ninguém pára para pensar, ninguém tem o conhecimento ou o entendimento para dizer: Metade dela usei como combustível; até mesmo assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira? Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de alvar a si mesmo ou de dizer: Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira?

À medida que fui meditando nessa passagem, o Senhor me deu a definição de um falso deus. Essa definição me ajuda, porque embora em nossa cultura ocidentalizada existam pouquíssimas pessoas que realmente adorem figuras de madeira ou pedra, nós temos nossos próprios deuses falsos. Na passagem, o Senhor descreve os idólatras como aqueles que dizem ao pedaço de madeira: “Salva-me: tu és o meu deus” (v. 17). Portanto, um deus é definido pelo seguinte: qualquer coisa a qual atribuímos o poder de nos livrar.

Os ocidentais têm seu próprio conjunto de falsos deuses - as fontes para as quais se voltam em busca de livramento em tempos de crise ou de necessidade:
- Dinheiro
- Plano de saúde
- Tratamento médico/prescrições
- Previdência privada
- Poupança
- Cartões de crédito/empréstimos
- Drogas/álcool
- Prazer/diversão/recreação/esportes
- Sexo
- Amigos (para livrar da solidão)
- Conselheiros
- Cheque especial

Esses outros salvadores disputam nossa fidelidade. Para onde quer que nos voltemos, os deuses de nossa cultura estão promovendo seus poderes. Os comerciais de televisão promovem muitas alternativas para se obter alívio: “Experimente-me! Deixe-me aliviar sua dor. Sou sua resposta. Não precisa procurar mais. Venha até mim e eu o livrarei”.

Algo dinâmico acontece em seu espírito quando você olha para algumas dessas fontes de livramento e diz: “Não! Deus, você é o meu único salvador!”. Seu espírito não é apenas renovado por causa dessa afeição singular, mas a resposta do Pai no modo como Ele se move em seu coração é inigualável.

Aqueles que adoram a Deus são os que vêm primeiramente a Ele no momento de necessidade. Eles buscam a face de Deus e aguardam nele para receber diretivas para agir. O lugar secreto se torna o limiar onde esperam em Deus, buscando sua intervenção poderosa e clamando por sabedoria e revelação.

Ocasionalmente, o Espírito Santo dirá a você: “Neste caso, desejo que você espere somente em mim e permaneça crendo até eu intervir soberanamente em sua situação”. Quando Deus der a você sua palavra, então aperte o cinto de segurança! Você estará na corrida da vida. Você estará adentrando a dimensão de Deus. Aqui encontramos o milagre. Essa é a dimensão onde Deus se levanta em sua ira e vingança e inflige destruição a seus inimigos.

Seu papel é olhar para Ele, amá-lo e crescer em paciência e em fé. O papel dele é liberar o poder de ressurreição no tempo e da maneira dele.  Não que todas as crises que você enfrentar entrarão nesta categoria, mas quando entrar... empolgue-se! Você está pegando a autoestrada dos maiores santos da história, a trajetória em que Deus revela o poder de seu braço, o esplendor de sua beleza majestosa e a maravilha de seus propósitos eternos.

Era a essa gloriosa dimensão que Davi se referia:

Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa. - Salmos 62.5-8

À medida que escrevo este capítulo, pessoalmente, tenho grande necessidade da intervenção divina em relação à debilidade física. Tenho sido tentado a considerar outros caminhos de alívio, como alguns dos que listei anteriormente. Mas, em vez disso, tenho falado ao Senhor: “Você é o meu único ajudador. Se você não me salvar, não serei salvo. Se você não me curar, não serei curado. Se você não me livrar, não serei liberto. Não tenho outro recurso, nenhum plano B, nenhum plano alternativo. Não estou incluindo outras opções. É você, somente você. Eu o adoro! Você é
meu Deus!”.

Essa conduta são os “olhos bons” aos quais Jesus se referiu quando disse: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz” (Mt 6.22). A versão King James diz: “Se seus olhos forem singulares”. A palavra grega original foi traduzida como “bom” ou “singular”, e significa evitar duplicidade, ter singularidade de foco.

Quando seus olhos estiverem focados somente em Deus como seu salvador e libertador, você se abrirá para a plenitude da luz com a qual Ele visa preencher todo o seu ser.

Davi orou por este foco singular: “Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome” (Sl 86.11). Ao orar “dá-me um coração inteiramente fiel”, Davi estava dizendo: “Senhor, me dê um coração que não seja dividido, que tenha um único foco para que eu possa vê-lo como o único poder soberano a ser temido e adorado”.

Segundo minha experiência, descobri que o Senhor nos testará para determinar se nossa realidade é essa. Ele permitirá que uma grande tempestade sobrevenha em nossas vidas com um fim estratégico. Nosso reflexo natural será encontrar uma fonte de alívio imediato. Temos a tendência de explorar primeiro todas as nossas opções.

Então, é possível que essa tempestade venha para levar você a uma dimensão superior de vida no Reino? Oh, espero que você possa aprender o segredo: quando uma tempestade atingi-lo, corra para o lugar secreto, edifique seu espírito e diga a Deus com uma resolução firme: “Você é minha única expectativa”.

Nosso Deus se apraz em abençoar aqueles que não têm outros deuses perante Ele.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.