O SEGREDOS DE ESTAR ACESO

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

Capítulo 10
O SEGREDO DE ESTAR ACESO

É o lugar secreto que acende nosso fogo, que nos deixa acesos. Estou falando acerca de ter um zelo fervoroso em buscar a face de Jesus e responsabilidade com o seu Reino. Jesus veio trazer fogo à terra (Lc 12.49), motivo pelo qual pretende nos acender com suas próprias paixões e desejos. Para manter sua intensidade, este fogo deve ser constantemente alimentado por paixões promovidas pela intimidade gerada no lugar secreto.

Você está destinado ao fogo. Você queimará por toda a eternidade - a única pergunta é onde. O desejo de seu coração é ser uma labareda viva, acesa com a alegria de contemplar a beleza de Deus, adorá-lo sem limites e estar inserido neste mundo com um zelo autocontrolado e calculado de quem não ama sua própria vida e não tem medo de morrer. Você tem um motivo para viver porque tem um motivo pelo qual morrer. Você deseja ser um promovedor da santidade, razão pela qual nunca ficará satisfeito com o status quo do cristianismo.

A Palavra de Deus é como fogo (Jr 23.29) e sua presença é totalmente envolta pelo fogo (Ez 1.4,27; Dn 7.9). Quando você se aproxima de Deus, está se aproximando do intenso brilho das labaredas de eras. Para ficar aceso, você precisa ficar perto de Deus. Quando você se sentir frio, distante e espiritualmente “fora”, será o momento de se retirar para um cantinho, se colocar diante da lareira da Palavra de Deus e deixar que a intensidade de sua face restaure o seu fervor.

O segredo de permanecer aceso por Jesus não é responder as chamadas do altar (por melhores que sejam); não é o fato de alguém impor as mãos sobre você e orar (por mais válido que isso seja); não é ouvir uma boa gravação de pregação ou o mais recente CD de adoração; a única fonte certa para permanecer aceso é se dedicar de forma consistente ao lugar da porta fechada. Esse é o lugar onde “o espírito de fogo” (Is 4.4) acende sua alma à medida que você contempla a glória dele com uma face descoberta (2Co 3.18).

Você deseja passar a ter uma grande compulsão pelo lugar secreto? Convide Aquele que queima, o Espírito Santo, para acender a eterna chama do ciúme fervoroso dele em sua vida.

As Escrituras dizem: “O Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes” (Tg 4.5). O objetivo deste ciúme fervoroso é fazer com que a noiva de Cristo possa ter sua paixão exclusiva e fervorosa por seu amado acesa. Você pode fazer a seguinte oração sublime:

“Espírito Santo, permita que seu ciúme ardente entre em minha vida até todo o sentimento adúltero e falsos deuses serem completamente queimados e até uma imensa paixão consumidora tomar conta de todo o meu ser — para que o meu amor seja totalmente voltado para aquele que é amável, Jesus Cristo!”

O livro do Apocalipse descreve o Espírito Santo da seguinte maneira: “Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus” (Ap 4.5). Perguntei para Deus se o mesmo poderia ser dito sobre mim, se eu poderia ser descrito “como aceso diante do trono”!

Como um homem que deseja estar aceso para Deus, olhe para Provérbios 6.27-28 de uma forma diferente da abordagem típica. A princípio, esses versículos estão descrevendo os efeitos prejudiciais do adultério, sua outra aplicação é efetivamente descritiva do lugar secreto com Deus:

Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os pés? — Provérbios 6.27-28

Quando se aproxima do fogo da Palavra de Deus, você está colocando, efetivamente, fogo no peito — e as roupas sujas e contaminadas com lepra de sua vida antiga estão sendo queimadas. Assim que você entra na presença fervorosa do lugar secreto de Deus, começa a andar sobre brasas acesas - e seus pés passam a ser cauterizados para você caminhar em santidade, retidão e obediência.

A resposta para a pergunta é: “Não! Coloque o fogo de Deus em seu ser e tudo em sua vida será diferente! É impossível abraçar esse fogo de vida e não ser transformado! Oh, Senhor, eu coloco o seu fogo em meu peito com prazer e temor”.

João Batista foi um homem que ficou aceso diante de Deus. Deus levou João para a solidão do deserto para acender um fogo divino dentro dele. Quando finalmente foi liberado para o ministério, ele já era uma labareda viva. Observe que nos versículos a seguir Jesus pergunta três vezes “O que vocês foram ver?”:

Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta. - Mateus 11.7-9

Jesus testificou que as pessoas não foram até João basicamente para ouvir algo, mas para ver algo. Jesus descreveu João como “uma candeia que queimava e irradiava luz” (Jo 5.35). João era um homem divinamente incendiado, um homem que incubou seu amor por Deus por meio de um compromisso constante de estar sozinho no lugar secreto. Assim, se tornou uma candeia que irradiava luz para a nação inteira contemplar, e as pessoas vinham de todos os lugares para ver este fogo.

As pessoas são sempre atraídas por um grande incêndio. Este é nosso Deus: “Ele faz... dos seus servos, clarões reluzentes” (Hb 1.7). Se você permitir, Ele também o tornará um clarão reluzente.