OS SEGREDOS DA INTERCESSÃO E DA VIGILÂNCIA

DIA 10 - Quarta
Publicado em 28/02/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 13
O SEGREDO DA INTERCESSÃO

A intercessão, que é um elemento da nossa vida de oração pessoal, é o que estou escolhendo para definir como “oração em favor das necessidades alheias em vez das minhas”. Intercessão é um ministério sacerdotal de um mediador, de alguém que fica entre o céu e uma necessidade terrena e clama ao Pai por ajuda.

O escritor de Hebreus pediu aos santos para intercederem em seu favor: “Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo. Particularmente, recomendo-lhes que orem para que eu lhes seja restituído em breve” (Hb 13.18-19).  Esta passagem nos revela um segredo poderoso de oração: a oração acelera os propósitos de Deus na terra. O autor percebeu que seria restituído a eles, mas isso aconteceria mais rapidamente se orassem.

Nós realmente podemos comprar o tempo com nossas orações - “aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5.16). Quando o mal está nos ameaçando podemos adiar sua vinda com nossa oração. Quando o bem está demorado, podemos acelerar sua vinda com nossas orações.

Há muitas coisas que Deus planejou para este mundo e muito provavelmente elas acontecerão. A única pergunta e: elas ocorrerão em nos e através de nós? Nós participaremos? Se não orarmos, os planos de Deus acontecerão, mas não tão rapidamente. Eles serão adiados.

Veja aqui o infinito poder de Deus para acelerar as coisas na terra e levar os eventos do mundo ao seu auge. Ele pode concluir com exito sempre que desejar, mas está procurando uma geração que se recuse a ser desviada — uma geração que seja tão desesperada para ser incluída que se entregue a oração incessante e violenta.

Uma das formas mais profundas de você amar uma pessoa e orando por ela. A intercessão faz algo muito poderoso no intercessor: une o coração dele ao coração de quem esta sendo alvo da oração intercessoria.  Na intercessão, você está investindo na vida de outra pessoa. Esse e mais um dos segredos do lugar secreto. Portanto, nossas orações intercessórias tornam-se ' cordas de afeição” que ligam os corações dos cristãos uns aos outros, aproximando o corpo de Cristo por meio de uma das maiores virtudes: o amor.

Não era suficiente para Paulo estar convencido de seu amor para com os outros santos. Ele desejava que tivessem consciência de seu amor: — mas para que soubessem como é profundo o meu amor por voces (2Co 2.4), “que diante de Deus vocês pudessem ver por si próprios como são dedicados a nós” (2Co 7.12).

Portanto, ao sentir amor suficiente por uma pessoa para interceder por ela, por que não encontrar uma maneira de assegurar-lhe sobre a sua intercessão? Quando a pessoa souber que você tem orado por ela, acabará sentindo e tomando consciência de seu amor.

O corpo de Cristo não funciona adequadamente sem os membros orarem mutuamente uns pelos outros. A oração e o sistema de imunidade do corpo de Cristo. Através da oração, combatemos as forças invasoras que buscam adoecer e afligir o corpo de Cristo.

A falta de oração no corpo de Cristo é parecida com a lepra. Aprendi algumas coisas sobre esta doença com Paul Brand, um cirurgião de leprosos.  Ele explicou que quando uma pessoa está com essa doença seus nervos param de funcionar adequadamente e deixam de enviar sinais de dor para o cérebro. Nesse estágio, os leprosos começam a perder os dedos das mãos e dos pés em acidentes, porque não sentem dor quando se machucam.

Fazendo uma analogia espiritual, quando a igreja não sente dor por causa dos membros do corpo que estão sofrendo, há indícios da presença de “lepra espiritual”. Os nervos da igreja estão mortos. O que acontece em seguida é que a igreja começa a perder seus membros.

Os sinais de dor que o corpo envia ajudam o membro ferido. A dor é absolutamente necessária para o corpo poder se restaurar e se curar.  Portanto, ela é um dom. É crucial que sintamos a dor dos membros que estão sofrendo no corpo, pois assim podemos repará-los e curá-los, se for necessário. A intercessão é uma resposta à dor. Choramos porque estamos sentindo dor. Os choros de intercessão são os choros veementes de cristãos suplicando a Deus em favor de outros.

Conforme penso sobre essas coisas, me lembro de amigos que enfrentam doenças crônicas e problemas de saúde incuráveis. Os cristãos com dificuldades desesperadoras de saúde enviam uma mensagem urgente para o corpo de Cristo: “A igreja está doente. Não temos o poder para curar este membro. Perigo! Alerta! Precisamos nos reunir, reagir e fazer tudo o que for possível para este membro ser curado”. Entretanto, a resposta da igreja a este tipo de tragédia, geralmente, é de distanciamento e insensibilidade. Nós realmente não sentimos a dor de um membro doente. Somos portadores de lepra espiritual.

Fico imaginando o tipo de graça que será liberado na igreja quando começarmos a nos identificar com os membros do corpo que estão sofrendo como se nós mesmos estivéssemos vivenciando o problema deles. Um dos mistérios fantásticos da oração é como Deus une a casa internacional de afeição (a igreja) através do apoio fervoroso de outra igreja em oração. A oração é um dom de Deus que capacita o corpo a se edificar em amor.

Nosso padrão de oração indica que estamos sentindo dor? Que o Senhor possa colocar um alarme santo dentro de nossos espíritos em relação à falta de poder da igreja. Que Ele nos leve a ajoelhar em uma busca apaixonada pela autoridade de superação, pela qual Jesus morreu para nos dar!


Capítulo 14
O SEGREDO DA VIGILÂNCIA

Jesus associou a oração com a observação vigilante. Duas vezes Ele falou para seus discípulos: “Vigiem e orem” (Mc 13.33; 14.48).  Portanto, há algo sobre a oração que diz respeito a olhos abertos, atentos e alertas. No lugar secreto, não nos escondemos dos eventos atuais como uma avestruz enterrando sua cabeça na areia; em vez disso, trazemos nossa consciência dos eventos atuais à luz da busca das Escrituras e do Espírito de Deus.

A exortação de Jesus para vigiar está especialmente associada a seu retorno à terra:

Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai. Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo. É como um homem que sai de viagem.  Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie. Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! O que lhes digo, digo a todos: Vigiem! - Marcos 13.32-37

Sem dúvida, esta é uma das mais fascinantes e urgentes exortações de Jesus. Ele não poderia ter deixado esta mensagem mais clara. Ele estava conclamando os cristãos para que em todo o tempo ficassem em alerta constante, vigilantes e atentos. E o foco de nosso alerta é sermos encontrados vigilantes quando nosso Senhor retornar.

Perguntaram a um pastor quantas pessoas vinham a sua igreja. Ele respondeu: “Oh, 800 são os que dormem”. Infelizmente, uma quantidade muito grande de crentes está adormecida neste momento tão importante da história humana.

O Senhor nunca colocou em nós o fardo de investigar o futuro, embora nos chame para ficarmos alertas em relação à hora em que vivemos e para percebermos os sinais dos nossos tempos. Ele espera que nós tenhamos entendimento e consciência sobre o hoje.

Conheço somente um único caminho para colocar em prática este mandato urgente: através da aplicação atenta ao lugar secreto. É no lugar secreto que:

- Aguçamos nossos sentidos espirituais para os avisos de Deus.

- Interpretamos os eventos atuais através da lente da Palavra de Deus.

- Anotamos aquelas partes e temas das Escrituras que o Espírito Santo está evidenciando no momento.

- Calibramos constantemente nossas almas e mentes com as palavras retas do Senhor.

- Silenciamos nossos corações tempo suficiente para ouvir.

- Contemplamos com atenção enlevada no trono de Deus.

- Lançamos fora todo o adormecimento espiritual por sermos acesos e renovados em amor.

Uma palavra importante desta hora é “percepção”. Jesus deseja que fiquemos alertas e sejamos capazes de perceber os sinais dos tempos. A percepção será cultivada não pela leitura do jornal da manhã, mas pela leitura da Palavra de Deus. Ganhamos percepção somente através do poder do Espírito Santo (Fp 1.9).

Aqueles que permanecem atentos no lugar secreto receberão sabedoria para perceber o mistério da iniquidade e o mistério divino na terra hoje.

Muitas vezes em meu lugar secreto eu coloquei tudo de lado, como minhas leituras e pedidos de oração, e fiz uma pausa apenas para fazer esta pergunta: “Senhor, o que você está fazendo na terra hoje? Quais temas o Senhor está enfatizando exatamente agora? Em meio a quais grupos de pessoas o Senhor está se movendo de uma forma incomum? O que o Senhor deseja que eu enxergue quanto ao dia e a hora em que estou vivendo? Qual é a minha função em suas atuais atividades?”.

Depois disso, espero por Ele para obter insight e entendimento. Oh, como meu coração deseja estar completamente alerta e comprometido com as coisas que estão no coração de Deus para este presente momento!

“Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha” (Ap 16.15). Quando um ladrão faz “uma visita”, ele geralmente deixa pequenos sinais de sua presença - o girar de um trinco, o som de passos, o esbarrão em um objeto não visto, etc. De um modo similar, também podem existir sinais sutis da vinda de Cristo que somente a pessoa que estiver alerta perceberá. Aqueles que vigiam, se estiverem atentos, poderão efetivamente perceber os sons da vinda de Cristo. Seria bênção ser encontrado trabalhando ativamente e em alerta nesse momento:

Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias, como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente. Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los. Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada felizes os servos que o senhor encontrar preparados. Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada.  Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam. — Lucas 12.35-40

O lugar secreto é o lugar de cumprir estas palavras de Cristo. Não há substituição nem alternativa. É no jardim com o seu Senhor que você cinge à cintura para ação imediata e prepara suas candeias até elas queimarem com paixão ardente.

Não durma. Em vez disso, vigie e ore. Esse é o grande segredo de estar pronto para a volta iminente daquele que ama sua alma.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.