O SEGREDO DA HUMILDADE

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

Capítulo 12
O SEGREDO DA HUMILDADE

Nossa busca violenta de Deus deve ser regada com um espírito gentil e humilde. A humildade é a base de toda a oração. O humilde diz: “Senhor, fico vazio sem sua plenitude; fico aos pedaços sem sua inteireza; fico fraco sem sua força; fico sem direção sem sua sabedoria. Sem você, não sou nada. Preciso de você! Preciso tão desesperadamente que estou me derramando diante de você aqui no lugar secreto”.

A falta de oração é o primeiro sinal da independência proveniente do orgulho. Começamos a reduzir nosso tempo secreto com Deus quando estamos nos sentindo ótimos acerca de nós mesmos, cheios de energia, otimistas em relação ao futuro e confiantes quanto ao caminho que estamos trilhando. Esse é o primeiro sinal de que estamos ficando cheios de confiança de nós mesmos.

Esta manhã, mesmo antes de saber que estaria escrevendo este capítulo, eu estava apreciando as palavras de Agur, que escreveu: “Sou o mais tolo dos homens; não tenho o entendimento de um ser humano. Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo” (Pv 30.2-3). A sabedoria de Agur estava em ter uma autoavaliação adequada acerca de sua própria tolice. Quem dera que todos nós tivéssemos essa mesma consciência! Isso faria com que nos ajoelhássemos e nos voltássemos para a fonte de toda a sabedoria, para o “o único Deus que detém toda a sabedoria”. Se Ele detém toda a sabedoria, onde isso nos coloca?

Quando você enxerga a grandeza de Deus e a sua bancarrota, é gerada uma grande alegria pelo fato de se humilhar perante o Senhor. Com quedeleite os anciões lançam suas coroas aos pés do trono! Eles pegam o que representa a compilação agregada de todas as suas conquistas e lançam aos pés dele, de quem tudo primeiramente procedeu. Ele nos deu e, portanto, podemos devolver. Nada disso foi ideia nossa; tudo começou e termina com Ele. Ele é tudo. À medida que nos unimos a Deus, a pobreza de nossa identidade pessoal é perdida na plenitude de sua grandeza eterna.
Davi escreveu: “Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó Glória minha!” (SI 108.1). Sabemos que esse versículo se refere ao lugar secreto, porque o termo “meu coração está firme” sempre era usado para falar a respeito de seu compromisso pessoal de ficar a sós com Deus. Davi entregou seu coração a Deus, por isso disse: “ó Glória minha”.

Mas qual era a glória de Davi? Era a soma total de todas as suas realizações. Davi tinha a glória de um rei - riqueza, honra, prestígio, dignidade, esplendor e poder. Ele também tinha a glória de ser um salmista e um profeta. Ele pegou tudo o que Deus lhe deu e o tornou, e apresentou ao Senhor por meio de canções e louvores.

Quanto maior o seu prestígio, maior o prazer de entregar tudo perante a majestade de Deus. Que privilégio derramar as realizações de nossa vida aos pés dele com profunda consciência de sua grandeza inigualável! Quanto maior eu for, maior alegria terei em levar essa grandeza e prostrá-la a seus pés. “As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória” (Ap 21.24).

Ele nos dignifica ao permitir que tenhamos algo para trazer à sua presença com humildade e devoção. Deus nos dignifica - com afiliação, glória, aceitação, realeza, propósito, significância, riqueza, honra, salvação, sabedoria, revelação, entendimento, status, caráter, santidade, vitória - e dessa forma podemos apreciar o mais alto privilégio de lançar tudo aos seus pés.

Que privilégio santo nós temos! Podemos vir à sala do trono de sua presença e nos esvaziarmos de toda a dignidade, nos prostrando perante Ele, adorando-o com todo o nosso ser.

O servo de Deus que nada tem não encontra maior alegria do que buscar cada vez mais maneiras de se humilhar na presença do Todo-poderoso: “E me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou” (2Sm 6.22).

Lance-se aos pés dele hoje, Ele é digno do mais alto louvor!