OS SEGREDOS DO DIÁRIO E DA MEDITAÇÃO

DIA 13 - Sábado
Publicado em 01/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 18
O SEGREDO DO DIÁRIO

Tenho o firme compromisso de manter um diário espiritual por um motivo que engloba tudo: “A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado” (Mc 4.25).

Não confio em minha mente. Minha memória é como uma peneira. Se não anotar, há 99% de chance de eu esquecer. Então, quando Deus revela algo valioso para mim a partir de sua Palavra, não confio que eu vá me lembrar depois. Eu anoto. Ele foi muito gentil em me iluminar com a sua verdade e agora preciso ser um despenseiro zeloso da confiança que me foi depositada retendo, meditando e considerando como deverá impactar a forma como vivo.

Mantenho um diário por uma simples razão: estou desesperado por mais! E sei que não receberei mais, a menos que eu tenha administrado adequadamente o que já me foi dado. A única forma que encontrei de repassar as coisas que Ele me transmitiu foi escrevendo-as em um diário para poder consultá-las depois.

Portanto, quando sugiro um diário, não estou falando de um diário pessoal nem de fazer anotações do tipo: “Hoje Susan veio me visitar. Tomamos café da manhã juntos e fomos ao shopping”. Não. Estou falando de algo bem mais importante e significativo.

Faça do seu diário um local onde você relata detalhadamente as verdades espirituais que estimulam seu espírito, enquanto está no lugar secreto. Quando Deus o alimenta com este maná, registre-o. Então, examine-o mais tarde. Continue repassando essa verdade até tecer um tecido de sua experiência e conduta cristãs.

Vamos analisar o contexto inteiro das palavras de Jesus já mencionadas anteriormente:

Então ele disse para eles: “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo, continuou ele. Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”. - Marcos 4.24-25

Estava lendo essas palavras de Jesus enquanto observava um jogo de futebol americano na TV: “A quem tiver, mais lhe será dado”. Então, apliquei isso à linguagem do futebol: “Quem recebe o que é lançado para ele, terá a bola lançada novamente”. Os melhores receivers (recebedores) obtêm mais oportunidades. Se um receiver (recebedor) continuar deixando a bola cair, o quarterback (lançador) irá parar de arremessar para ele. Da mesma maneira, se deixarmos cair o que Deus nos deu, Ele irá parar de nos dar mais.

A frase “com a medida com que medirem” refere-se à maneira como você reage e vive a Palavra que ouve. Se guardarmos a Palavra de Deus em nossos corações com grande zelo, esforçando-nos não apenas para sermos meros ouvintes, mas praticantes, então Ele nos medirá segundo a nossa percepção com o mesmo grau de diligência.

Mas a passagem também contém uma advertência clara. Se formos negligentes com as percepções que Deus nos dá, Ele retirará de nossas vidas até mesmo aquilo que pensávamos ter. Aquele que continua deixando a bola cair não só deixará de receber mais passes, como também será tirado do jogo.

Portanto, manter um diário é fundamental para mim. Estou convencido de que não consigo reter o que Deus me dá, a menos que eu anote.  Se eu não fizer um diário fiel e deixar integrar em minha vida as coisas que Deus me dá, Ele retirará de mim até mesmo o que eu já tenho. O diário, então, é um elemento vital para ser fiel a Deus.

Mantenho um diário porque estou consciente de minha responsabilidade perante Deus. “Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido” (Lc 12.48). Que eu possa ser encontrado fiel em relação às coisas que Deus me entregar!

Além disso, estou consciente de Mateus 13.12: “A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado”. A abundância espiritual não é um garantia para todos os cristãos. Ela é assegurada somente àqueles que são fiéis com o que recebem.  Portanto, uma vida abundante em Cristo não é recebida passivamente. Ela é obtida com esforço.

Deixe-me falar um pouco mais sobre o meu diário. Eu o mantenho em meu computador. Isso funciona muito mais para mim do que um diário de papel. Depois de digitar meus registros no diário, geralmente os classifico em pastas de acordo com os tópicos ou temas. Portanto, meus registros do diário tornaram-se uma biblioteca portátil dentro de meu laptop. Eles são uma matriz de recursos sobre muitos tópicos que eu posso reler quando estiver estudando determinsdos assuntos. Talvez você já tenha percebido, mas eu estou me baseando muito em meu diário para escrevereste livro, assim como fiz em outras obras minhas que já foram publicadas.

Fiz do voto do salmista minha ambição pessoal: “Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra” (SI 119.16). Quando Deus me alimenta com a percepção da Palavra, adoto todas as medidas necessárias para reter aquela verdade em meu coração e em minha alma.

E eis mais um de meus segredos: anoto e examino cada anotação de vez em quando.

 

Capítulo 19
O SECREDO DA MEDITAÇÃO

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. — Josué 1.8

O que significa meditar na Palavra de Deus? Significa reduzir o ritmo da leitura e contemplar cada palavra e frase, procurando significados mais profundos e completos. É através da meditação que nós liberamos as riquezas ocultas da Bíblia. A Palavra de Deus é como uma montanha com vastos bolsões de joias e veios de ouro. O lugar secreto é o nosso momento de escavar. Descobrimos várias camadas de rico entendimento à medida que nos aprofundamos mais, ponderamos sobre cada palavra e relemos os versículos várias e várias vezes. Sempre pressuponho que cada versículo tem mais significados do que já descobri. A meditação éa arte de escavar, o máximo que podemos, cada e toda palavra.

A palavra escrita de Deus é revelada pela Palavra Viva, através do poder do Espírito Santo. “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento” (Pv 2.6). A fonte de iluminação é a boca de Deus. Ele deve falar conosco. Portanto, à medida que meditamos em sua Palavra, entramos em seu Espírito e gritamos de todo o nosso coração: “Senhor, fale comigo!”. Percebemos que sem a ajuda dele nunca liberaremos as riquezas de sua magnífica Palavra.

Cada palavra das Escrituras pode sustentar a intensidade de um questionamento cuidadoso. Essa intensidade concentrada pode ser vista em Salmos 77.6: “De noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta”. À medida que meditamos na Palavra, nosso espírito está buscando diligentemente novas percepções.

Há um nível de profundidade bem maior nas Escrituras do que aquele que encontramos prontamente à primeira leitura. Algumas verdades nunca serão encontradas até você reservar um tempo para sentar e observar o texto, considerando cuidadosamente seu conteúdo e implicações. As contradições aparentes, às vezes, contêm as maiores verdades. Algumas porções têm muito mais do que apenas uma aplicação. Elas possuem camadas de verdade que são descobertas quase que uma a uma, do mesmo jeito que fazemos ao abrir as camadas de uma cebola.

Uma das melhores maneiras de meditar na Palavra de Deus é fazer perguntas ao texto. Algumas das perguntas frequentemente feitas são: Quem é o escritor e com quem ele está falando? O que o versículo diz e por quê? O que isso significa? O versículo contém um princípio espiritual? Como esta verdade se aplica a minha vida?

Com o tempo, você desenvolverá sua própria maneira de fazer perguntas sobre o texto. Uma das perguntas mais importantes que faço a um versículo é: “Por que o Espírito Santo determinou que isso fosse escrito dessa maneira?”. Questiono o motivo pelo qual foi escrito daquele modo, por que determinadas frases foram usadas e por que outras palavras não foram usadas. Quando uma sentença ou frase parece não contribuir para a passagem, eu a contemplo para considerar o motivo pelo qual o Espírito Santo a incluiu. Quando um versículo parece ser propositalmente oblíquo ou misterioso, minha curiosidade é despertada. Quando um versículo parece claramente óbvio, suspeito que possam existir profundidades de verdades ali que eu poderia facilmente deixar de examinar.

A seguir, são apresentadas outras formas de fazer perguntas à medida que você medita.

Contexto
Uma frase ou versículo é quase sempre compreendido melhor examinando cuidadosamente os versículos anteriores e posteriores a ele. Como os versículos anteriores definem um cenário para este versículo? Como os versículos seguintes trazem esclarecimento e uma compreensão mais completa?

Significados da palavra
Algumas palavras nos idiomas originais da Bíblia, o hebraico e o grego, possuem mais de um significado possível. Que várias sombras de significado contêm as palavras importantes deste versículo? Outras traduções da Bíblia fornecem significados alternativos? Os materiais de referência bíblica, como dicionário bíblico e léxico, apresentam uma percepção adicional?

Referências cruzadas
Uma concordância à mão é extremamente útil durante os períodos de meditação, para considerar outros versículos que contêm as mesmas palavras, frases ou conceitos do texto. Algumas Bíblias são Edições de Referência”, fornecendo referências cruzadas exibidas em colunas verticais ou em rodapés. Onde mais essas palavras aparecem na Bíblia e como os outros versículos trazem esclarecimento ao nosso texto?

Repetição
Quais palavras merecem contemplação extra por causa de sua recorrência? Posso descobrir verdades que as Escrituras destacam ao examinar palavras ou conceitos repetidos?

Simbolismo
Quais figuras de linguagem estão sendo usadas? O que elas representam? Alguns dos símbolos presentes no texto estão representando realidades espirituais mais profundas?  Aquele que medita na Palavra de Deus lentamente transformara seu interior de acordo com o que sua alma imagina. Jesus disse: O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que esta em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6.45).

Por causa de nosso pecado, temos um depósito de “mau tesouro” dentro de nós. Mas ao meditarmos na Palavra, começamos a depositar “bons tesouros” dentro do nosso ser. A única maneira de internalizar bom tesouro é assimilando-o diligentemente no lugar secreto de meditação. O bem substitui o mau. O deposito de coisas boas que absorvemos sera evidenciado por meio de novos padrões de fala e de conduta. Em uma frase, nos tornaremos mais parecidos com Cristo.

Quando tomar gosto em se deleitar com a meditação na Palavra de Deus, você se tornará um “viciado” em meditação.

O lugar secreto se tornará seu lugar favorito; em alguns aspectos, até mais que a congregação dos santos, porque será o lugar onde Jesus o alimentará pessoalmente. Na igreja você recebe percepções que foram primeiramente processadas por meio de outro canal humano. As partes mais doces, entretanto, são aquelas que Jesus dá diretamente ao seu próprio coração.

Quando o Espírito Santo personaliza a Palavra para as circunstâncias de sua vida, o poder de sustentação de sua palavra personalizada tem a capacidade de carregá-lo em meio a grande tribulação. Esta é a verdadeira fonte da vida.

Provérbios 16.26 descreve o processo por meio do qual o Senhor o tornará “viciado” em sua palavra: “O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona”. O Senhor começa alimentando você com a sua Palavra, que saciará, de forma inigualável, seu apetite. Mas isso também despertará uma incrível fome por mais.

Quando prova o quão doce é o Senhor, você fica “estragado” para a vida. Você tem necessidade de mais! Então, passa a fazer de tudo para receber as palavras da boca de Deus. Sua fome dispara e você sabe que existe somente uma coisa que pode saciá-la. Você é conduzido ao lugar secreto de meditação por sua própria fome. Estar com Jesus no lugar secreto e contemplá-lo na Palavra se torna sua ocupação favorita na vida.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. — Filipenses 4.8

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.