O SEGREDO DE ORAR AS ESCRITURAS

DIA 15 - Segunda
Publicado em 04/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 21
O SEGREDO DE ORAR AS ESCRITURAS

A Bíblia é um grande livro de oração. Praticamente cada página contém sugestões de oração. À medida que você passar tempo absorvendo a Palavra, sua meditação não só se tornará agradável, como você também abrirá espontaneamente seu coração para Deus em resposta ao texto.

Orar a Palavra de Deus é algo poderoso por vários motivos:

- A Palavra de Deus por si só “é viva e eficaz” (Hb 4.12), portanto, quando oramos com a Palavra de Deus em nossos lábios, sabemos que estamos fazendo orações vivas e eficazes.

- Quando a expressão de nossas orações é moldada pelas Escrituras, ganhamos confiança ao saber que estamos orando de acordo com a vontade de Deus - uma confiança que significa: “E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos” (1Jo 5.15).

- À medida que oramos a Palavra de Deus, os termos presentes nela se tornam usuais em nosso diálogo diário com Ele. Uma poderosa transformação começa a ocorrer na alma quando a conversa diária passa a refletir a Palavra de Deus. A língua começa a ser acesa com o fogo do céu em vez de com o fogo do inferno (compare Atos 2.3-4 com Tiago 3.6).

- Somos orientados a orar segundo a vontade de Deus, de maneira que nós próprios não consideraríamos orar. A Palavra nos dará sugestões sobre formas como podemos orar, aumentando profundamente a amplitude e a diversidade de nossa vida de oração.

- Orar as Escrituras acrescenta uma dimensão de criatividade e surpresa a nossa vida de oração, o que, por sua vez, torna a oração muito mais fascinante e agradável.

Se você nunca tiver orado as Escrituras, deixe-me explicar-lhe como isso normalmente é feito. Se você praticar o que estou prestes a lhe ensinar, descobrirá um dos mais maravilhosos segredos para tornar seu relacionamento no lugar secreto com Jesus absolutamente agradável e frutífero.

Antes de tudo, entretanto, precisamos ter uma definição adequada de oração. Orar, no sentido bíblico verdadeiro, é o aspecto pleno das expressões humanas com Deus. Orar é o título que abrange a gama inteira de expressões que oferecemos a Deus. Portanto, a oração inclui louvor, ações de graças, adoração, intercessão, súplicas, gritos de alegria, levantar de mãos, reverência, honra, exaltação, afeição íntima, arrependimento, entrega, dança, lamentação, contemplação, batalha espiritual e profecia. Quando as Escrituras começam a sugerir suas orações, você pode esperar que elas abranjam uma vasta gama de expressões.

Agora vamos nos ater a uma parte das Escrituras e tentar exatamente isso. Sugiro que comecemos com um salmo. Os salmos são feitos sob medida para este tipo de coisa, pois já são uma oração. Vou selecionar para exemplificar o Salmo 84, mas é possível escolher qualquer um dos 150. A seguir, apresento algumas sugestões para orar cada versículo.

Cada versículo possui palavras-chave que podem ser trampolins para a oração. Escolha a palavra-chave ou a frase-chave e aprenda a desenvolver aquela palavra ou pensamento em oração perante o Senhor. Ore os temas para Deus, incluído outras partes das Escrituras que vierem à sua mente e tenham relação com eles. Leve entre um a dez minutos em cada versículo e ore os temas encontrados nele ao Senhor. Experimente. Tente fazer a oração do seu modo usando cada um desses versículos, agora mesmo, para pegar o jeito.

“Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!” (Sl 84.1):

- Fale para o Senhor as coisas agradáveis que você pensa a respeito dele.

- Como a habitação de Deus é o seu coração, agradeça pelas coisas que Ele está fazendo em você.

- A habitação de Deus também é a congregação dos santos; louve ao Senhor pelas coisas agradáveis que Ele está fazendo para seu povo, sua noiva.

- Adore ao Senhor, o general dos exércitos do céu.


Como exemplo, irei “orar” esse versículo nesta página, destacando em itálico as palavras de minha oração que estão relacionadas ao versículo 1:

Ó, Senhor, como você é agradável. Onde quer que o Senhor habite é agradável, porque você é agradável Você torna tudo ao seu redor agradável. Como anseio morar em sua habitação, Senhor. Apenas desejo estar com você, apreciando-o e permitindo que o Senhor me torne agradável. Prefiro estar com você do que em qualquer outro lugar. O panorama de sua habitação é inteiramente agradável para mim também. Considero os anjos, o serafim, os seres viventes, os vinte e quatro anciões, todos reunidos ao redor do seu trono contemplando-o. Você é inigualável em beleza e esplendor, ó Senhor dos Exércitos. Ó poderoso campeão do céu! Ó grande guerreiro de glória.Eu me prostro diante de sua majestade e grandeza. Com grande regozijo me apresento perante você. Obrigado pelo sangue de Jesus que me permite adentrar sua sala do trono! Como sou eternamente abençoado aqui com você. Eu o adoro, ó Deus poderoso!


“A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo” (SI 84.2):

- Expresse o quanto anseia por Ele e o deseja. Deixe-o ver as emoções de sua alma neste exato momento.

- Perceba que está nos átrios do grande Rei; expresse que você está em posição de sentido diante dele, totalmente disponível.

- Com todo o seu coração e também, literalmente, com seu corpo, cante de alegria ao Deus vivo.

Como mais um exemplo, veja outra oração feita baseada no versículo 2, com as palavras que acionam minha oração destacadas em itálico:

Oh, como anseio por você, meu Deus! Cada parte de mim anela por você. Anelo por você com minha alm a, minha mente, minhas emoções, meu espírito, meu coração, meu corpo e com todo o meu ser! Senhor, eu o desejo mais que qualquer outra coisa dentre toda a criação. Se eu puder apenas tê-lo, Senhor, você será minha grande recompensa. Se você não se revelar a mim, vou desfalecer por causa desse anelo. Sou tão apaixonado por você que irei desfalecer de amor. Eu o desejo intensamente! Desejo seus átrios, pois é onde mora. Desejo morar onde você mora, pelo resto da eternidade. Então, aqui estou cantando de alegria para você, meu Senhor. Você ouve meu cantad. Contempla meu louvor? Considera o esforço de minha alma? Tem misericórdia de mim? Você é o único Deus, o Deus vivo e verdadeiro, e somente para você minha alma eleva-se. Quando você virá a mim?

“Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus” {Sl 84.3):

- Diga o quanto você deseja ficar constantemente com Ele - ao ponto de ficar com inveja de um passarinho que pode fazer seu lar no altar do Senhor.

- Diga que seu coração se sente em casa nele.

- Adore-o como seu Rei.

Não vou escrever mais nenhum outro exemplo de minhas próprias orações, pois tenho certeza que você já entendeu. Expresse os seus próprios sentimentos para Deus com base nas palavras do versículo 3.


“Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa” (Sl 84.4):

- Agradeça pela bênção sob a qual você vive, por estar continuamente em sua presença.

- Exponha o objetivo de seu coração de oferecer continuamente sacrifício de louvor a Ele. Não é apenas algo que você faz; é quem você é.

- Separe alguns momentos de “pausa” para louvá-lo de forma livre e espontânea.


“Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!” (Sl 84.5):
- Declare a Deus como você é fraco e como depende dele para ter força.

- Diga que você é um peregrino; é apenas um peregrino nesta terra em busca de uma cidade celestial cujo construtor é Deus.

- Agradeça por estar mostrando a você o caminho que deve ser trilhado durante sua peregrinação. Diga que você tem consciência de que nem sempre é o que deseja, mas que sabe que é para o seu bem.


“Ao passarem pelo vale de Bacafazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas” (Sl 84.6):
- Embora sejam raramente apreciados, agradeça a Deus pelos vales de sua vida. Fale a respeito dos seus vales atuais.

- Baca significa “chorar”; deixe seu coração fluir em direção a Deus, mesmo em meio a lágrimas.

- Confesse a fé em sua liderança; que Ele está capacitando você a transformar a escuridão de seu vale em um lugar de fontes e cisternas

- a chave para seu vale se tornar um jardim.


“Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião” (Sl 84.7):
- O vale pode ser um lugar de fraqueza, mas agradeça a Deus por estar guiando você pelos vales até a próxima montanha de força.

- Regozije-se pelo fato de Deus estar transformando a escuridão do seu vale em um encontro face a face com sua glória.


“Ouve a minha oração, 6 Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa” (Sl 84.8):
- Derrame seu coração perante Ele. Diga o quão desesperadamente deseja que Ele o ouça.

- Adore o Deus que, da mesma forma que foi fiel com Jacó, será com você. Ele o defenderá e o salvará!

- Conte novamente ao Senhor como Ele defendeu Jacó e peça essas mesmas bênçãos.


“Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido ” (Sl 84.9):

- O escudo pode ser uma referência à perda de reputação, por causa de orações não respondidas; clame ao Senhor para restaurar suas fortunas e justificá-lo.

- Percebendo que você tem uma unção do alto, suplique a Deus para olhar para você e ter misericórdia.


“Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios ” (Sl 84.10):

- Este é um ótimo versículo para ajudar você a expressar o quanto ama a Deus. Um dia em seus átrios externos é mais prazeroso e emocionante que mil dias em outro lugar.

- Diga-lhe que seu coração não está voltado para coisas altas e elevadas; que você está feliz em ser apenas um porteiro dele.

- Clame pela misericórdia de Deus; diga que você poderia viver na presença dele para sempre e nunca retroceder para a iniquidade.


“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade” (Sl 84.11):

- Como seu filho, diga que Ele é a luz de sua vida, sua radiação, sua fonte de calor, aquele que ilumina o seu caminho.

- Adore sua proteção - o Senhor é o seu protetor.

- Receba sua graça e glória exatamente agora.

- Declare sua apropriação da verdade da generosidade do Senhor; Ele nunca recusará generosidade, porque você vive com integridade.

- Diga-lhe que você o ama tanto a ponto de se esforçar, por meio de sua graça, para viver com integridade em relação a todas as coisas.
“Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!” (SlI 84.12):

- Agradeça porque este versículo descreve você!

- Diga-lhe o quanto confia nele.

- Adore ao Senhor dos Exércitos do céu por Ele estar liberando bênçãos sobre você.

A medida que você ora as Escrituras, não tema fazer repetições. A repetição de palavras e frases significativas funciona eficazmente para internalizá-las em seu espírito e faz com que a verdade tenha impacto pleno em seu coração e mente. Desejo que a Palavra de Deus penetre profundamente em seu ser, chame a atenção com seu impacto, amplie e expanda seu coração com anelo apaixonado, entre no sistema de sua fala e ações e produza frutos para a vida eterna.

Espero que você pratique orar a Escritura até se habituar! Quando você despertar para esse segredo, desejará levar sua Bíblia para todo lugar onde for orar. Você a levará para o lugar secreto; você a levará para o encontro do seu grupo de oração; você a levará para as reuniões de oração da igreja. Você se deparará orando a Palavra até mesmo quando estiver dirigindo!

Que presente poderoso Deus deu em sua Palavra! Ele nos deu um meio de nos desviarmos da oração autocentrada, com base no ser humano e na autocomiseração, em torno da qual nossas almas sempre desejam gravitar. Podemos entrar na mente de Deus, em seus pensamentos, expressões e prioridades e orar de acordo com a sua vontade a partir de sua Palavra, através poder do Espírito Santo. Isso é incrível!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.