OS SEGREDOS DE TERMINAR E DO AMANHÃ

DIA 16 - Terça
Publicado em 04/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 22
O SEGREDO DE TERMINAR

As vezes, nosso lugar secreto é interrompido por forças que estão além de nosso controle. Emergências acontecem. E, em outras vezes, a agenda exige que saiamos para atender algum compromisso diário inadiável - como ir trabalhar, por exemplo.

Ocasionalmente, nos sentimos da seguinte maneira: “Não terminei ainda! Senhor, desejo ficar mais tempo com você! Eu, definitivamente, voltarei para este mesmo lugar com você antes de o dia de hoje acabar. Preciso retomar no ponto em que estávamos e terminar minha conversa”.

O Senhor entende quando as exigências da vida nos tiram do lugar secreto. Ele não nos condena nem fica aborrecido. Na verdade, Ele ama contemplar a sinceridade de nosso coração quando nós, honestamente, desejávamos ter podido ficar mais tempo em sua presença.

Depois de ter feito esta ressalva, quero sugerir que há um elemento que algumas pessoas ainda não descobriram. E a questão de “terminar” seu
tempo com Deus antes de sair para realizar outra tarefa do dia.

Cada visita ao lugar secreto é um evento em si mesmo. Muitos compreenderam a necessidade de “irromper” — para continuar avançando até cruzar o limiar em seu próprio espírito, até encontrar liberdade no coração e conectividade no espírito. Sabemos que há um período de “aquecimento” e, em seguida, um período de intimidade e interação. Entretanto, nem sempre compreendemos que o período no lugar secreto não é concluído sem o término adequado e a conclusão completa de acordo com o que Deus pretende. É fácil sair antes de Deus ter terminado de falar com você.

Eis um versículo interessante sobre a vida de oração de Jesus: “Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele” (Lc 11.1). Pelo versículo, podemos ver que existia claramente o desenvolvimento e o término do período de oração de Jesus, porque está escrito “tendo terminado”.

Tecnicamente falando sabemos que Jesus orava sem cessar, mas quando vinha ao seu lugar secreto, chegava um momento em que Ele terminava. Chegava o momento de concluir. Na verdade, a New American Standard Bible apresenta: “Depois de ele ter terminado”.

Um dos segredos do lugar secreto é permanecer lá até ter terminado. O modo de saber que terminou pode variar a cada dia, mas sugiro que a decisão do término não seja sua, mas de Deus. Deixe Deus decidir quando é o momento de acabar. Dê-lhe a honra de dispensar você.

Salomão nos deu as seguintes palavras de sabedoria. “Não se apresse em deixar a presença do rei, nem se levante em favor de uma causa errada, visto que o rei faz o que bem entende” (Ec 8.3). Se isso se aplica aos reis terrenos, então essa conduta é muito mais importante para aqueles que se achegam à presença do Rei dos reis. Quando entramos confiadamente em sua presença através do sangue de Cristo, não devemos sair às pressas. Precisamos parar, aguardar nele, ministrar e continuar em nosso culto perante o Rei até que Ele nos dispense.

Aqueles que se demoram em sua presença descobrem grandes alegrias. As maiores dimensões de intimidade com Deus não vêm rapidamente.  Nós o visitamos e Ele gentilmente começa a nos atrair em um envolvimento de amor indizível.

Uma abordagem “relâmpago” nunca alcançará esse grau de intimidade. Prossiga e faça o test drive deste segredo. Não desista até ter concluído.  Entregue-se ao Rei até que envie você de volta para a colheita dele. A intimidade de suas câmaras acenderá sua alma e você levará o perfume de Deus para um mundo perdido que anseia desesperadamente experimentar o que você encontrou.


Capítulo 23
O SEGREDO DO AMANHÃ

Não faça isso!
O que eu quero dizer é: não pule este capítulo! É tentador olhar para o título dele e pensar: “Nem vou ler. Não sou uma pessoa que funciona de manhã e não quero ler sobre como as manhãs são um ótimo período para estar no lugar secreto. Já tentei e não funcionou para mim.  Sou uma pessoa notívaga e esse não é o meu melhor período do dia”.

Ótimo! Se a noite for o seu melhor período, dê o seu melhor a Deus! Não acredito que a vida secreta com Deus de todo mundo seja idêntica. Somos únicos e o Senhor ama o tempero particular que vem do perfume de sua própria individualidade. Portanto, dê a Deus a parte de seu dia que melhor se encaixa com a sua personalidade.

Para a maioria de nós, a manha representa “o nosso melhor”. É o momento em que nossas mentes estão mais descansadas e alertas. Esse também pode ser o período mais “valioso” no sentido de que muitas demandas desejam nossa atenção. Agora, reconheço que muitos de meus leitores trabalham em turnos de meia-noite ou acordam em horários variados. Portanto, quando eu me referir à “manhã” no restante deste livro, queira compreender que estou realmente me referindo ao melhor e mais valioso” período do dia para você.

Alguns de meus amigos também são pessoas notívagas, mas ate mesmo eles têm me falado que a parte da manha é seu melhor período para o lugar secreto. Um amigo me disse: “Não sou uma pessoa matutina, mas o primeiro período da manhã é o período em que sou mais recompensado no lugar secreto”.

Outra amiga me disse: “Não sou uma pessoa matutina”. Mas então ela acrescentou: “Percebi que quando faço meus devocionais de manhã, a Palavra de Deus soa mais renovada para mim e fico mais obediente a ela.  Por isso, comecei a me disciplinar a passar um bom tempo com Deus na parte da manhã. Percebi que eu fico mais equipada para lidar com adversidades durante o dia todo”. Entretanto, ela acrescentou que usa o período da noite para ler a Bíblia.

Ouvi de mais de uma pessoa que é útil para elas ter um período e um lugar definido para se reunirem com Deus. Ao estabelecer consistência quanto ao período e ao lugar, elas são capazes de aprofundar o relacionamento com Cristo.

Algumas pessoas pressupõem que quando Deus vinha se comunicar com Adão e Eva “na brisa do dia” (Gn 3.8), era uma referência ao período da manhã. O período da manhã é a primeira escolha de Deus? E difícil ser dogmático. Isaque usava o silêncio da tarde para meditar com seu Deus (Gn 24.63).

Daniel orava de manhã, de tarde e ao meio-dia. Tanto Davi como nosso Senhor Jesus, entretanto, tinham o hábito de ir ao lugar secreto encontrar com Deus de manhã cedo.

Davi escreveu: “De madrugada te buscarei” (SI 63.1 - ACF). A palavra “madrugada” significa pelo menos três coisas para mim:

- Buscarei ao Senhor nos primeiros anos de minha vida, enquanto sou jovem.

- Buscarei ao Senhor imediatamente quando surgir um problema, em vez de vir até Ele como última opção depois de ter esgotado todas as minhas alternativas.

- Buscarei ao Senhor nas primeiras horas do dia.

Davi também descreveu seu lugar secreto com as seguintes palavras: “Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó Glória minha!  Acordem, harpa e lira! Despertarei a alvorada” (Sl 108.1-2).

Davi foi resoluto - firme em seu coração - acerca da prioridade com o lugar secreto. Ele mantinha um fervor constante. Seu zelo em buscar o Senhor era contínuo e consistentemente fervoroso, da mesma forma que o amor de Deus por Davi era firme. O amor de Davi por Deus também era firme. Ele cumpria os “votos cada dia” (Sl 61.8) ao se comprometer firmemente em buscar a Deus nas primeiras horas da manhã, quando ele “despertaria a alvorada”.

Jesus também tinha o padrão de levantar-se cedo para orar. “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando” (Mc 1.35). O contexto dessa declaração é fascinante. Ela faz referência ao domingo de manhã e, no dia anterior, Jesus tinha enfrentado um sábado extremamente ocupado.  Ele ensinou na sinagoga, curou a sogra de Pedro, fez visitas com o grupo durante o jantar e após às 6 da tarde, no sábado à noite (no encerramento).

Jesus foi repentinamente bombardeado por uma multidão de pessoas que se aglomeraram ao redor dele para serem curadas. Quando o sábado acabou, Jesus foi instantaneamente cercado pelas pessoas. Ele curou suas enfermidades e ministrou a elas, e a Bíblia não diz até que horas foi a reunião. Tudo que sabemos é que na manhã seguinte, “quando ainda estava escuro”, Jesus foi para o lugar secreto. Será que a intensidade da ministração da noite anterior tinha provocado nele uma urgência ainda maior de estar com seu Pai de manha? Mas uma coisa parece ter ficado claro: aquela não foi uma noite especialmente longa.

Mesmo quando seu corpo ansiava por dormir, Jesus sabia que sua verdadeira fonte de revitalização não estava no sono, mas em buscar a face de seu Pai. O compromisso de Jesus com o lugar secreto foi profundamente profetizado por Davi em Salmos 110.3: “Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho”.

O lugar secreto era o “romper da alvorada” de Jesus. Era o lugar onde a vida estava incubada, onde a criatividade germinava, onde a inspiração era gestada e o poder obtido. Quando Jesus saiu deste romper de feliz santidade, estava revitalizado e energizado, como podemos ver na passagem: “Teus jovens virão como o orvalho”. Ele emergiu do lugar secreto sentindo-se jovem novamente e pronto para cumprir a ordem do Pai.

Portanto, Salmos 110.3 descreve a natureza trina do relacionamentono lugar secreto de Jesus com seu Pai:

Intimidade - “Trajando vestes santas” indica a proximidade da presença.

Impregnação - “No romper da alvorada” aponta para o poder de procriação que gera vida.

Revitalização — “Teus jovens virão como o orvalho” fala de revitalização e renovação das forças.

Jesus experimentou este dinamismo em sua vida secreta com Deus, e você também pode experimentar! Você não sabe se escolherá o período da manhã ou da noite? Por que não decidir pelos dois? Dê-lhe os primeiros e os últimos frutos do seu dia. Ele sempre merece o nosso melhor!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.