O SEGREDO DA LEITURA SIMULTÂNEA

DIA 14 - Domingo
Publicado em 02/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 20
O SEGREDO DA LEITURA SIMULTÂNEA

A leitura bíblica, feita com um espírito de submissão e oração a Deus, é um importante agente transformador de vida. A Palavra de Deus tem o poder de nos transformar! Apocalipse 1.3 declara uma bênção para “aquele que lê... o que nela está escrito”. Tudo o que você tem a fazer para ser abençoado é apenas ler o livro. Aqueles que compreendem essa verdade são, pessoalmente, comprometidos com a leitura diária da Bíblia.

Além disso, temos a garantia de que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil” (2Tm 3.16). Em outras palavras, cada parte da Bíblia é útil para o leitor. Nenhuma parte dela deve ser ignorada ou negligenciada por aqueles que estão ansiosos por serem moldados à imagem de Cristo. Ele é a Palavra Viva e sua glória deve ser encontrada em cada página das Escrituras.

Portanto, cabe a nós fazer questão de ler integralmente a Bíblia. Por muitos anos tenho mantido a prática de ler a Bíblia inteira e estou firmemente comprometido com essa prática por um bom motivo: desejo que cada porção da Palavra inspirada por Deus chegue ao meu coração. Não desejo que nem um único problema permaneça em minha alma porque eu não tive o cuidado de me expor à profundidade plena de sua sabedoria e revelação.

Tenho a expectativa de que Deus me surpreenda com uma percepção do que eu possa ter pensado ser as partes mais improváveis de sua Palavra.  Desejo o pacote inteiro, por isso, o leio todo.

Portanto, a leitura bíblica para mim é muito mais que simplesmente o cumprimento de uma cota diária. “Ufa! finalmente terminei a leitura de hoje; agora eu posso prosseguir com a minha vida.” Não. Não é assim que me sinto. Passar tempo com a Palavra é um agente transformador e anseio, com zelo, expor meu coração de forma consistente e habitual a cada parte viva e pulsante das Escrituras.

Alguém disse uma vez que o livro mais lido da Bíblia é Gênesis. Isso ocorre porque milhares de pessoas adotam anualmente uma nova resolução de Ano Novo de ler a Bíblia. Elas começam com o livro de Gênesis, e então perdem todo o seu entusiasmo em algum ponto entre Êxodo e Levítico. Entendo o que acontece. Muitas pessoas não compreendem o segredo que estou prestes a compartilhar.

Uma das principais chaves para manter o entusiasmo de sua leitura diária da Bíblia, em minha opinião, é o segredo da leitura simultânea. O que eu quero dizer com isso é que, em vez de ler vários capítulos de um único livro da Bíblia, leia pequenas partes de quatro livros diferentes no mesmo dia. Embora exista muitas maneiras diferente de fazer, deixe-me explicar melhor contando o jeito como leio a Bíblia.

Primeiro, divido minha leitura em quatro seções:
- Gênesis a Malaquias (exceto Salmos a Cântico dos Cânticos)
- Salmos a Cântico dos Cânticos
- Mateus a João
- Atos a Apocalipse

Sempre marco as partes que estou lendo com quatro clipes de papel. O primeiro clipe marca minha leitura do Antigo Testamento. Tenho a expectativa de ler todos os livros do Antigo Testamento em um ano e, então, divido o número total de páginas por 365 dias e proponho quantas precisarei ler por dia. Segundo o formato da minha Bíblia, se eu ler quatro páginas por dia, lerei com facilidade o Antigo Testamento em um ano.

O próximo clipe de papel marca minha leitura dos Salmos (leio cerca de metade de um Salmo por dia). Meu terceiro clipe de papel marca minhas leituras dos Evangelhos - leio em média duas páginas dessa parte por dia. O quarto clipe de papel marca minha leitura das Epístolas. Como espero ler o Novo Testamento todo a cada seis meses, calculei que preciso ler duas páginas das Epístolas por dia. O número de páginas que você lerá em cada seção dependerá de suas próprias metas pessoais de leitura.

Todos os dias leio trechos das quatro seções. Isso me proporciona vários benefícios, além do fato de a variedade me manter interessado e comprometido.

A primeira seção, Gênesis a Malaquias, tem algumas partes incrivelmente agradáveis e outras mais difíceis de ler. Ao intercalar minha leitura do Antigo Testamento com outros trechos da Bíblia, não fico desanimado com as passagens difíceis. E toda vez que leio o Antigo Testamento, descubro algo: a passagem difícil vai ficando um pouco mais fácil, porque vou lentamente passando a compreendê-la cada vez mais a cada leitura. O Senhor tem um jeito misterioso de nos abençoar do modo inesperado exatamente quando pensamos estar na passagem mais entediante que se possa imaginar.

Quando chego à segunda seção, Salmos a Cântico dos Cânticos, meu ritmo de leitura desacelera. Esses livros contêm a linguagem do amor, então a maior parte da minha oração é feita aqui à medida que prossigo de forma lenta e exuberante através das orações e dos louvores dos salmistas. Aqui é onde entrego ao Senhor os sentimentos do meu coração de forma aberta e sem restrições.

E eu amo a terceira seção! É nos Evangelhos que eu contemplo o meu amado, o meu Senhor. Observo como Ele se move, age, fala e pensa. Meu coração chega a doer de desejo para conhecê-lo melhor, para verdadeiramente contemplá-lo através do poder do Espírito Santo. Minha principal motivação de ficar absorto nos Evangelhos deriva das palavras de Jesus: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (Jo 15.7).

Ao permanecer nele e me dedicar à sua Palavra, estou batendo à porta da oração respondida. As chaves do poder e da autoridade do Reino estão nessa porta em que bato diariamente.

E as Epístolas da seção quatro? Elas são incríveis! Nunca me canso de ler como os autores do Novo Testamento articulam a maravilha, a beleza, o poder, o Reino, a cruz, a graça e o julgamento vindouro do Nosso Senhor Jesus Cristo. Oh, a Bíblia é um livro maravilhoso e amo mergulhar em suas páginas!

É a busca de Cristo em sua Palavra que me faz levantar de manhã. O tempo que passo lendo é minha fonte de vida e sanidade. Este é o lugar onde recebo graça para outro dia. Sim, eu amo minha leitura diária da Bíblia!

Espero que esteja entendendo esse pequeno segredo incrível. Você ficará entusiasmado ao dividir a leitura em três ou quatro seções diferentes para ler trechos de todas as seções simultaneamente todos os dias.

Se você adotar essa abordagem, algo mais começará a acontecer. A verdade encontrada na seção um aparecerá em sua leitura daquele dia na seção três; um tema da seção dois será reforçado na seção quatro. Um versículo de uma seção dará frescor, nova luz e ampliará o significado de um versículo de outra seção. Você notará determinados temas aparecendo em vários lugares das Escrituras. E as percepções começarão a explodir dentro de seu coração à medida que os versículos interagirem um com o outro. Essa é a forma como as Escrituras interpretam as Escrituras. Os aspectos da revelação começarão a expandir seu coração e a despertar paixões. Quando isso começar a acontecer, você estará “viciado”! Ficará louco por isso. Verdadeiramente apaixonado.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.