O SEGREDO DE REVESTIR

DIA 17 - Quarta
Publicado em 06/03/2024

Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge

 

Capítulo 24
O SEGREDO DE REVESTIR

Satanás reserva alguns de seus mais intensos ataques para o momento em que você adentra o lugar secreto - porque ele odeia o que acontece quando os santos se conectam com Deus. Repentinamente nossos pecados, falhas e defeitos começam a se desenrolar aos nossos olhos como numa tv de última geração. Muitos cristãos, de forma inconsciente, evitam o lugar secreto porque não querem enfrentar a barreira da vergonha e da culpa com a qual o inimigo normalmente os ataca no lugar secreto. Portanto, uma das primeiras coisas que devemos fazer de manhã é nos revestirmos com o Senhor Jesus Cristo. Quando estamos revestidos com Cristo, nenhuma acusação poderá nos tocar.

As Escrituras nos advertem que o estilo de Satanás é nos acusar “diante do nosso Deus, dia e noite” (Ap 12.10). Ele não nos acusa quando estamos contemplando o compromisso; mas nos acusa efetivamente quando estamos nos preparando para achegarmos a Deus. Portanto, o primeiro passo para superar a barreira de acusação é perceber que isso é algo esperado, típico dele. O acusador tenta agir assim com todos nós. Este é um risco ocupacional do lugar secreto.

As acusações de Satanás funcionam pelo menos nos quatro níveis apresentados a seguir.


Satanás acusa Deus para nós
Satanás aponta a forma como Deus está praticando a paternidade e dirá: “Veja como Deus está me tratando!”. A acusação que faz sempre soa como sua própria voz e seus próprios pensamentos, mas na verdade são os pensamentos dele inoculados em sua mente. Não acredito que Deus esta me fazendo passar por tudo isso. Deus é um tirano. Não há nada de bom na maneira como está cuidando de mim. Como poderei confiar sendo que Ele está me tratando desta forma? Ele não está cumprindo as promessas que me fez. Acho que nunca as cumprirá.” Satanás deseja que adotemos uma postura de acusação em relação a Deus. Esse é o motivo pelo qual amar a Deus em meio a sua dor é algo espiritualmente tão poderoso para combater os esquemas de Satanás.

Satanás nos acusa para Deus
Ele fala para Deus, em nosso ouvido, as falhas abismais que possuímos.  Ele menciona todos os nossos defeitos, com detalhes e em cores. Ele nos retrata como sendo um obstáculo para o Reino de Deus. Deus não fica nem um pouco incomodado com as revelações de Satanás, mas, muitas vezes, nós ficamos. Nesses momentos, tememos que nosso Deus possa estar concordando com o acusador. Começamos a imaginar se Deus está bravo conosco. Se nossos corações não estiverem estabelecidos na graça, poderemos nos sentir fora do amor de Deus.

Satanás nos acusa uns para os outros
Satanás acusa outros santos para mim, fazendo com que eu duvide do caminhar deles com Deus. Se Satanás conseguir me fazer duvidar de meus irmãos e irmãs, o próximo passo será me convencer de que eles também duvidam de mim. Agindo dessa forma, ele tem a intenção de causar rupturas de relacionamento no corpo de Cristo.

Satanás nos acusa para nós mesmos
Isso é algo em que Satanás é especialmente bom. Ele é um expert em nos censurar por nossos pecados e fraquezas - especialmente quando estamos desejando nos aproximar do Senhor.

Cada um de nós encontrará o próprio e exclusivo caminho para lidar com as acusações do inimigo mas, a seguir, apresentamos alguns meios-padrão de neutralizar corretamente suas mentiras.

Confesse e se arrependa
As acusações de Satanás atormentam porque normalmente contêm uma determinada fração de verdade. Então, vá em frente, seja agressivo.  Confesse seu pecado, dando para ele o pior nome, e se arrependa. E daí que é a enésima vez? Eu sei quem sou. Não sou um pecador que luta para amar
a Deus; sou uma pessoa que ama a Deus e que luta contra o pecado. Eu sou basicamente alguém que ama a Deus, não um pecador. Essa é a minha
identidade final. Portanto, lutarei mais uma vez contra qualquer pecado conhecido ou comprometimento e o confessarei abertamente a Deus para receber o seu perdão.

Cubra-se com o sangue de Jesus
Obrigado, Senhor, pelo sangue de Jesus! Seu sangue expiatório é poderoso, eternamente eficaz e, por si só, tem o poder de limpar a consciência suja. O sangue de Jesus é minha base para entrar na presença do Rei. Eu entro confiadamente no trono da graça, porque entro por meio de seu sangue através do véu de seu corpo. Sou bem-vindo nas mais altas cortes de glória por causa do sangue derramado por Cristo!

Revista-se
O que eu quero dizer é: vista a armadura completa de Deus, segundo Efésios 6. Quando você ler esta parte das Escrituras, note que o motivo de vestir a armadura de Deus é para que possamos orar:

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. — Efésios 6.11-18

O vestir-se começa com o cinto da verdade. A verdade da Palavra de Deus o capacitará a cingir sua cintura para prepará-lo para correr. O ataque de Satanás consiste em mentiras e meias-verdades. Fale a palavra da verdade; vença a batalha com a verdade! Permaneça confiante na verdade de quem você é em Deus.

Veja-se como se estivesse vestido com a couraça da justiça. Você é a justiça de Deus em Cristo! Vista cada parte da armadura, uma de cada vez — as sandálias da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito.

Note que essa passagem nos pede para “ficarmos firmes”. Você não tem que procurar uma luta; apenas fique em seu lugar secreto e a luta virá até você! Repentinamente você será lançado em um ringue. Este é o momento de ficar firme. Permaneça na verdade, fique sob o sangue e combata o bom combate. Fique firme até o inimigo admitir a derrota e sair de sua presença - ainda que só por um certo período.

Quando veste a armadura de Deus, na verdade você está se revestindo de Cristo: “Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” (Rm 13.14). Jesus é cada parte da vestimenta; você está revestido de Cristo. Quando o Pai olha para você, enxerga Jesus. E você fica incrivelmente atraente para Ele. Ele o vê com bons olhos e até o prefere! Ele fica muito feliz por ter você em seus braços. O lugar secreto é onde celebramos o fato de Ele ter dado sua vida para ganhar nossos corações.

Nosso revestimento em Cristo agora é “profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência... amor” (Cl 3.12,14). Essa é a forma como nos vestimos de branco, conforme Apocalipse 3.5. Eis o segredo: quando percebemos que estamos revestidos de Cristo, nosso nível de confiança perante Deus eleva-se às alturas. As acusações de Satanás não podem se alojar em nós, pois ricocheteiam em nosso escudo da fé. Fomos aceitos pelo Pai e agora podemos apreciar o diálogo pacífico de intimidade com Jesus.

Foi atingido pelas acusações? Revista-se do Senhor Jesus Cristo!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.