DIA 31 - Quarta
Publicado em 20/03/2024
Segredos do Lugar Secreto - Bob Sorge
Parte IV
BUSCANDO UM RELACIONAMENTO MAIS PROFUNDO
Na Parte III vimos os segredos que nos capacitam a perseverar até o fim da corrida. E agora chegamos à melhor parte deste livro! Nesta seção final, exploraremos as valiosas verdades que têm o potencial de nos despertar para novas dimensões de intimidade com Jesus Cristo.
Capítulo 39
O SEGREDO DE BUSCAR AS VERDADEIRAS RIQUEZAS
O espírito de sabedoria nos deu o melhor conselho, escondido silenciosamente no livro de Provérbios:
Procure obter sabedoria e entendimento... Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento. - Provérbios 4.5,7
O lugar secreto é buscado por aqueles que visam o tesouro espiritual. O tempo gasto em qualquer outro lugar pode nos capacitar a ganhar riquezas no plano terreno, mas a partir de uma perspectiva eterna há coisas que valorizamos muito mais, como sabedoria, entendimento e conhecimento de Cristo. Pessoas sábias buscam a Deus!
Quando buscamos “ter sabedoria” estamos buscando o próprio Jesus, porque a sabedoria é uma Pessoa (ICo 1.30). Também estamos buscando a plenitude do Espírito Santo, pois a sabedoria é um Espírito (Is 11.2).
José e Daniel são bons exemplos de homens que, através de sua busca pelo Espírito Santo, demonstraram essa notável sabedoria que fez com que os maiores reis da terra os escolhessem para seus conselheiros (Gn 41.38; Dn 5.11). Eles descobriram que a verdadeira sabedoria é valorizada acima do ouro e da prata.
Mas o que significa ser uma pessoa de sabedoria e entendimento? A resposta está em Salmos 14.2: “O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus”. As últimas duas frases deste versículo são um “paralelismo hebraico”. Em outras palavras, as duas frases significam exatamente a mesma coisa.
“Alguém que tenha entendimento” significa a mesma coisa que “alguém que busque a Deus”. Portanto, “entender” significa “buscar a Deus”. As pessoas de entendimento buscam a Deus. Até mesmo as pessoas com pouca inteligência se dedicarão a uma busca intensa de Deus. As pessoas que não buscam a Deus, simplesmente não conseguem obter sabedoria. Elas são obtusas, passando-se por tolas (SI 14.1).
As pessoas com entendimento - aquelas que buscam a Deus - têm compreensão sobre a natureza do verdadeiro tesouro espiritual. O sábio sabe onde o “dinheiro real” está! Ao examinar o que Jesus quis dizer por “verdadeiras riquezas”, espero que eu consiga impulsionar seu coração a buscar as maiores riquezas do Reino.
Jesus fala sobre essas “verdadeiras riquezas” quando diz: “Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” (Lc 16.11). Nos versículos adjacentes, Jesus está chamando seus seguidores de responsáveis pela administração dos recursos financeiros. Ele está dizendo que se não formos encontrados fiéis ao lidar com nosso dinheiro terreno, então Deus não nos confiará as verdadeiras riquezas.
Portanto, a questão é: quais são estas “verdadeiras riquezas”? São posições de influência e eficiência ministerial? Estão encarregadas de supervisionar as almas humanas eternamente preciosas? Essas respostas detêm porções de verdade, mas não são as respostas mais acertadas.
A resposta correta é encontrada posteriormente no Novo Testamento, quando Paulo escreveu sob inspiração divina: “Pois Deus, que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” (2Co 4.6-7).
Então, qual é o “tesouro” a que Paulo se refere? É a “iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”. Colocando de uma forma simples, “o tesouro é o conhecimento de Cristo”. Isso é afirmado em Colossenses 2.3 quando Paulo, falando de Cristo, escreveu: “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. Então, as “verdadeiras riquezas” de Lucas 16.11 são a sabedoria e o entendimento de Cristo.
Jesus despreza as riquezas terrenas, mas exalta as verdadeiras riquezas eternas de conhecer a Deus. Quando somos fiéis com o dinheiro terreno, nos qualificamos para a revelação da beleza do glorioso Filho de Deus, o Homem Jesus Cristo.
As verdadeiras riquezas são a sabedoria, o conhecimento e o entendimento de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Se tivermos ao menos um mínimo de senso dentro de nós, buscaremos o conhecimento de Deus com intensidade.
E é exatamente aqui que o lugar secreto entra! É aqui — com a Palavra aberta diante de nós, com os corações enternecidos pelo Espírito e com um apetite espiritual que anseia pelo alimento do céu - que perscrutamos as belezas de santidade para ver a Deus mais claramente e conhecer seus propósitos.
Nossas almas ecoam o antigo clamor de Moisés: “Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti” (Êx 33.13).
A bondade do Senhor me prometeu: “Darei a você os tesouros das trevas, riquezas armazenadas em locais secretos, para que você saiba que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que o convoca pelo nome” (Is 45.3).
Originalmente essa foi uma promessa para Ciro. Ele descobriria os tesouros escondidos que estavam enterrados nas pirâmides do Egito. Mas também aplica-se a nós hoje, e é a garantia do Senhor de que existem grandes riquezas a serem escavadas nos lugares secretos do Altíssimo. Descubra as pepitas escondidas nos recessos escuros da Palavra de Deus carregada de riquezas.
Senhor, ajude-nos a valorizar as riquezas que estão escondidas em você e dê-nos apetite para buscá-lo devidamente. Dê-nos o espírito de sabedoria e revelação, e que os olhos de nosso entendimento possam ser iluminados para que possamos conhecê-lo!
Por essa razão... não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. — Efésios 1.15-19
Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil
(22) 27318425
campos@ibatitude.com