Ore pela BURKINA FASO

Igreja Perseguida :: Portas Abertas
Publicado em 15/11/2020

Com uma classificação de 66 pontos, Burkina Faso está em 28° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. Este é um aumento de 18 pontos comparado ao ano anterior, quando o país fez 48 pontos e ficou na 61ª posição (se mantendo na lista de países em observação). Isso se deu principalmente devido ao aumento na violência, que tem levado a um aumento na pressão.

Cristãos foram especificamente alvos e, ao todo, mais de 50 cristãos foram mortos no período de análise da Lista Mundial da Perseguição 2020 (1 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019). Essas mortes criaram uma atmosfera de medo, com muitos cristãos ficando muito assustados para participar de cultos na igreja ou mandarem os filhos para a escola.

Membros da comunidade fora das principais cidades estão se tornando conservadores e informantes para os jihadistas. Uma sociedade que era muito tolerante no passado tem se tornado intolerante com pessoas de religiões diferentes. Isso também é auxiliado pelo fato de que há conflitos étnicos com dimensões religiosas. Como resultado, convertidos e outros grupos de cristãos têm enfrentado pressão extrema.

No período de análise da Lista Mundial da Perseguição 2020, cristãos foram mortos e igrejas destruídas. Cristãos ex-muçulmanos são o grupo cristão mais perseguido no país. Membros da família e comunidade os rejeitam e tentam forçá-los a renunciar à fé cristã. Eles têm medo de expressar a fé em público por causa de tais ameaças.

 

“No Nordeste de Burkina Faso, nós temos enfrentado ataques contra os cristãos e nossas igrejas.”

PASTOR SAMUEL SAWADOGO

 

O país está perdendo a tolerância religiosa que já praticou em sua história. Uma radicalização da população islâmica está agora tomando lugar. A recente expansão da militância islâmica na região do Sahel ameaça o desenvolvimento da democracia. Grupos radicais islâmicos, como o Boko Haram, estão claramente ganhando espaço. Embora o governo esteja tomando várias medidas para prevenir a expansão dos grupos, também vai precisar olhar para soluções populares para combater a crescente influência islâmica. Em 2019, muito da violência sectária e ataques de grupos jihadistas levaram a mortes e deslocamento. O que é mais preocupante é que esses ataques com frequência têm os cristãos como alvo.

NOTAS SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL

  • Em abril de 2019, um atirador matou um pastor e cinco cristãos em uma igreja no Nordeste de Burkina. Os responsáveis estavam em motocicletas e abriram fogo enquanto os cristãos saíam do culto de domingo.
  • Em 12 de maio de 2019, um líder cristão e outros cinco cristãos foram mortos em um ataque na cidade central de Dablo. O atirador primeiro invadiu a igreja durante o culto de domingo e depois começou a atirar na igreja e nos prédios ao redor.
  • Em junho de 2019, militantes invadiram uma vila no nordeste do país e mandaram que as pessoas que estavam conversando do lado de fora deitassem. Então, o grupo armado verificou os pescoços de todos, procurando por correntes. Eles encontraram quatro homens usando correntes com cruz, indicando que eles eram cristãos, e os executaram.
  • Em setembro de 2019, um homem cristão e os quatro filhos foram mortos. Eles foram alvejados na vila de Pissele e Boulkiba por um atirador.

 

 Burkina Faso

  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, antagonismo étnico, corrupção e crime organizado
  • Capital: Uagadugu
  • Região: Oeste Africano
  • Líder: Roch Marc Christian Kaboré
  • Governo: República presidencialista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, animismo
  • Idioma: Francês e línguas nativas africanas
  • Pontuação: 66

POPULAÇÃO
20,3 MILHÕES


POPULAÇÃO CRISTÃ
5,1 MILHÕES

 

 

::fonte: Portas Abertas

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Arthur Bernades, 370 - AlphaVille - (Ao Lado da Zooloja) - Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil

Siga-nos

© IGREJA BATISTA ATITUDE CAMPOS ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.